Virtude 18: Procurai as coisas honestas, perante todos os homens.


Texto base: Romanos 12:17

ISSO É QUE DÁ QUERER SER O CERTINHO

Inversão de valores é a expressão que se usa para descrever a sensação de que está errado quando se faz o que é certo. Hoje em dia, o aluno aplicado é "CAXIAS", o funcionário leal é "PUXA-SACO", quem respeita filas é "TROUXA". E existem pessoas que até se constrangem em devolver um troco recebido a mais. Estamos perdendo o controle sobre o certo e o errado. Ser "CERTINHO" é uma acusação depreciativa. Quando tudo parece dizer "SEJA ERRADO VOCÊ TAMBÉM", "VOCÊ ESTÁ QUERENDO SER O JOÃOZINHO-DO-PASSO-CERTO?", "DEIXE DISSO!", só podemos afirmar uma coisa: Não existirá dignidade - nem qualidade de vida - num mundo em que a honestidade seja motivo de vergonha (propaganda da RBS/TV, Zero Hora, 16/08/92).

Acreditem se quiser, hoje estou trazendo para vocês o texto de uma questão de uma avaliação(prova) minha. Quando fiz a avaliação, achei esse texto muito interessante e logo pensei em coloca-lo no blog.

A honestidade hoje em dia, como ele mesmo diz, é motivo de vergonha. É mais fácil hoje vermos matérias de tv, revistas e jornais que mostram as pessoas honestas fazendo algo que era pra ser comum e normal mas que é tido como RARIDADE em nossa sociedade, do que vermos esses mesmos veículos de comunicação mostrando a desonestidade de alguém. 

Lembro-me daqueles programas de pegadinha. Uma vez, assistindo um deles, umas das pegadinhas foi assim: Uma pessoa ia andando na frente e deixava cair dinheiro do bolso, a outra que vinha atrás via a cena, sabia quem era o dono do dinheiro mas, apesar disso, ficava para si. É importante dizer, que NÃO todos fizeram isso, mas, infelizmente, a maioria. Todos querem levar vantagem. A desonestidade virou rotina de esperto. 

Pesquisando sobre o tema na bíblia, encontrei alguns versículos interessantes:
  • Assim a justiça retrocede, e a retidão fica a distância, pois a verdade caiu na praça e a honestidade não consegue entrar. Isaías 59:14 
  • "Percorram as ruas de Jerusalém, olhem e observem. Procurem em suas praças para ver se podem encontrar alguém que aja com honestidade e que busque a verdade. Então eu perdoarei a cidade. Jeremias 5:1 
  • “Pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.” 2 Coríntios 8:21 
  • "Procurai as coisas honestas, perante todos os homens." Romanos 12:17 
Jesus transforma vidas. Acredito que a medida que conhecemos a Ele, passamos a querer imitá-lo e se o imitamos seremos pessoas honestas. Ele em momento algum pensou somente eu si. 

Temos muitos exemplos, mas gostaria de citar a multiplicação dos peixes e pães. Vocês já devem conhecer a história. Resumindo: Jesus não achou "justo" liberar aquela multidão com fome para Ele ir comer junto com os seus discípulos. Mas, pediu a Deus que multiplicasse aquele alimento e grande foi o número dos que comeram e se fartaram. 

Jesus é amor, é serviço, é benignidade, é justiça, enfim, é HONESTIDADE. 

Nós, igreja do Senhor, precisamos ir contra essa sociedade dos espertos e imitar a Jesus. 

- Jamille Dória.

0 comentários: