QUATRO SEMENTES



Que bom conhecer o Senhor! Melhor ainda é poder começar a segui-lo quando ainda somos jovens! Graças à misericórdia de Crsito, sou uma dessas que caminho nessa estrada desde a infância. O Evangelho me conquistou, Jesus me atraiu, seu amor me desfez e refez nele! Tenho perseverado com o mestre desde que me converti. Mas quando vejo muitos jovens não perseverando, paro pra pensar o motivo.

Jesus certa vez contou uma parábola que pode nos explicar. Ele disse que um semeador saiu para semear (Mateus 13:3).Uma parte das sementes caiu à beira do caminho que ele fazia. Alguns passarinhos logo vieram e comeram as sementes (Mateus 13:4). Será que é o caso de alguns jovens? O Evangelho foi plantado, mas logo o inimigo arrancou o que foi semeado(Mateus 13:19).

Ainda andando pelo caminho, o semeador deixou algumas sementes caírem em algumas rochas, com fendas e um pouquinho de terra. Não tinha terrá o suficiente para ela se sustentar e logo morreu (Mateus 13:5). Podemos comparar com os jovens que ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. Mas como não tem raiz  suficiente pela falta de terra, permanece pouco tempo (Mateus 13:20). Estão pouco fundamentados naquilo que creem, e quando surge alguma perseguição, logo abandonam a fé.

Ainda tiveram sementes que caíram em um terreno sólido, porém havia plantas com espinhos crescendo perto das sementes e ela começou a ficar sufocada (Mateus 13:7). São os jovens que ouvem a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas o sufocam, tornando-os infrutíferos. Ao conversar com alguns jovens que se afastam, percebo muito esse terreno! Podemos falar mais um pouco sobre esse terreno. O que seriam as preocupações desta vida? Formação profissional, trabalho, casamento, etc. O engano das riquezas (Jesus é bem claro, riquezas enganosas, pois o verdadeiro tesouro é conhecê-lo) seriam namoro, dinheiro, drogas, popularidade, etc.

Por fim, o semeador plantou as sementes em um bom terreno. Profundo, longe de espinhos e pedras (Mateus 13:8). Um lugar seguro para crescerem e dar frutos! Esse terreno é Jesus! 

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos plante nEle, que sejamos colocamos na boa terra que é Cristo. Que os jovens afastados sejam atraídos por ele, que o conheçam de verdade, pois quem o conheceu, não encontra tesouro maior.

Marta.

Um comentário:

  1. Muito bom, tenho orado a Deus para que os jovens que estão em Cristo continue firme nos primeiros valores aqueles que eles aprenderam desde o começo e aqueles que se afastaram lembre desses valores e volte ao primeiro amor, que é Jesus.

    ResponderExcluir