3 passos para o crescimento espiritual - 3º passo: Jejum.

Objetivo do estudo: Compreender que devemos depender do Senhor, alcançando um coração humilde, através da oração e do jejum.


Nas escrituras, o jejum refere-se a abstenção de alimentação para finalidades espirituais. Ele é diferente de greve de fome, cujo propósito é adquirir poder político ou atrair a atenção para uma boa causa. Também se distingue da dieta de saúde, que acentua a asbtinência de alimentos, mas para propósito físicos e não espirítuais. Veremos a seguir os motivos corretos para um jejum ao Senhor.

Necessidade de ouvir a voz de Deus.

Só podemos conhecer a vontade de Deus quando ouvimos a sua vontade e só podemos experimentar o Reino de Deus quando experimentamos na prática essa vontade. O jejum é um forte instrumento para nos deixar sensíveis a voz de Deus. 

Leia Atos 13:1-3 e responda o que ocorreu na Igreja de Antioquia enquanto seus líderes ministravam ao Senhor e jejuavam?

R:________________________________________________________________________________________________________________________________

O que a igreja fez antes de impor as mãos e despedirem os irmãos?

R:________________________________________________________________________________________________________________________________

Necessidade de sentir a prsença de Deus.

Embora hoje vivamos pela fé, somos seres sentimentais e necessitamos sentir a presença de Deus. Esta presença sentida nos traz grande alegria.

Em Mateus 9:14, vemos que enquanto Jesus estava fisicamente com os discípulos eles não jejuavam. Porém haveria um dia em que a presença de Jesus (o noivo) seria retirada. 

Embora Jesus esteja conosco espiritualmente (Mt 28:20), muitas vezes, por vários motivos, não sentimos sua presença. O jejum é uma forma de dedicação ao Senhor. Isso nos separa e nos torna sensíveis a sua santa presença.

                                                                                                 - Módulo I - Para novos discípulos. AMD

Um comentário:

  1. O Jejum e a oração são as ferramentas mais importantes dos cristãos e uma forma de devoção a Deus! Devemos sempre ter o coração disposto a orar e jejuar por alguém ou uma causa divina!

    Deus conhece corações!

    Excelente texto.

    Felipe Wagner

    ResponderExcluir