Mini-Temporada: Estratégias para Combater o Pecado Sexual. (Parte 1)



Há vários comportamentos sexuais que são condenados e classificados como pecado. O sexo em si, não é pecado. Mas, quando é pervertido, é pecaminoso e impróprio. 

A imoralidade sexual tem se tornado uma arma potente de satanás nesses últimos tempos. Todos os desejos impuros e as paixões degradantes, são pecados graves aos olhos de Deus. O pecado sexual é destrutivo, mesmo quando não tem consequências imediatas.

Alguns dos pecados sexuais são: fornicação, adultério, masturbação, lascívia, prostituição, sodomia, bestialismo, homossexualismo, lesbianismo, incesto, pornografia, pedofilia.

O luta contra o pecado sexual é real na vida dos discípulos de Jesus. A nossa carne gosta do pecado e, por isso, travamos uma batalha da carne e do espírito.

Hoje iniciaremos a mini-temporada "Estratégias para combater o pecado sexual" fazendo um estudo das Escrituras para entendermos o que a palavra nos diz sobre o assunto e como podemos usá-la para nos ajudar a vencer o pecado sexual.

1. Reconheça que a sexualidade é um dom bom de Deus.

Gênesis 2:24-25
Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Provérbios 5:18-20
Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha e abraçarias o seio da estrangeira?
1 Coríntios 7:3-5
O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência. (Cf. 1 Timóteo 4:3)
2. Reconheça que as proibições pretendem proteger algo precioso, não negar algo prazeroso.

Êxodo 20:14
Não adulterarás.
1 Coríntios 6:18
Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
1 Coríntios 7:2
Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
1 Tessalonicenses 4:3
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,
Deuteronômio 10:12-13
Agora, pois, ó Israel, que é o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o SENHOR, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?
3. Creia que Deus é por você.

Salmo 84:11
Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.
Romanos 8:32
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Marcos 10:29-30
E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna.
4. Pondere sobre o perigo eterno da cobiça.

Mateus 5:27-29
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
Lembre-se da história do homem que cortou o seu pé para salvar a sua vida.
5. Pense freqüentemente que Deus já lhe deu muitas coisas boas.
Gênesis 39:7-9
E aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo e entregou em minha mão tudo o que tem. Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus?

Continua...
Autor: John Piper.
Traduzido por: Felipe Sabino.
Adaptado por: Jamille Dória. 

4 comentários:

  1. Amem! Achei bastante interessante o ponto 2 que fala que devemos reconhecer que as proibições servem para proteger algo precioso e não negar algo prazeroso. Se pensarmos no adultério por exemplo. Se não adulterarmos, estaremos protegendo o nosso casamento (isso para os casados). Se não nos prostituimos estamos protegendo a nossa integridade para o casamento... etc Deus não quer nos negar o prazer sexual, Ele quer que possamos desfruta-lo da forma correta, como Ele criou, homem e mulher, no matrimonio.
    Se entedermos isso nao pensaremos em Deus como um ditador de regras mal, que nao quer nos ver feliz, pelo contrario, o veremos como um Pai que cuida dos seus filhos e quer guarda-los das consequências do pecado e a pior delas é a morte espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me lembrou muito a côrte, um, digamos, método de namoro santo (não sei se é esse a nomenclatura certa) que me ensinaram aqui em campinas e que sempre trouxe frutos excelentes quando posto em prática nas congregações daqui.

      Excluir
  2. Glória a Deus, palavras de sabedoria e extrema importância, Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Palavras maravilhosas de benção para os jovens cristãs, que Deus continue lhes usando na Palavra na Graça e no conhecimento.

    ResponderExcluir