Como perdoar um assassino?



Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
Mateus 5:43-46

Não foram poucas as vezes que achei esse pedido de Jesus utópico. Muitas vezes pensei ser impossível à mim amar os meus inimigos. E sei que não estou só nessa questão. 
Quando penso na igreja perseguida me parece ser ainda mais difícil quando o meu inimigo não só me incomoda, mas também comete as maiores atrocidades contra mim ou contra minha família. A pergunta que aparece sempre na minha cabeça é: "como perdoar um assassino?"  No mês passado (junho) tive uma aula:
O jovem preso no vídeo chama-se Dylann Roof, 21 anos, ele foi acusado de matar 9 pessoas em uma igreja em Charleston, Carolina do Sul, EUA. Roof confessou à polícia que foi o autor dos disparos e revelou que queria iniciar uma “guerra racial” e “quase" não realizou o ataque "porque todo mundo era muito amável com ele”. Como se já não bastasse ser um massacre, o contexto do crime choca ainda mais. Antes de abrir fogo, o acusado esteve uma hora na interior da Igreja Episcopal Metodista Africana Emanuel, localizada no centro da pequena cidade, de apenas 127.000 habitantes, e que foi um dos principais portos de chegada de escravos africanos aos Estados Unidos. A igreja é um dos centros religiosos afro-americanos mais antigos do país e tem um grande peso histórico por haver sido fundada em 1816, por um líder negro abolicionista. 

Dentro desse cenário chocante foi que os familiares das vítimas me ensinaram um pouco mais sobre amor e perdão. Não sou capaz de perdoar, mas já não sou que vivo, mas Cristo vive em mim. E pelo poder do Espírito Santo operando ativamente através de minha vida, devo ser aquela que expressa o perdão que Cristo oferece a todos nós, independente do que fizemos.  Espero que você se permita aprender com eles.


Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Mateus 6:14,15

0 comentários: