Entre microscópios, telescópios e a glória de Deus.


Por que o casamento existe? Por que todas as coisas existem? Por que você existe? Por que o sexo existe? Por que a terra, o sol, a lua, as estrelas existem? Por que os animais, as plantas, os oceanos, as montanhas, os átomos e as galáxias existem?

A resposta para todas a essas perguntas é: Todas as coisas existem para e pela glória de Deus. Ou seja, elas existem para magnificar a verdade, o valor, a beleza e a grandeza de Deus. Não como um microscópio magnifica, mas como um telescópio magnifica.

Microscópios magnificam fazendo coisas pequenas parecerem maiores do que são. Telescópios magnificam fazendo coisas inimaginalmente grandes parecerem como elas de fato são. Microscópios movem a aparência do tamanho para longe da realidade. Telescópios movem a aparência do tamanho em direção à realidade.

Deus é inimaginalmente grande, infinitamente valioso e incomparavelmente belo. "Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável" (Sl 145:3). Tudo o que existe tem por objetivo magnificar esta realidade. Deus clama através do projeta Isaías (43:7) "A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz".  Fomos criados para demonstrar a glória de Deus. Paulo conclui os primeiros onze capítulos de sua grande carta aos Romanos com a exaltação a Deus como a fonte e o fim de todas as coisas. "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém" (11:36). Ele torna isso ainda mais claro em Colossenses 1:16 onde ele diz: "[Em Cristo] foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra... tudo foi criado por meio Dele e para ele".

E ai de nós se pensamos que "para ele" significa "para a Sua necessidade", ou "para Seu benefício", ou "para Seu desenvolvimento". Paulo deixa claro como água que Deus não é "servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida , respiração e tudo mais". Não, o termo "para a sua glória" e "para Ele" significa "para demonstração de Sua glória", ou "para o testemunho da Sua glória", ou "para a magnificação da Sua glória".

- Tradução.
Texto de: Jhon Piper.

0 comentários: