CASAMENTO: Deus como fundamento principal.


Durante este 1 ano e 5 meses de casados, temos constatado que à obediência a Palavra de Deus é o fator principal para a preservação do casamento. E temos descoberto também, que não é o casamento que nos faz feliz, nem um bom emprego, bens materiais, ou o sonho de futuramente ter filhos, mas que a única pessoa que pode nos fazer felizes e plenos é DEUS!

Pois tudo, absolutamente tudo, nos céus e na terra, visível e invisível [...] todas as coisas começaram nele e nele encontram o seu propósito. Colossenses 1:16. 

Entendendo este versículo, o propósito de Deus para sua vida é muito maior que sua realização pessoal. Ao conversarmos com alguns jovens cristãos, ouvimos muito sobre o sonho de um dia se casar, constituir uma família, e percebemos que esta vontade é muito grande! É bom e é preciso sonhar, traçar metas para um casamento em Deus, conversar com casais cristãos sobre isto, mas não é nada bom depositar sua vida nisto.

E o que nos preocupa é exatamente esta frase marcada em negrito. Alguns jovens abrem mão do propósito de Deus para sua vida por “não aguentar mais esperar”, achando que esta demorando demais para encontrar seu cônjuge. E assim, vai nutrindo as suas próprias vontades e acabam se afastando do Senhor. Existem aqueles também que se preocupam muito com o seu futuro e a ansiedade toma conta do seu coração, que o faz perder as esperanças e vivem constantemente desestimulados. Quantos ainda permanecem vinculados à igreja, mas vivem como se não permanecessem?

“Não andeis ansiosos por coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” 
Filipenses 4:6-7.

Mas, de fato qual é a base motivadora da sua vida?

JOVEM, TOME CUIDADO PARA QUE A BASE MOTIVADORA DA SUA VIDA NÃO SEJA O PROPÓSITO DE SE CASAR, E ISSO, ÀS VEZES ESTÁ NO NOSSO INCONSCIENTE E A GENTE NEM PERCEBE.

Deus deixou bem claro que Ele deve estar em primeiro lugar na vida de todos nós. Então se você não o coloca em primeiro lugar, naturalmente quem ocupa este lugar é você mesmo.

Vamos nos lembrar do grande mandamento:

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e o primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” Mateus 22:37-39.

Então, na perspectiva bíblica, o propósito da nossa vida não é realizar nossos próprios objetivos, mas, sim de conhecer a Deus e render glória e honra ao seu nome. E quando vocês se casarem use o matrimônio para aumentar a possibilidade de alcançar este objetivo. Mas, enquanto isto não acontece CUIDE DAS COISAS DO SENHOR, E ELE CUIDARÁ DAS SUAS.

Sabe por que existem muitos casamentos frustrados no meio da igreja? Podemos responder com convicção, que muitos depositaram suas vidas em apenas ter um companheiro (a), sonhando em ter um “príncipe encantado ou uma princesa encantada”. E se frustra ao descobrir que ele ou ela tem mais lado “sapo” do que tudo! E com expectativas egoístas pensando em suprir suas próprias necessidades, vão “levando” o casamento.

Infelizmente, muitos vivem para um dia casar-se, e quando casam esquecem que Deus lhe concedeu esta benção e não se disponibilizam para o Reino e vivem para si mesmos.

Cuidado!  Quando casados, não permaneçam nesta condição descrita no parágrafo acima, mas pense que o casamento é um relacionamento com propósitos maiores do que a satisfação social, emocional ou físico, mas a possibilidade do casal junto assumirem um compromisso de buscar o plano de Deus para sua vida. Ajudando e incentivando um ao outro a usar seus dons e habilidades para servir ao Senhor.

Uma coisa é certa: Nosso relacionamento conjugal melhora a eficácia com que servimos a Deus.

Jovens, casar é bom, e a momentos que é bom demais! Mas, NADA, absolutamente NADA, se compara a ETERNIDADE com DEUS! Então, não abra mão desta eternidade por causa de um sonho demorado ou talvez não realizado. Casamento é uma mera consequência de um dos propósitos de Deus para nossa vida.

“Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que não se veem, porque as que se veem são temporais, e as que não se veem, são eternas” II Coríntios 4:18.

Nota: Amamos vocês, jovens do Doron!





Autores: Alan e Laila, casados e felizes.


3 comentários:

  1. Parabéns Jamile! Primeiro pela confiança e fé em Deus tão firmes e tão expressos aqui, segundo por este post, refleti muito e por ter o coração no lugar errado acabei me afastando de Deus e hoje colho os frutos desta independência... e tudo começou com meus sonhos de um futuro casamento.
    Que Deus continue te dando graça, para nos animar, e persevere, viu?
    Cynthia
    Salvador - Bahia

    ResponderExcluir
  2. Bela postagem que Deus te abençoe e assim como o Senhor tem te usado possa usar outros casais para passar essa verdade para nossos jovens, antes de tudo façamos a vontade do pai!

    ResponderExcluir
  3. Linda e edificante postagem! Deus abençoe Alan, Laila e Jamille. Beijos, Ellen Leite.

    ResponderExcluir