A luz.



"A vida estava Nele e a vida era a luz dos homens.
A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela." (Jo 1:4-5)

No primeiro versículo, identificamos quem tem vida, aquele que de fato estava vivo enquanto todos estavam mortos, e por fim deu sua vida por nós e para nós. Essa mesma vida era a luz dos que o seguiam, assim como é nossa luz nos tempos de hoje, porque Ele vive. Essa constatação é importante, porque é com ela que sabemos nosso foco de visão, pois sem a vida Dele, não existe luz e sem luz as trevas reinam sobre nós, onde não existe esperança. Sem Ele estamos mortos nas trevas.

O segundo versículo fala da própria luz Dele, que resplandece nas trevas, não que resplandeceu e hoje é inativa, mas que resplandece hoje, e sabemos também onde ela atua, nas trevas. E logo em seguida vemos a eficácia da luz, pois as trevas não prevaleceram contra ela. (Uma lógica interessante, talvez, é que as trevas é a ausência da luz, então as trevas depende da atuação da luz para existir, sendo que a luz não depende das trevas para existir). Se somos luz, quanto mais resplandecermos no mundo, onde só existem trevas, mais as trevas diminuirão porque essa luz já demonstrou sua eficácia e o próprio Deus que eficazmente operou antes, opera ainda hoje nos seus filhos, porque está escrito "Cristo em vós, a esperança da Glória"(Cl 1:27).

Há uma outra ideia intrínseca no texto de que se a luz resplandece nas trevas, não existe sentido em nos amoldarmos ao mundo para que sendo nós como eles, os "convençamos" que Cristo é melhor, mas é pela diferença que verdadeiramente vencemos, pois não foi pelas trevas que veio a vitória, mas pela luz que adentrou as trevas e a venceu. É justamente pela oposição que eles veem a luz e pela claridade, veem Jesus, o autor da Vida. Como está escrito "Que sua luz não seja trevas"(Lucas 11:35).

Sejamos a diferença neste mundo, sejamos aqueles que ficam firmes e sempre de braços abertos, quando as ações dos diabo na vida dos perdidos começarem a se mostrar obras mortas, e assim Cristo pode através de nossas vidas mudar a vida de tantos outros.

Na próxima semana haverá a continuação deste texto com os versículos de Colossenses 1:9-12 que Deus nos dá ainda mais clareza no que é a luz!

Paz, sabedoria e Graça seja com cada um de nós em Cristo Jesus!

Felipe Wagner 




9 comentários:

  1. Belo texto. Que o Senhor continue abençoando toda a equipe. *-*
    A paz do Senhor.
    www.diariodeumameninaqueora.com

    ResponderExcluir
  2. Aêe Felipe voltou a postar rsrs!! Amém, muito bom o texto, na verdade o próprio Felipe já tinha me falado sobre todo este tema, então estava um pouco adiantado em relação a isso kkk, mas é uma coisa que peço muito a Deus, que as pessoas possam ver a luz em nós e através dela sintam o desejo, a fome de buscar a Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim jovem! Que o Senhor seja a luz em nós e que diminuamos mais para que a luz Dele resplandeça!

      Abraços

      Excluir
    2. Amém, saudade de ouvir Deus através de vc, vc não vem mais pra cá, o jeito é ler mesmo :/ kkkkk abração!!

      Excluir
  3. Que Deus abençoe.
    A algum tempo atras Deus falou comigo sobre esse texto e algo que mim marcou muito, foi que antes que sejamos luz para o mundo temos que ser luz nas nossas casas na nossa familia o meio da nossa parentela porque se não somos luz e nossa propria casa como vamos ser luz para o mundo, como o nome de Deus será glorificado. Que a luz e a graça do Senhor esteja sobre nós!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma frase que não está na Bíblia mas é verdadeiro, "Costume de casa vai a praça". Assim penso que se formos em casa, seremos luz de fato e na rua, apenas resplandeceremos a verdade de Cristo em nós!!

      Obrigado pela visita!!

      Excluir
  4. Ótimo tema! Jesus é mesmo a Luz poderosa que deve brilhar hoje e sempre os nossos caminhos e daqueles que nos cercam. Muitos ainda encontram-se na escuridão do mundo, mas que podem reconstruir esse caminho através da Palavra que é a lâmpada que ilumina essa nossa caminhada em Cristo Jesus. É uma luz que não atrapalha a nossa visão, mas que revela uma vida cheia de Graça, basta termos fé.

    "De novo, Jesus lhes fala: eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12

    Que a paz do Senhor esteja com vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amado! A luz de Deus é mais forte que qualquer trevas!!! Como você disse, essa luz é mais como farol que ilumina nosso caminho e as trevas é a venda que não nos deixa seguir!

      Abraços! A Paz!

      Excluir