Nas escrituras, o jejum refere-se a abstenção de alimentação para finalidades espirituais. Ele é diferente de greve de fome, cujo propósito é adquirir poder político ou atrair a atenção para uma boa causa. Também se distingue da dieta de saúde, que acentua a asbtinência de alimentos, mas para propósito físicos e não espirítuais. Veremos a seguir os motivos corretos para um jejum ao Senhor.
Necessidade de ouvir a voz de Deus.
Só podemos conhecer a vontade de Deus quando ouvimos a sua vontade e só podemos experimentar o Reino de Deus quando experimentamos na prática essa vontade. O jejum é um forte instrumento para nos deixar sensíveis a voz de Deus.
Leia Atos 13:1-3 e responda o que ocorreu na Igreja de Antioquia enquanto seus líderes ministravam ao Senhor e jejuavam?
R:________________________________________________________________________________________________________________________________
O que a igreja fez antes de impor as mãos e despedirem os irmãos?
R:________________________________________________________________________________________________________________________________
Necessidade de sentir a prsença de Deus.
Embora hoje vivamos pela fé, somos seres sentimentais e necessitamos sentir a presença de Deus. Esta presença sentida nos traz grande alegria.
Em Mateus 9:14, vemos que enquanto Jesus estava fisicamente com os discípulos eles não jejuavam. Porém haveria um dia em que a presença de Jesus (o noivo) seria retirada.
Embora Jesus esteja conosco espiritualmente (Mt 28:20), muitas vezes, por vários motivos, não sentimos sua presença. O jejum é uma forma de dedicação ao Senhor. Isso nos separa e nos torna sensíveis a sua santa presença.
O Jejum e a oração são as ferramentas mais importantes dos cristãos e uma forma de devoção a Deus! Devemos sempre ter o coração disposto a orar e jejuar por alguém ou uma causa divina!
ResponderExcluirDeus conhece corações!
Excelente texto.
Felipe Wagner