Discípulos = Mártires

               13º dia da 2º temporada: Irmão(a) blogueiro(a).                                      
     Palavra abaixo escrita por Dielson Cruz.


A imagem do pintor holandês Rembrandt retrata o apedrejamento de Estêvão. Estou lendo um livro que relata a morte de cristãos após o período de Atos dos Apóstolos. É impactante o testemunho de homens e mulheres que movidos pelo zelo ao Evangelho não tinham medo de enfrentar à morte.  Ao mesmo tempo comecei a refletir no tempo em que vivemos e quais características devemos ter como discípulos de Cristo.

Em At 22:20 Estêvão é chamado de testemunha. No grego esta palavra é martys. Ou seja, pessoa cujo testemunho lhe custa à própria vida. Dentre os sete homens ordenados ao diaconato em At 6: 5, a passagem destaca que Estêvão era um homem cheio de fé e do Espírito Santo.  Ele tinha os pré-requisitos necessários antes de ser anunciado publicamente aos irmãos. Mas não demorou muito para sua fé ser provada pelas circunstâncias.  Entre At 6:8 – At 7: 60 ele demonstrou qualidades que precisamos buscar:
(At 6:15- Refletia a luz de Cristo)  (At 7: 55,56- Tinha visão)  (At 7:60- Misericordioso)

Hoje “... somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Rm 8:36”.  Neste século também precisamos ser revestidos do Espírito Santo para testemunhar Cristo diante das pessoas. Seria muita ingenuidade achar que Estêvão não orava, não jejuava, não meditava na palavra de Deus!


Para manifestar tantas virtudes, ele provavelmente buscava muito a presença de Deus. Se quisermos progredir na vida cristã precisamos nos santificar como Estêvão. É através desta atitude que “... recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas... At 1:8”.

Autor: Dielson Cruz, meu líder, amigo e irmão em Cristo.

3 comentários:

  1. Palavra abençoada, falou muito ao meu coração e chamou minha atenção para uma entregar ainda maior a leitura e meditação na palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom que venhamos buscarmos ser como Estevão cheios do Espírito Santo de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Amém.
    Boa palavra, vamos viver essas coisas!

    ResponderExcluir