Virtude 2: Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.


Em Rm 12:9b, lemos "Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem". Encontramos nestas poucas palavras, um ensinamento em duas faces. Aborrecer o mal, odiar a injustiça, repudiar a maldade são coisas do cotidiano nosso, quando vemos uma cena ou uma situação que foge aos limites de nossa moralidade. Devemos sim ser firmes diante dessas coisas, mas nao podemos esquecer de uma coisa, dar a outra face. Apegar ao bem vem em conjunto com aborrecer o mal, porque não adianta vermos o mal acontecendo e não agir, não adianta ser contra a fome mas não dar do seu pão a quem passa fome. 

Paulo não fala somente de fazer o bem por obrigação, porque anteriormente ele nos fala do amor não fingido, então apegar-se ao bem é ter no coração a disposição de agir contra o mal praticando o bem de fato. Não admitir a injustiça e sermos nós mesmo os justos a corrigi-la. O mundo não precisa de mais criticos e sim de mais "ativos", pessoas que agem com coerencia em prol da verdade e do que é certo. 

Não sejamos negligentes com o mal, odiemos aquilo que Deus odeia e amemos o que Deus ama, mas também tenhamos o bom senso de um amor prático, pois o mal é atuante e não descança. Se existe alguem de quem se espera o bom, o certo, o justo e o verdadeiro, é dos cristãos, porque dizemos que Deus habita em nós, somos representantes Dele e seguimos seu exemplo. 

Nós somos o remanescente, pela fé e para boas obras! (Hb 10:24; Tg 2:22-24; Tito 3:14; Cl 1:10) Deus abençoe e guie a todos no Amor e na Graça de Jesus Cristo. 

- Felipe Wagner

2 comentários:

  1. Prescisaamos ter a sabedoria de cristo e mostrar que vivemos pra ele e com ele.... amém.. boa palavra!

    - Deise s.

    ResponderExcluir