Você tem certeza da sua salvação?


Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

É muito importante que cada um de nós tenha segurança a respeito da sua salvação. O apostolo Paulo repete duas vezes: pela graça sois salvos (Ef 2:5 e 8)
  • O que significa ser salvo?
Podemos sintetizar isso em três aspectos: 

- Com relação ao passado, saber que nossos pecados foram perdoados por Seu sangue.

- Com relação ao presente, não viver uma vida de pecado, não fazer a nossa própria vontade, mas sim a vontade de Deus e ser transformado, dia após dia, na imagem de Cristo.

- Com relação ao futuro, saber que por ter o Filho de Deus, temos a vida eterna. Quando chega a morte, ou quando Cristo retornar, estaremos com ele e não na condenação eterna.

É impossível alcançar esta salvação por nossos meios ou por nossas obras. Não há nada que possamos fazer para merecer o perdão dos nossos pecados e a vida eterna. Ninguém pode ser salvar por seus esforços, nem sequer por praticar alguma religião, inclusive religião cristã. Ninguém pode se salvar por procurar guardar os mandamentos da lei de Deus, porque todos pecamos e esta mesma lei nos condena. Por isso está escrito “não vem de vós, é dom de Deus”. A salvação é um presente de Deus, e só de pode receber como um presente. Neste texto existem duas palavras chaves: graça e fé.
  •  Qual é o único meio para sermos salvos?
A graça ... “pela graça sois salvos”

A graça de Deus nos concedeu um Salvador. Este salvador carregou nossos pecados, morreu em nosso lugar, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. Foi exaltado à direita de Deus e proclamado Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Realizou uma salvação que podia abarcar toda a humanidade (mas que só se faz efetiva naquele que creem). Fora dele não há salvação. Hoje, Jesus Cristo tem poder para salvar a qualquer pecador. E tudo isso acontecer unicamente por graça.

Obs: Você sabe qual a diferença da graça e da misericórdia? 
  •  Qual a condição para sermos salvos?
Somos salvos por meio da fé

Em Rm 10:8-9 Paulo declara: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Esta é a condição: crer com o coração e confessar com a boca que Jesus é o Senhor.

A salvação é um presente da graça de Deus, e podemos recebê-lo mediante a fé quando de todo coração reconhecemos a Jesus como Senhor e nos rendemos à sua pessoa, entregando-lhe tudo o que somos e que temos. Deste modo, colocamos a nodda vida debaixo da sua autoridade e nos tornamos seus discípulos. 

Segundo o capitulo 11 de Hebreus, a fé é a resposta total do homem a Deus. Fé é crer em Deus, obedecer a Ele e entregar-nos completamente à sua vontade.

Quais são as evidências e resultados da salvação? (Ef 2:10)

A primeira evidencia da salvação é que nos tornamos novas criaturas (II Co 5:17). As coisas da velha vida, a má conduta, os pecados, a rebeldia, os costumes mundanos, as concupiscências da carne, e a maneira vã de vier se tornam coisas do passado. O Espírito Santo nos dá uma nova vida, uma nova mentalidade, uma nova natureza, um novo caminho, novos costumes, novos desejos e uma nova meta.

Esta nova criação é “feitura sua” em Cristo Jesus. Não somos salvos por algo que podemos fazer. Não se trata de uma “feitura nossa”, mas sim de algo que Deus fez. Não é resultado de esforço do homem, mas sim da graça de Deus, que produz em nós um novo homem, em Cristo Jesus. Não somos salvos por obras, mas sim para boas obras. A obra salvadora de Deus em nós produz boas obras. Antes vivíamos uma vida egoísta, mas agora o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5:5). Com este amor, podemos amar ao próximo como a nós mesmos.

- Jorge Himitian, livro: Projeto do Eterno.



Um comentário: