Pedro é a pedra da Igreja?


Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

Mateus 16:18


Vemos que alguns defendem que Pedro tem uma "primazia" sobre os outros apóstolos e que ele é a pedra da Igreja. É claro que Pedro teve um papel importante na história da humanidade, mas há um erro de interpretação nesse texto. 
A palavra que Jesus usou aí para "Pedro", no original foi "petros", significa uma pedrinha, um pedregulho e a palavra que ele usa para "pedra", no original foi "petra", significa uma rocha, uma rocha gigante. Jesus faz um trocadilho com o nome de Pedro e diz que Ele é pedrinha e sobre a rocha, que Ele aponta para ele mesmo, ou seja, sobre Jesus será a edificação da Igreja. 

Se você não concorda com essa interpretação, lendo nos próximos versículos, veja:



Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
Mateus 16:23



Pedro é chamado de satanás e de pedra de tropeço. Se a Igreja fosse colocada sobre Pedro, certamente seria colocada diante de uma pedra de tropeço. Se Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja então concluímos que não foi sobre Pedro que a Igreja foi colocada e sim sobre o próprio Jesus.

A própria Bíblia já explica melhor que todos nós, veja:

Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
1 Coríntios 3:11

Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras:A pedra, que os edificadores rejeitaram,essa foi posta por cabeça do ângulo;pelo Senhor foi feito isto,E é maravilhoso aos nossos olhos?
Mateus 21:42



O próprio Pedro nos explica rs:

E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
1 Pedro 2:4

Por isso também na Escritura se contém:Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa;e quem nela crer não será confundido.


E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes,a pedra que os edificadores reprovaram,essa foi a principal da esquina,


1 Pedro 2:6-7


Explicações mais detalhadas nesse vídeo do canal "Dois dedos de Teologia" por Yago Martins e Felipe Cruz.


- Graça e paz, Yago Cardoso.

Um comentário: