Espírito Santo, o melhor presente.


Ultimamente, tenho vivido um tempo novo com Deus. Tenho aprendido mais sobre Ele e isso tem alegrado o meu coração. Tenho "aproveitado" da presença do Espírito Santo comigo. Tenho experimentado dos seus atributos. Isso é maravilhoso! Não me restam dúvidas se o Espírito Santo está ou não em mim, pois a cada passo, a cada oração, a cada lágrima, a cada riso, posso senti-lo. 

O Senhor Jesus nos prometeu que quando partisse (voltasse aos céus) deixaria o Espírito Santo Consolador, não nos deixando sós.

 E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o ESPÍRITO da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.  
- João 14:16-17.

Porque Jesus chama o Espírito Santo de "outro Consolador"?

Trata-se da tradução da palavra grega parakletos, que significa literalmente "alguém chamado para ficar ao lado de outro para o ajudar". É um termo rico de sentido, significando Consolador, Fortalecedor, Conselheiro, Socorro, Advogado, Aliado e Amigo. O termo grego para "outro" é, aqui, allon, significando "outro da mesma espécie", e não heteros, que significa outro, mas de espécie diferente. Noutras palavras, o ESPÍRITO SANTO dá prosseguimento ao que CRISTO fez quando na terra¹. Isso nos faz lembrar da Trindade: Deus, Jesus e o Espírito Santo são UM.

O MELHOR PRESENTE!

Penso que o Espírito Santo (ES) foi dado a nós como um presente. Exemplificando, o ES não é como um enfeite para a casa, que não tem outras funções além de enfeitá-la e torná-la mais bonita, mas, é como acessórios úteis ao dia-a-dia da casa. O que eu quero dizer com isso? O ES não é um presente que ganhamos para deixar guardado, pelo contrário, devemos experimentar Dele. Devemos deixar que Ele atue em nossas vidas, exercendo todos os seus atributos, que são inúmeros. 

 Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o ESPÍRITO SANTO àqueles que lho pedirem?
- Lucas 11:13

Muitas vezes desperdiçamos o poder que ES tem, agimos como os as "pessoas do mundo" que não o tem (V.16). Isso acontece quando não ouvimos a Sua voz. Alguns de vocês já devem ter ouvido falar que o ES é como um BIP, um alerta para as situações, e, isso, é realmente verdade. 

Mas aquele Consolador, o ESPÍRITO SANTO, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. - João 14:26

Quando estamos em um caminho precisamos de um guia, algo ou alguém que nos conduza nesse caminho. O caminho, nós sabemos que é Jesus (João 14:6) e o Guia é o Espírito Santo. Ele conhece muito bem o caminho e, por isso, tem o papel de nos direcionar a toda a verdade e obediência a Palavra. Para isso, basta darmos ouvido a Ele.

Faça como eu, decida experimentar da presença do Espírito Santo contigo. Deus o dá livremente. É um presente de Deus para todos os seus filhos. É só pedir e o terá. 

Se você já o tem, "aproveite" o seu presente. Use-o. Permita-o ser quem Ele é. Deixe-o te guiar no caminho. Converse com Ele como faz com um amigo. Ouça o que Ele tem para te dizer. 


Ouça e leia a letra da canção Santo Espírito, do Daniel Alencar.


Espírito,
Santo Espírito,
Espírito vem

É Você quem vem me tocar
Quando estou no lugar secreto
É Você quem sopra e enxuga minhas lágrimas
É Você quem intercede por mim com gemidos inexprimíveis
É a Ti que eu chamo
Amigo mais chegado que um irmão

Espírito Santo
Eu Te adoro Espírito Santo de Deus
No meio da noite eu ouço uma voz me chamar
É o meu amado que está à porta
Ele quer entrar
Num lindo romance pela madrugada
Me rendo em adoração
Ele quer me levar ao caminho do Seu coração.

Eu Te quero
Espírito Santo de Deus
Eu Te quero
Espírito Santo

Recebe a honra oh Deus
Recebe a glória Senhor
É tudo para Ti

Tu és a pessoa mais importante nesse lugar
Tu és a pessoa mais importante nesse lugar
Tu és a pessoa mais importante em meu coração
Tu és a pessoa mais importante em meu coração

És bem vindo Espírito Santo de Deus.
És bem vindo Espírito Santo

Autora: Jamille Dória.


Referências:

¹ http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao1-mp-2tr11-quemeoespiritosanto.htm

3 comentários:

  1. Santo Espírito eu me rendo ao teu agir
    Meu anseio é permanecer em Teu amor
    Em tua presença Senhor Jesus
    Nívea Soares

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Espírito Santo vem nós guiar...!

    ResponderExcluir
  3. "Eu Te quero Espírito Santo de Deus..."
    Devemos manter sempre viva essa necessidade de estarmos cheios do Espírito Santo em nossas vidas, em nossos corações. Um presente maravilhoso que Deus nos dá todos os dias e em todos os momentos.

    ResponderExcluir