Virtude 7: Sede pacientes na tribulação.



Sede pacientes na tribulação Romanos 12:12b

Quantas lágrimas muitos de nós já derramou, seria possível contar? Quantas vezes nos vemos em situações das mais dramáticas, onde não sabemos o que fazer e tudo parece estar ruindo sob nossos pés, e tudo que temos são aflições que castigam a alma. Lembremos-nos de Salmos 88 quando Hemã expõe suas dores de forma tão clara e impactante, sendo Hemã comparável a Salomão em sabedoria*.

Porém lembremos também de quantas vezes Deus tem falhado conosco? Quantas foram as dores que suportados, não geraram crescimento em nós matando tantos pecados? Qual foi a vez em que olhando para trás não vemos a mão de Deus controlando as situações? Quando não encontramos ninguém com situação pior que a nossa dando Glória a Deus?

Deus não nos deu situações sem razões, mesmo que não claras no momento, para isso. E se formos sinceros e atentos, vemos que muitas vezes tem alguma área nossa que precisava ser mudada para gerar em nós o coração, mente e olhos de Jesus. Deus tem um compromisso sério e sincero conosco, de tornarmos mais semelhantes à Jesus e se acrescentarmos que nosso coração é duro e resistente a mudanças, temos o resultado: Dor. O grande foco da nossa vida deve ser Cristo e Ele formado em nós plenamente.

Sede pacientes! Vemos tanto no próprio versículo como no posterior as palavras de Deus para esse momento, e coloco ao lado outros versículos que os explicam:

“Alegrai-vos na esperança” - 1Co 15:19.

“Perseverai na oração” - Jo 11:22; Jo 15:17; Mt 21:22; 1 Jo 5:14.

“Comunicai com os santos nas suas necessidades” – Tg 5:16.

Agora gostaria de gastar algum com o “pacientes”. Ser paciente não é esperando apenas, mas esperando em Cristo. Sem essa história de ter pena de si mesmo e se entregar a “pecados pequenos” porque tá muito difícil ou passar a mão na própria cabeça (ou deixar que passem) em relação a ceder ao inimigo por um pouco de alívio. Ser pacientes, mas também ser santos. A tribulação não reduz a Palavra de Deus, mas a intensifica quando somos colocados diante de situações complicadas.

E lembrem-se sempre que no Salmo 88, logo no primeiro versículo, o salmista diz: SENHOR Deus da minha salvação, diante de ti tenho clamado de dia e de noite. Salmos 88:1. Ele sabia mesmo diante de tudo, que o Senhor é o Deus de sua Salvação.

Deus abençoe, guarde, guie e de Graças a todos!

- Felipe Wagner

*E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor." 1 Reis 4:30-31


**Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 1 Coríntios 15:19

Vejam um vídeo muito bom sobre esse tema!!! 

http://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/10/reprise-resumo-conferencia-fiel-para-pastores-e-lideres-o-deus-ausente-augustus-nicodemus/

Um comentário:

  1. Muito bom, eu particulamemte tenho tentado mudar nesta aréa, pois eu sei que o meu Deus é um Deus paciente, e eu necessito que haja em mim o mesmmo sentimento que houve em Cristo Jesus. Deus abençoe.

    ResponderExcluir