SANTIFIQUEM-SE.



O primeiro aspecto que devemos atentar durante a guerra em que travamos é fechar todas as brechas para que o inimigo não encontre espaço em nossas vidas. Isto significa que precisamos andar em santidade, manter puro o nosso coração, mente e corpo.

O que é ser santo?

Ser santo é ser separado, é não se misturar, não se contaminar com as coisas deste mundo.

Por que ser santo?

Simplesmente pelo fato de que Deus é Santo, e devemos, como filhos, ser parecidos com Ele (I Pedro 1:13-16) e isto é agradável a Deus (I Tes. 4:3).

Para que ser santo?

Porque Jesus nos diz para sermos santos, como ele é Santo. Por causa  também, das pessoas que precisam ver em nós a santidade de Cristo e serem atraídas a uma vida diferente (João 17:19).

Quando estávamos no mundo sem Cristo, fazíamos a vontade da nossa carne e seguíamos o curso do nosso pensamento. Certamente, nos envolvemos com muitos pecados e isto nos distanciava de Deus. Quando encontramos Cristo, descobrimos que é possível viver uma vida diferente, santa, limpa. Não somos mais escravos do pecado, ele não tem mais domínio sobre nós (Rom. 6:14), somos livres em Cristo para obedecermos à vontade de Deus.

Vamos conversar sobre duas áreas da nossa vida que precisam ser santas:

·         Coração – Salmos 51:10

O salmista neste texto pede a Deus que crie nele um coração puro. Jesus afirma em Mateus 5:8 que os puros de coração verão a Deus. A bíblia diz em Provérbios 4:23 que “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”. Do nosso coração procedem as intenções e atitudes que tomamos. Ele é a sede dos sentimentos e das emoções.

Por isso...

Não à inveja, ciúmes... 1 Pedro 2.1

Não á maldade, malícia ... Efésios 4.31; Jeremias 4.14

Não à amargura... Hebreus 12.15

Não ao ressentimento que é uma forma de ódio ... 1 João 2.9; 3.15
Cuidado também com:
Inquietações ...Filipenses 4.6
Ansiedades...I Pedro 5.7
Cuidados da vida... Lucas 21.34
Sentimentos impuros no coração... Salmos 24.4.2 Timóteo 2.22; Salmos 51.10
Devemos manter um coração alegre - Provérbios 15.13; 17.22


·         Corpo – I Coríntios 6:19

Paulo afirma que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, é morada de Deus. E como Deus é santo, precisamos manter o nosso corpo em santidade. Nosso corpo fala dos nossos membros (Rom. 6:13). Nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Somos feitura sua, criados para o louvor da sua glória. Deus colocou em nós o fôlego de vida e fomos criados para sermos sua habitação. Ele fez tudo isso para vir morar dentro de nós. Portanto, nosso corpo deve refletir a santidade d'Ele. Para isso acontecer temos que cuidar de nosso corpo com zelo. Vejamos as posturas que precisamos ter:

a - Com o que vemos - "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" (Mt 6.22). Os nossos olhos são a porta de entrada da nossa alma, eles fotografam as imagens e guardam na mente. Precisamos vigiar para que o nosso adversário não nos pegue nessa área, pois como nova criatura, temos a mente de Cristo e ela poderá ser contaminada se não andarmos em vigilância. "..., nós temos a mente de Cristo" (1 Co 2.16).

b - Com o que ouvimos - Podemos ter a alma contaminada através da audição. Vigilância e selecionar a que submetemos os nossos ouvidos, é necessário - "a fé vem pelo ouvir..." (Rm 10.17).

c - Com o que falamos - Nossas palavras devem ser equilibradas e conduzidas pelo Espírito Santo, para que sejam edificadoras para quem as ouve - "A nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" (Cl 4.6).  Cuidado com a nossa boca, com o que falamos, pois o que sai dela contamina o homem (Mt. 15:11).

Última pergunta: como ser santo?

O primeiro fato é que já fomos santificados em Cristo, através de sua morte (I Cor. 6:11). “Somos santos que lutam contra o pecado”.

O segundo fato é que precisamos desenvolver dia após dia a nossa santificação, dada por Jesus. Em João 17:17, Jesus diz: “santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”. “A Palavra é a lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Salmos 119:105). Nos santificamos através da palavra, e com isto, a nossa fé é aumentada (Rom. 10:17). E temos o Espírito Santo que nos guia a toda a verdade (João 14:26).

QUESTIONÁRIO


1)    Por que a santidade é importante na vida de um discípulo?

2)    Em que devemos ser santos? Coloque textos como referência.

3)    De acordo com o que você entendeu, o que devemos fazer para sermos santos?

4)    Descreva áreas da sua vida que você identifica a necessidade de se santificar mais.





Um comentário:

  1. Que possamos nos santificar a cada dia e não ser dominados pelo sistema mundano, temos que ser luz para o mundo e que haja em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir