Parece que Deus me abandonou.



A todo tempo atribuímos a Deus a função de escudo, e Ele é o nosso escudo e fortaleza, entretanto, essa atribuição pode ser nociva, caso você não entenda algumas ponderações.

Nós usamos o escudo que chamamos de Deus para nos proteger de todo e qualquer mal que possa nos afligir. Vivemos a vida acreditando que enquanto nenhuma situação espinhosa nos atinge, o "escudo Deus" está por perto, está funcionando. Nós nos acostumamos a relacionar a presença de Deus à calmaria em nosso viver, de modo que quando alguma circunstância má nos alcança, logo pensamos "Deus não está aqui", "fui atingido porque o ‘meu escudo’ falhou". Esse pensamento hostil e malévolo é, acima de tudo, prejudicial a nós mesmos.

Há algum tempo estive um pouco adoentado. Nada grave, mas o suficiente para me mostrar o que há muito se sabe: como nós, seres humanos, somos frágeis. Após uma consulta, o médico brincou comigo: "você vai sobreviver", sem saber ele que eu, realmente, estava pensando na hipótese de morte, não como uma máxima, mas como uma possibilidade, ainda que remota. Enquanto esses pensamentos me alcançaram eu estive meditando em como deveria reagir caso, após os exames, algum tipo de doença grave fosse descoberta. Acreditaria no abandono de Deus? No esquecimento? Numa punição? Permaneceria firme e me apegaria mais a Ele? Será que eu acreditaria mesmo na cura e no poder do meu Pai? E isso é tão abrangente... Depois de saber que estava tudo bem e que logo eu estaria melhor, continuei a me confrontar, agora não mais acerca da saúde, mas tantas outras variantes às quais poderiam me acometer. Não contarei aqui as minhas conclusões, espero que você faça o mesmo. Reflita, questione-se, confronte-se!

Lembro-me de uma charge onde um homem tentava enxergar a Deus com um telescópio, e reclamava por não conseguir enxergar, e o motivo pelo qual ele não via a Deus era que o Senhor estava tão perto dele, tão próximo da lente do telescópio, que poderia ser visto a olho nu. Pare de buscar Deus longe, em grandes coisas e acontecimentos. Contemple Ele nos pequenos detalhes, bem ao seu lado.

Querido, enquanto você encarar seus momentos indesejados e sofridos como "ausência de Deus", você não conseguirá transpor essas barreiras. Você mesmo irá ausentar a sua única chance de vencer que é o próprio Deus. Pare de reclamar! Aceite! Lembre-se: nem a morte para o cristão é derrota!

- Alan Barbosa.

2 comentários:

  1. Melhor é ir para a casa onde há luto que para a casa onde há banquete. Porque aí se vê aparecer o fim de todo homem e os vivos nele refletem.
    Tristeza vale mais que riso, porque a tristeza do semblante é boa para o coração.
    O coração dos sábios está na casa do luto, o coração dos insensatos na casa da alegria.

    Eclesiastes 7:2-4

    Sempre haverá momentos difíceis e que bom passarmos por esses momentos, pois até o Senhor Jesus aprendeu por aquilo que sofreu.

    Que o Senhor nos leve pra mais perto dele, sempre.

    ResponderExcluir
  2. Amém, o Senhor é nosso refugio e fortaleza socorro presente nas horas de angústia! O Senhor é conosco!

    ResponderExcluir