Sobre Mandingas e Mantos Evangélicos




Infelizmente, é constatável que eventualmente os movimentos do cristianismo mais cheios de fiéis acabam copiando a cultura dita secular de formas estranhas. Reproduzir uma atitude não-religiosa em contexto religioso, por si só, já é um ato estranho à religião. A coisa piora quando essa transformação da cultura secular, em cultura religiosa subverte os ensinamentos bíblicos criando um falso ensinamento.



Há hoje, principalmente nos meios pentecostais não tradicionais e neo-pentecostais, a famigerada expressão "tocar no manto", que é usada como tema de campanha de orações, tema de orações, tema de músicas, enfim, é mais um caso de texto isolado que virou doutrina. 
A expressão de fato é bíblica, está lá no evangelho de Marcos, capítulo 5, versículo 28.
Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. Marcos 5:27-28



O problema, como já dito, é tirar o texto do seu contexto; ignorar algumas interpretações importantes que estão evidentes no próprio texto e, a partir daí, criar um novo ensinamento. Vamos acompanhar aqui a continuação da mensagem desse texto com suas ponderações mais relevantes: E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. [...]

Marcos 5:29 
Então ele [Jesus] lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento".
Marcos 5:34

Ao ver que a mulher estava curada, Jesus não disse "Filha, seu toque no meu mato te curou" ou "Filha, meu manto te curou". O que Jesus afirma, com todas as letras, é que a fé da mulher a curou.



O que podemos concluir disso é que a fé genuína no Senhor, com uma atitude genuína de fé, são vistos com bons olhos por Deus. Além disso, é importante relevarmos que o manto tocado não era o manto de um homem qualquer, mas sim do próprio Deus em carne; situação semelhante a essa ainda não foi vista nessa era (e nem será). O texto acima não dá margem para imaginarmos que possam existir objetos que sejam sagrados ou consagrados em si mesmos, ou mesmo pessoas, que possam garantir milagres só pelo tocar.
Paz seja convosco!

Retirado do blog: http://metendoasola.blogspot.com.br/

3 comentários:

  1. Bom texto, coloca abaixo qualquer mérito do homem, curandeirismo, feiticeiros, benzedores. Conteúdo teológico bom e objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!

    - Ellen Leite

    ResponderExcluir