Virtude 4: Não Sejais Vagarosos no Cuidado.


Você pode perceber que até agora os versículos do capítulo dessa temporada envolvem o amor ao próximo. Hoje não será diferente, nosso tema é Romanos 12, verso 11: “Não sejais vagarosos no cuidado”. Em outras palavras, Paulo está dizendo: “Não seja lento, demorado para cuidar”.

Quando eu era pequena, um menino mais velho da escola pegava no meu pé. Ele era muito chato comigo. Acontece que eu tenho uma irmã mais velha que estudava na mesma escola. Ela era mais velha que ele também. Quando ela chegava, fazia o abusado correr léguas. Eu contei isso para mostrar minha visão sobre o assunto. Se virmos o nosso pai, nossa mãe ou irmão doente, em perigo, sendo injustiçado, certamente vamos querer ser os primeiros a estender a mão, dar socorro imediato e cuidar, da melhor forma que pudermos. O que nos move a nos preocuparmos rapidamente com a nossa família? Com certeza é o amor. Amamos os nossos a tal ponto de desejar transferir seus problemas para a gente, pra que eles não sofram. Isso é o cuidado! Ninguém vê sua mãe se afogando e fica sentado assistindo seu desespero, antes se joga no mar, mesmo sabendo do risco de se afogar também.

Paulo escreve Romanos para a Igreja, a família de Deus. Isso nos faz entender que somos responsáveis por cuidar uns dos outros no amor derramado por Cristo em nossos corações. Eu preciso estar atento às necessidades do meu irmão em Cristo, ter um coração pronto a dar socorro. Daniel Souza tem uma música que diz: “Somos devedores uns dos outros no amor que flui de Deus”.

Nosso coração carnal não está apto para cuidar. Herdamos a maldade, o egoísmo, a vontade de rir quando alguém cai e o desamparo ao necessitado. Não dá pra cuidar sem ser regenerado, sem nascer de novo, fazendo morrer o velho homem e viver a vida de Cristo em nós. Ele nos capacita! Ele gera amor, transborda amor em nós!

Jesus, queremos a tua vida em nós, todos os dias, para sermos atentos e ágeis no cuidado com nossos irmãos.

- Marta

2 comentários: