A hora do descanso.

12º dia da 2º temporada: Irmão(a) blogueiro(a).   
     Palavra abaixo escrita por André Schimidt.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." Mateus 11:28-30

Nessas poucas palavras, ele nos deixou uma das lições mais preciosas para o nosso dia a dia. Ele nos mostrou, claramente, onde está o descanso, onde devemos repousar e recuperar as forças. E essa é uma lição que não pode, de maneira alguma, passar batida.

A vida do jovem é uma loucura. Enquanto é bombardeado de informação por todos os lados, ele tem que se preocupar com trabalho, faculdade, prazos, horários, compromissos, provas, e todas essas coisas geram uma corrida desenfreada, um vaivém de um lado para o outro e, consequentemente, cansaço. E o cansaço, acumulado, muitas vezes, gera o stress. Para o jovem cristão é ainda pior, uma vez que recebe, de todos os lados, chamadas para fazer aquilo que eles sabem ser errado. São pressionados, são vítimas de chacota. 

Quem disser que tudo isso não traz cansaço, está mentindo.

Contudo, o Deus que ama seus filhos e que os quer bem, providenciou uma forma de descanso. Dormir? Não... dormir é muito gostoso e saudável, mas não deve ser, em hipótese nenhuma, nossa principal forma de descanso. Nossa principal forma de descanso está explicitada no texto escrito por Mateus e citado no início deste texto.

Jesus inicia fazendo um chamado. Ele chama, convida todos os que estão cansados e sobrecarregados, ou seja, todos aqueles que não podem mais, que não conseguem mais, a irem a ele. Ele vai além, e garante alívio.

Prosseguindo, ele nos dá a receita simples de como encontrar o tão almejado descanso: tomar sobre nós o seu jugo e aprender com ele! Isso mesmo! Aprender com ele traz descanso para nossas vidas aflitas e exaustas. Por que? Porque, como ele afirma, ele é manso e humilde de coração. Mansidão e humildade, parece óbvio, são ótimas maneiras de se evitar problemas, stress, nervosismo, ansiedade, raiva, desânimo. Ele diz que quando aprendemos a ser como ele e a ter um coração como o dele, encontramos descanso.

Seu jugo é suave e seu fardo é leve. Suave! Leve! Para quem muitas vezes pensa estar carregando um fardo impossível, seja pela espera angustiante, seja pela tonelada de obrigações que se acumulam sobre a própria cabeça, seja pelos problemas em casa que simplesmente não melhoram. O fardo é leve e está disponível. Para todos os dias, todos os anos, todas as situações. 

Em meus anos de caminhada com Cristo, ainda considero essa uma das mais belas e poderosas verdades que norteiam minha vida: quando olho para Jesus e quando estou com ele, eu encontro descanso.

Por isso, quando os afazeres do dia a dia e os problemas, barreiras e dificuldades nos deixam sobrecarregados e impossibilitados de continuar, nós sabemos onde encontrar descanso:

Diante dele! O adorando! Conhecendo mais dele! Conhecendo sua palavra, sentando-se em sua casa e simplesmente se deixando levar, ouvindo sua voz, seu conselho, seu ensino. Essa é a hora do descanso, quando estamos diante dele e o deixamos ministrar o descanso e a restauração sobre nossas vidas.

"Em tua presença, Senhor, há vida, há descanso."

Que Deus os abençoe!


Autor: André Schimidt, 20 anos. Meu amigo e irmão em Cristo.

2 comentários:

  1. Li esse texto na reunião de jovens e todos eles ficaram impactados. Todos os textos aqui edificam muito as nossas vidas! / sunshine

    ResponderExcluir