O que é o Verdadeiro Amor?

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 
Romanos 8:28-29

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. 
Romanos 8:35-39

  • Que amor é esse que nada nos separa dele? 
  • Que amor é esse que nos faz querer o impossível, que é ser como Cristo? 
  • O que existe na sua vida que você poderia dizer “Isto, Deus não pode fazer comigo!”? 
  • Até onde vai nossa vida com o Senhor? 
  • Até onde vai o amor? 
Muitas vezes em minha vida, estive frente a frente com uma pergunta, E se..., você ainda estará comigo, você me amará? Essa pergunta ainda circunda meu coração a cada instante que enfrento uma situação difícil em minha vida, e é quase como se eu ouvisse a voz de Deus comigo. 

A primeira vez que lembro de ter ouvido isso foi logo depois da minha conversão, quando caminhando para casa depois de um culto, e Ele subitamente tirou de mim qualquer sentimento de amor. Na mesma hora me senti vazio e sem proposito, mas então veio a pergunta, e se você não sentir mais amor, se você não puder mais ter esta emoção, você ainda me amará? E essa pergunta ficou no meu coração toda a caminhada e então respondi o que até hoje respondo ao Senhor, “sim, eu o amarei mesmo sofrendo a dor de nada sentir, mesmo que emoções eu não tenha, eu ainda o amarei e o seguirei”, em seguida um amor maravilhoso me cercou, como se eu flutuasse e de fato enquanto eu fazia esta oração de resposta a Deus, eu achei que jamais sentiria amor novamente. Foi um alivio depois! 

Isso se segue há alguns anos e de tempos em tempos essa mesma pergunta volta a cena, sempre num momento complicado, seja para provar algo ou me ensinar algo, vem com força e eu continuo a persistir nesta resposta, sim! 

Na Época eu não conhecia Romanos 8 e não sabia que o Senhor estava me ensinando o que ensinou a Paulo a tempos atrás, e enfim a escreveu dizendo que nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Quando eu li este versículo senti algo pulsar em mim, porque era exatamente o que me vinha a mente e que me tornou num “louco”, em que nada me separa de Cristo Jesus! É algo complicado de se falar ou escrever, pois Deus gosta de provar cada palavra e pensamento nosso e comigo geralmente é no mesmo dia, se não for na mesma hora (risos). 

Então cabe uma pergunta a vocês, o que para vocês seria dificílimo de fazer agora? 

Os amigos, o shopping, a faculdade, o namorado ou namorada, o ministério, o que preenche sua vida de tal forma que só de pensar nisso você já murcha a cara, começa a ficar tristonho e pensa, “poxa Deus,isso não né?!”. 

Não quero dizer aqui que você tenha que largar tudo e viver nu e no deserto, mas que entendam que muitas das vezes temos ídolos que não sabemos, o ser humano é craque em formar ídolos!(Lucas 14:26-27) 

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm8:28)... quem me ama segue os meus mandamentos (João 14:21). Porque Deus faz com que todas as coisas cooperem? Qual o proposito de Deus para as “coisas ruins”? E quem pode suportar situações difíceis, sem murmurar contra Deus, sem deixar os caminhos do Senhor, suportar até que Deus se levante a favor de Seus filhos? 

Vejo nesses dois versículos a resposta clara dessas perguntas. Primeiro Deus tem um proposito para todos os Seus filhos, e está em Romanos 8:29, dizendo que tudo procura nos fazer conforma a imagem de Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor! Mesmo as coisas mais difíceis de se passar, as injustiças que sofremos, ainda assim tudo esta correndo para o fato de que Deus quer que sejamos como Jesus! (ver 1Co 6:7 ; 1 Pe 2:20-25 ) Tudo é para a Honra e Glória do Senhor, e todas as coisas estão sob a permissão do Senhor, até o diabo teve que pedir permissão a Deus para atacar Jó. 

Assim, não posso ver segurança maior do que saber que, açoitado pela justiça de Deus, sofrendo a injustiça humana, O Senhor é Glorificado e eu aprendo a ser mais parecido com Jesus, cumprindo o Proposito de Deus na minha vida! 

Mas há de se entender uma coisa, somente os filhos de Deus podem suportar estas coisas, pois quem não tem o Espírito de Deus, por mais “bonzinho” que seja, não cresce conforme Cristo, pois nem esse referencial tem, e jamais suporta a injustiça vendo-a como ela é. Ou se acomoda a situação tomando uma postura passiva, ou parte para a briga! Mas Cristo nunca foi passivo e nem brigou com ninguém, muito pelo contrario, Ele se entregou, como Cordeiro Santo, sabendo que aqueles homens não iam parar até que o vissem morto na cruz. Mas jamais o Senhor pediu a morte, e sim pediu que se possível fosse afastasse dele o cálice da ira de Deus. Também não deixou de anunciar o evangelho do Reino, por medo da morte. Teve a coragem de pregar a Vida e dar Sua Vida por amor! 

O que nos separará do amor de Deus? A dor, o sofrimento, a injustiça, a riqueza, a pobreza, a solidão, os amigos, a família, o sexo, a felicidade, o prazer, a traição, a inteligência, a falta dela, a culpa, o medo, o fim? 

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21.



Autor: Felipe Wagner.
Adaptado por: Jamille Dória.

2 comentários:

  1. Amém! boa palavra que possamos voltar ao primeiro amor e sentir novamente o que é o verdadeiro amor de Deus. Ele que entregou o seu único filho para morte e morte de cruz, perdoou os nossos pecados e nos deu vida... Deus que amor é esse?

    Deus te abençoe meu irmão!

    ResponderExcluir
  2. "Mestre,qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento..." Mateus 22:36-40
    Somente Deus é nosso primeiro e verdadeiro amor. O nosso primeiro e último pensamento do dia, deve ser Ele e seus mandamentos! O nosso Senhor e Salvador, que levou até a cruz, toda a nossa dor. O único capaz de nos livrar de todo mal e nos dar toda graça necessária! nele podemos depositar todo o nosso amor, e só! Bela Postagem. Fiquem com Deus!!

    ResponderExcluir