O solteiro e o propósito de Deus. p2

Continuando o nosso estudo. (Se não leu a 1º parte, clique aqui)

Alguns critérios básicos: Critério é aquilo que serve de norma para julgamento e apreciação. 

1) Submissão aos pais e ao Senhor: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa" (Ef 6:1,2). O que leva você a pensar que, se ele(a) mente e engana aos seus pais, não vai fazer o mesmo contigo?  

2) Não há jugo desigual: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14). Ambos devem ser cristãos, não apenas crentes nominais. Não deve haver jugo desigual, pois entre luz e trevas não há sociedade, comunhão, harmonia, união e ligação. Não deixe-se enganar por satanás, que coloca em nossa mente aquela frase: Ele(a) não é cristão(ã), mas é mais certinho(a) do que vários cristãos que existem por ai. Quando você diz isso, você está avaliando seu relacionamento por baixo. Apegue-se a bons exemplos de homens (mulheres) de Deus, eu sei e você também sabe que existem pessoas dignas de reconhecimento. Espelhe-se nelas.

3) Está preparado(a) para deixar pai e mãe?: "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gênesis 2:24). Tem muita gente que pensa que só porque sente desejos sexuais(carnais) já está preparado para deixar casar-se.  Casamento vai muito além de sexo.

Os homens que desejam casar-se devem começar desde já(como solteiros) a desempenhar papeis responsáveis em suas casas. Homens que andam na aba do vestido da sua mãe ou pai, ainda não estão prontos. 

As mulheres que desejam casar-se, também devem começar logo (como solteiras) a desenvolver suas funções como senhora da casa. Existem muitas que pensam que quando se casarem terão alguém para ajudá-las no trabalho de casa. Se, felizmente, isso for possível, ainda assim você terá que pelo menos saber orientar. É para isso é preciso saber fazer. 

Estou vivendo uma amizade comprometida. O que fazer?

Antes de tudo, os dois comprometidos são irmãos, e no relacionamento deve existir amizade, respeito, serviço, conversas profundas e sinceras, oração, edificação com a palavra, preparação para o casamento, lazer, relacionamento com a familiares, etc.

Devem manter-se em toda pureza. I Ts 4:3-7 Clique aqui para ler o texto. nos mostra que a vontade de Deus é a nossa santificação. Devemos nos abster da prostituição (todo tipo de sexo ilícito), e saber possuir o nosso corpo em santificação e honra. Não devemos ofender (tocar em propriedade alheia- do Senhor- roubado a honra e a santidade). 

Até se casarem os comprometidos são solteiros. Não podem praticar nenhuma carícia que estimule a sensualidade. Se ele(a) fizer algo inconveniente, peça-lhe para parar. Se insistir, vá embora. Se você resistir, o (a) outro pode ficar magoado no momento, mas confiará que você é alguém séria(o) e fiel a Deus. Se você ceder, isso trará amargas consequências e desconfianças para o relacionamento.  

Se atente a todas essas palavras, e tudo na sua vida acontecerá bem.


-> Texto retirado e adaptado do livro: Módulo I: Para novos discípulos. Editora: AMD



2 comentários:

  1. Meu nome é Expedito Rocha, membro da comunidade Evangelica em Edem São João de Meriti RJ.
    Sou um jovem senhor de 53 anos casado a 30 anos com minha amada Elizete.
    Adorei o blogg e vou indica-lo aos jovens da minha igreja pois simplesmente amei os estudos aqui postados que servem em muito para a orientação dos jovens, que Deus ilumine sempre sua vida

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz com seu comentário Expedito.
    Como soube do blog?
    E obrigada por indicar aos jovens, a intenção do blog é essa mesmo. Levar a palavra ao maior numero de pessoas possível. Amém

    ResponderExcluir