Seja forte e corajoso.


Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:

"Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas (Josué 1:1-2). 

Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

"Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.

Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.

Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" (Josué 1:5-9).

- Deus chamou Josué para conduzir o povo de Israel à terra prometida aos israelitas. Mas Ele sabia que essa não era uma tarefa fácil. Até porque aquele povo havia 'vacilado' diversas vezes. Murmuraram, foram ingratos, desejaram retornar ao Egito, etc. Por isso Ele prometeu que estaria com Josué sempre, em todos os momentos e dificuldades que ele enfrentaria. Deus pediu que Josué fosse forte e corajoso e que cuidadosamente cumprisse as ordens (leis) que Ele havia imposto. Esse forte e corajoso, ao meu ver, pode ser substituído por firme. Firme na fé. Firme na confiança Nele. Firme nas decisões. Firme nas atitudes corretas perante Ele. Firme no caminho e no alvo. Era isso que Deus deseja de Josué. Só dessa forma ele seria bem sucedido na missão que lhe foi designada. E depois de dito tudo isso Ele o anima prometendo estar com ele por onde ele andar.

- Saiba que da mesma forma que Deus chamou a Josué, Ele também te chamou. Uma missão foi dada a TODOS, que é a da proclamação do evangelho. Não será uma tarefa fácil. Até porque o mundo é mais atrativo e melhor para a carne e as pessoas estão cegas. Mas Deus estará sempre com você. Assim como Deus pediu que Josué fosse firme (Forte e corajoso), Ele também exige isso de nós. Para conduzir alguém a Deus é necessário que se tenha uma vida Nele e cumpra as suas ordenanças. Tenha uma vida de busca por Ele, de oração, de leitura da palavra e principalmente de prática da palavra. Porque você é uma testemunha de Deus. As pessoas serão atraídas pelo o que você reflete Dele. 


Foi o Senhor quem chamou? Então Ele garante.

Autora: Jamille D.

Um comentário:

  1. "Foi o Senhor quem chamou? Então Ele garante."
    Perfeito! Deus sabe o que faz. ^^
    Abraços

    ResponderExcluir