Tudo o que arrependimento não é.



                 O verdadeiro arrependimento não é religioso

           Eu vejo seu pecado, não o meu próprio; confesso seu pecado, mas não o meu; estou triste com seu pecado, mas não estou nenhum pouco incomodado com o meu próprio;

         Este ‘’tipo de arrependimento’’ remete a parábola de Lucas 18.9-15 “A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:" Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. "Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. "Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".


         O arrependimento real não é o arrependimento pagão

    Refere-se ao velho remorso, é um sentimento sobre os acontecimentos e atitudes do passado. É a sensação do que não era para ser dito, do que não era para ser feito.  "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” 2 Coríntios 7:10

    O arrependimento não é mera confissão – A mera confissão é um reconhecimento do pecado sem o arrependimento do pecado.
    Não é desvio de culpa – “Entaão disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi."Gêneses 3.12
    Não é minimizar pecado – Quando pecamos descobrimos ou lembramos que fulano “fez pior” trazendo assim na mente, um engano de que “você não é tão mau assim “
    Arrependimento também não é dar desculpas – “ Eu fiz isso, mas você sabe.. fui criado com dureza “ “Trair porque minha esposa não supria minhas necessidades ".

                               O Verdadeiro Arrependimento
    Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.A palavra hebraica para arrependimento é noham. Do grego μεταμέλλομαι  - metanóia, que é na verdade a junção de duas palavras: mudança, e nóia: mente,o que é traduzido do grego quer dizer mudança de mentalidade.“Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; “Atos 8:22

    Arrependimento, não daquilo que pregamos, mas do que nós praticamos!


     Autora: Alana Mendes.


    2 comentários:

    1. Palavra edificante, que Deus continue te abençoando Alana, de dando revelação da sua palavra, que vc possa continuar se deixando ser usada por ele grandiosamente, Amém!

      ResponderExcluir
    2. Que Deus te abençoe, e continue te usando!

      ResponderExcluir