Tá na hora de crescer!



Gostaria de da introdução ao tema com esse texto de 1 João muito utilizado geralmente para jovens, principalmente o versículo 14. Mas hoje eu irei fazer uma aplicação bem interessante que o Senhor um dia me trouxe.

Filhinho escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.
Pai escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevo filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
1 João 2:12-14

Bom, ao ler este texto vemos 3 tipos de pessoas: Filhos, Jovens e Pais. Esta é a pergunta: qual destes você é?  Muitos irão responder sou filho, jovem ou pai, pela idade que tem ou pela classificação colocada a nós, como: “Grupo de Crianças”, “Grupos de Jovens” ou “Os casais”, mas, vamos entender um pouco mais sobre esse assunto para respondermos essa pergunta.

Filhos: No grego foi utilizado duas palavras para descrevê-lo, teknia (versículo 12) e paidia (versículo 13). O significado dessas duas palavras nos trás exatamente a clareza sobre o que o texto quer dizer. Teknia, recém-nascido e paidia, criança pequena, capaz de andar e falar. A criança recém-nascida não pode de nenhuma forma ficar sozinha ela precisa de leite assim também no Reino de Deus, esta pessoa nova convertida necessita de acompanhamento intenso, pois ela não sabe andar nem falar, precisa de um pai que a ensine o que é o Reino de Deus e como viver nele. O interessante é que lá em Mateus 28:19-20 o Senhor Jesus nos diz:  “ Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". A ordem é VÃO, FAÇA DISCÍPULOS E ENSINE-OS A OBEDECER TUDO O QUE TENHO ORDENADO. Mas como são recém-nascidos eles irão errar muito por estarem ainda conhecendo quem realmente é Deus e por não discernir ainda o que é certo ou errado, no versículo 12 de 1 João 2 ele fala: escrever aos filhinhos porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados, demonstrando a fragilidade ao erro. Já no versículo 14 vemos que os filhos já conhecem ao PAI (Deus) cresceram de recém-nascidos (teknia) para crianças pequenas (paidia) agora já podem andar e falar, já podem buscar alimento e pedi-lo mas ainda bebem leite, não suportam alimento solido. “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis” (1 Coríntios 3:1-2).

Jovens: No grego neaniskoi, jovens; aqueles que cresceram e não são mais enganados por mentiras. Deixaram as coisas de menino, ”Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (1 Coríntios 13:11) no versículo 14 de 1 João 2 diz que os jovens são fortes e que a palavra de Deus está neles, eles conhecem a palavra sabem o que é certo e errado, lembro de Paulo escrevendo a o seu Filho Timóteo: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (1 Timóteo 4:12). Jovens são aqueles dão testemunho na escola, faculdade, trabalho, que vivem de uma maneira digna em Deus, em oração e em leitura, e não são levados por coisas deste mundo, pois, permanecem firmes contra as ciladas do diabo.No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”(Efésios 6:10-12)

Pais: No grego pateres, pais; aqueles que já estão maduros. No versículo 13 de 1 João, diz que o pais conhecem aquele que é desde o principio, isso nos mostra a maturidade na fé dessas pessoas, pois, são capazes de ter filhos, cuidar de pessoas, cuidar de vidas. Porém, como pais, tem o dever de cuidar bem dos filhos para que eles cresçam e ensine a outros, ”Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” (2 Timóteo 2:1-2). Para isso eles precisam estar bem edificados não sobre madeira, feno e palha, mas sim com ouro, prata e pedras preciosas. (2 Coríntios 3: 10-17)
 
E AGORA? QUEM É VOCÊ?

Filhos: busquem conhecer a Deus a cada dia em oração, em leitura para crescerem e se tornarem jovens!

Jovens: vocês já estão preparados para serem pais, e da forma que foram ensinados, ensinem também a outros, mas estejam dispostos a se gastar por essas vidas (2 Coríntios 12:15) não se permitam estarem nessa posição de jovens por muito tempo, o SENHOR nos chama para fazermos discípulos de todas as nações e ensinarmos a guardar as coisas que ELE tem ordenado, essa é nossa missão!

Pais: não sejam negligentes com as vidas que Deus colocou para que vocês cuidem, ELE irá cobrar isso de vocês, por isso, forme-os bem, adverte-os e ensine-os para apresentá-los perfeitos em Cristo (teleioo=maduros), capazes de formarem outros.

Autor: Gabriel Dória.

4 comentários:

  1. Independente da situação em que você se enquadre, uma coisa deve ser comum a todos: Seguir os propósitos de Deus em primeiro lugar e procurar manter os nossos irmãos no mesmo caminho. Os pais não devem estagnar como se já estivesse alcançado o limite, nem os filhos devem evitar as responsabilidades. É preciso saber quais valores seguir, sabermos trabalhar( com inteligência e habilidade ) e conhecer a fundo sobre aquilo que o interessa saber conforme a vontade de Deus, para que a nossa maturidade seja adquirida naturalmente.
    "Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos." Provérbios 27:23

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a palavra. Que Deus continue te abençoando.
    Beto Almeida.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom que possamos nós gastar e nos deixar gastar em prol de ensinar os novos convertidos a ser maduros na palavra de Deus!!!!!!!! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir