COMUNICAÇÃO: Trocando idéias.



Comunicação é uma troca de idéias e de informações por meio de conversas, gestos ou escritos. Trata-se de um processo ativo presente em todos os relacionamentos significativos. Comunicar não é só falar, mas também ouvir, olhar e sentir. Embora os indivíduos tenham diferentes estilos de comunicação, os cristãos espiritualmente  amadurecidos devem procurar, continuamente, desenvolver a comunicação com as outras pessoas e com Deus.

O discurso é poderoso. A palavra emitida tanto pode encorajar como desencorajar. A bíblia ensina os cristãos a controlar  a língua (Tg 3:1-12) e a falar apenas palavras bondosas (Ef 4:29,32). O livro de Provérbios fala sobre a importância  de ouvir com atenção aquele que fala (Pv 11:12; 18:2,13;29:20).

Apenas palavras não conseguem expressar tudo o que se pretende transmitir. Linguagem corporal, expressão facial,  tom de voz e outros meios de comunicação concluíram que dois terços da mensagem pretendida são comunicados de forma  não-verbal são essenciais para que o objetivo seja alcançado. Estudiosos de padrões de comunicação concluíram que dois terços da mensagem pretendida são comunicados de forma não-verbal e apenas um terço é comunicado pelas palavras.

É obvio que comunicar é mais do que transmitir informações. As mulheres, principalmente, usam a comunicação mais para expressar sentimentos do que fatos, para promover harmonia do que para informar.

Paulo ressalta o significado da comunicação e admoesta sobre o comportamento verbal (Ef 4:25-32). Os cristãos devem:

- dizer a verdade em amor (v. 15,25);

- controlar as palavras iradas (vs. 26);

- dizer palavras de encorajamento e de cura (v.29);

- evitar discurso grosseiro e amargo (v.29);

- dizer palavras de perdão (v. 32).

Cristãos amadurecidos percebem que a comunicação clara e amorosa é importante para transmitir com eficácia a mensagem de salvação.


Texto retirado da: Bíblia da Mulher.

2 comentários:

  1. Bem legal esse texto. Paulo nos dá orientações muito importantes nesses versículos. Em Tiago 1:19 também há uma boa referência sobre a comunicação: "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para irar."
    Um ponto importante é que o comunicar pode ser mais do que falar. Uma boa comunicação também começa com o saber ouvir. Dar atenção ao que os outros falam também faz parte dessa boa comunicação. Um cristão também deve evitar se enaltecer exageradamente e fazer comentários nocivos.
    Que as palavras de Paulo sejam uma constante em nossas vidas!!

    ResponderExcluir