Nossa relação com o mundo.

Referindo-se ao mundo como sistema, a palavra diz que ele está sobre o governo de satanás. Deus, no início da criação, deu autoridade e domínio para o homem governar a terra (Gn 1:26,27), contudo, por haver pecado, o homem deu legalidade para satanás gorverná-la espiritualmente. Por isso, tudo que existe no mundo é contrário ao Reino de Deus, não agrada a Deus, pois sua mentalidade é satânica.

Pare e reflita um pouco sobre seu ambiente de trabalho, escola, faculdade ou qualquer outra coisa e veja quantos conceitos errados e contrários a Deus existem neles. Este é o mundo! Ele está no Maligno (I Jo 5:19).

Existem, dentre outras, duas ordens claras na Bíblia sobre qual deve ser o nosso comportamento para com o sistema mundano: 

1º Ordem: Não amar o mundo.

A palavra de Deus é bem clara: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (I Jo 2:15).

Não podemos nos envolver, nem ter afeição pelas coisas deste mundo. Elas não podem nos atrair. Por que? "Porque tudo que há no mundo, a concupsciência da carne, a concupsciência dos olhos e a soberba da vida, não procede do pai, mas procede do mundo" I Jo 2:16.

Leia o texto de Tiago 4:4 e complete os espaços abaixo:

"Infiéis, não compreendeis que a _______________ do mundo é ____________ de Deus? Aquele, pois, que quiser ser _____________ do mundo constitui-se _________________ de Deus".

2º Ordem: Não nos conformar com este mundo.

Em Romanos 12:1,2 diz: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus".  A ordem do versículo 2 é não nos conformarmos com este mundo. A palavra conformar tem o significado de tomar a mesma forma. O que isso quer dizer? Que não devemos ser iguais a este mundo, que não podemos ter a mesma mentalidade, pois como já vimos ela é maligna.

Desde criança, começar a receber influências das coisas do mundo. Estas coisas acabam determinando nossa maneira de pensar. Porém, quando nos entregamos a Jesus, precisamos renunciar todas essas coisas e ter a nossa mente renovada pela palavra de Deus.

Por isso devemos nos alimentar diariamente da Palavra para que ela nos lave das coisas deste mundo e nos transforme cada vez mais.

Reflita: Existem conceitos em sua mente que você aprendeu no mundo que precisa renunciar?


                                      - Livro: Módulo I para novos discípulos. AMD


4 comentários:

  1. nuus muitoo bom esse conteudo relamente nao podemos nos conformar com esse mundo, afinal : "estamos no mundo mais nao somos do mundo"neh? bju ;*

    ResponderExcluir
  2. Que não venhamos nós contaminar com as coisas deste mundo!

    ResponderExcluir