As escrituras afirmam que Jesus é Deus?



Extraído de: E-cristianismo



As escrituras afirmam que Jesus é Deus? As Testemunhas de Jeová, uma "seita cristã" que alega ser a única portadora da verdade, responde a essa pergunta negativamente. Essa opinião pode ser verificada em qualquer uma de suas publicações, inclusive na sua versão das escrituras, que em João 1.1 afirma que o Verbo era um deus. De modo interessante, um livreto publicado pela Sociedade Torre da Vigia, conhecido pelo nome “Should you believe in Trinity” (Deve-se crer na Trindade), falando sobre tal traducão afirma:



"quando o contexto exige, os tradutores podem inserir um artigo indefinido diante do substantivo nesse tipo de estrutura oracional. Mas será que o contexto exige um artigo indefinido em Jo.1.1? Sim, pelo testemunho de toda a Bíblia de que Jesus não é o Deus Todo-Poderoso[1]."


Mas será isso verdadeiro?

Será que diante do testemunho das escrituras podemos dizer que Jesus nunca é chamado de Deus? Bom, esse á o objetivo desse breve post: Demonstrar que as escrituras apresentam a Jesus Cristo como sendo Deus em diversas ocasiões e que aqueles que prezam pelas escrituras deveriam reconhecer o que ela afirma. Para tanto, não usaremos de abordagens teológicas nas citações que faremos, apenas breves comentários, pois a intenção é demonstrar quão longe da verdade ensinada pelas escrituras está a afirmação do autor anômino desse livreto.

Observe como as escrituras como um todo atestam a divindade de Cristo, desde o Antigo Testamento:

A. No Antigo Testamento:

· Gn.17.1: Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito – Esse texto demonstra que Yahweh apareceu diante de Abrão e se apresentou como Deus Todo Poderoso. Jesus também disse ter estado com Abraão (Jo.8.56), embora lhe fosse anterior (Jo.8.58) afirmando sua Eternidade e Divindade, pois usa o nome de Deus para se descrever.

· Dt.10.17: Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno – Yahweh é o Senhor acima dos Senhores, do mesmo modo que Jesus Cristo (Ap.17.14). É interessante que Cristo é chamado de Senhor que não faz acepção de pessoas (Ef.6.9). Ou seja, na mentalidade dos autores neotestamentários, Jesus é equiparado a Deus, tem características divinas e portanto, é Deus.

· 1Sm.2.2: Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus – Yahweh é Santo como ninguém pode ser. Ele é o único Santo, pois não existe ninguém além Dele mesmo. Mas, Pedro diz que Jesus é O Santo (At.3.14). Ou seja, Yahweh e Yeshua são um.

· Ne.9.6: Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora – Yahweh é o Criador de todas as coisas e preservador de todas elas, do mesmo modo que Cristo (Cl.1.17; Hb.1.3). Ou seja, Yahweh e Jesus são essencialmente um.

· Sl.2.7: Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. – Jesus é chamado de Filho Gerado de Deus. Esse descreve a cerimônia de coroação de um Rei, e ser gerado não significa ter sido produzido ou criado, mas estabelecido. O NT usa esse texto 3x: (1) Em referência a ressurreição (At.13.33); (2) Em demonstração da superioridade dos anjos (Hb.1.5-6); (3) Em demonstração da glorificação de Cristo e sua eternidade (Hb.5.5-6). Os autores do NT entenderam essa declaração como evidência da sua divindade.

· Sl.24.7, 10: Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória (...) Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória – O Rei da Glória é Yahweh. Entretanto, Paulo chama a Jesus o Senhor da Glória (1Co.2.3), do mesmo modo que Tiago (Tg.2.1). Ou seja, Jesus Cristo é chamado de Yahweh.

· Sl.45.72: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros. – Jesus Cristo prometido como Deus e Rei Eterno ungido por Deus.

· Sl.97.9: Pois tu, SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo elevado acima de todos os deuses – Nesse verso Yahweh é denominado como Aquele que está acima de tudo e todos. Em Jo.3.31 Jesus é denominado do mesmo modo.

· Sl.102.24-27: Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos. 26 Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados. 27 Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim – Yahweh, o Deus do salmista é o criador, mas o autor de Hebreus entende que esse texto fala do Filho de Deus (Hb.1.10-12). Portanto, é seguro afirmar que para o autor de Hebreus, Jesus é Yahweh.

· Sl.110.1: Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés – Jesus é apresentado por Yahweh como Senhor de Davi. Jesus usa esse texto para -demonstrar sua divindade em Mt.22.44; Mc.12.36; Lc.20.42. Pedro faz o mesmo em At.2.34-36.

· Sl.110.4: O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. – Jesus é apresentado como sacerdote Eterno.

· Pv.16.4: O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade. – Yahweh é chamado de Criador de todas as coisas, como Cristo (Jo.1.3; Cl.1.16).

· Ec.12.14: Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más – O Deus de Salomão, Yahweh, é quem trará a juízo todas as obras, mesmo as escondidas, boas ou más. Paulo aplica essas ações a Jesus Cristo (1Co.4.5; 2Co.5.10; 2Tm.4.1).

· Is.8.13-14: Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto. Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém – Yahweh é chamado pedra de tropeço por Isaías, do mesmo modo que Jesus é assim chamado por Pedro (1Pe.2.8).

· Is.40.3: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus – Aqui vemos a famosa frase de João Batista em relação a Cristo em Mt.3.3. Ou seja, João Batista o chama Yahweh.

· Is.44.6: Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus –Yahweh é chamado de primeiro e último, do mesmo modo que Jesus é assim chamado em Ap.1.17.

· Is.48.12: Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o ultimo – Novamente Yahweh é chamado de primeiro e o último, do mesmo modo que em Ap.22.13. Se primeiro significa sem início, e ultimo sem fim, Jesus é eterno com Yahweh, como Jo.1.1 nos ensina.

· Jr.10.10: Mas o SENHOR é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação - Yahweh é o Deus verdadeiro, como Jesus afirmou em Jo.17.3. Mas, João também chama Jesus de Deus Verdadeiro (1Jo.5.20). Segue-se que Yahweh e Jesus são um.

· Jr.23.5-6: Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa. – Nesse texto o Messias, o descendente de Davi, o Rebento Justo, é chamado de Rei Sábio e Yahweh, nossa justiça. Para aqueles que acreditam que Cristo nunca é chamado de Yahweh esse verso demonstra sua incoerência.

· Jl.2.32: E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo – Aqueles que invocarem o nome de Yahweh serão salvos. Pedro usa esse texto em referência a Jesus (At.2.21) e Paulo aplica essa verdade a Jesus Cristo (1Co.1.2), chamando a Jesus de Yahweh. Ele faz o mesmo quando apresenta o modo da salvação em Rm.10.9 e cita Jl.2.32 como demonstração de cumprimento profético em Rm.10.13. Na mente de Paulo Jesus e Yahweh são um, como Jesus já tinha ensinado (Jo.10.31).

· Mq.5.2: E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas obras são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade – Jesus é chamado de Eterno. Alguém que tem sua origem desde os tempos antigos e os seus dias desde a eternidade, é eterno e não criado.

· Ml.3.1: Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos – Esse mensageiro iria preparar o caminho para Yahweh (cf. 2.17), mas esse texto é usado em relação a João Batista, como mensageiro que prepara o caminho para Cristo (Mc.1.2; Lc.2.27). Claramente se atribui divindade a Cristo no uso desse texto no NT, como em outros casos vistos acima.

Extraído de: E-cristianismo

No próximo post, terça que vem, verão no Novo Testamento.

Em Cristo,

Felipe Wagner


0 comentários: