Honre quem merece ser honrada.

Hoje é o dia das mães, mas como o blog é mais direcionado aos jovens, decidimos escrever sobre a nossa atitude em relação a nossa mãe. Espero que  neste dia possamos nos avaliar e mudar, se necessário.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá (Êxodo 20:12). Você quer viver por quantos anos? Muitos? Se a resposta foi sim. Deus tem o caminho para você. Basta honrar seus pais.

Quantas mães hoje vivem desprezadas, esquecidas, ignoradas, tratadas com grosseria e indiferença dentro de casa? Mães que dedicam sua vida a um filho que, depois de adulto e crescido, não lhe dá um mínimo de valor. Infelizmente, na nossa sociedade, há uma grande e triste tendência de desprezá-las. Muitos filhos negligenciam as necessidades dos pais ou até os abandonam em lares da terceira idade ou outras instituições, porque não querem assumir a responsabilidade deles."Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer." Provérbios 23.22

Muitos jovens e adolescentes desprezam essa oportunidade de ter esse relacionamento profundo com seus pais. Preferem-se arriscar com outras amizades. Não que isso seja ruim, ter amizades é fundamental para uma vida saudável, mas, é a sua mãe que lhe apoiará nos momentos mais difíceis da vida. Sim, até mesmo naquelas situações em que seus amigos vão virar as costas quando você mais precisar de apoio.

Não perca a oportunidade de fazer de sua mãe sua MELHOR AMIGA. Com ela, você aprenderá as melhores lições que uma mulher precisa saber ao longo da vida. Invista nessa amizade e não tenha medo de contar seus receios, temores, sonhos... com certeza ela já viveu experiências bem parecidas e vai te entender, afinal a mãe tem um grande poder de influenciar nossas vidas, encontramos duas mulheres que tiveram influência muito boa e importante na vida de um jovem. Timóteo, um evangelista bem respeitado, foi instruído desde a infância nas coisas de Deus (2 Timóteo 3:14-15). A avó dele (Lóide) e, depois dela, a mãe (Eunice) educaram Timóteo no caminho de Deus (2 Timóteo 1:5). Muitas mães têm feito a mesma coisa, guiando os filhos ao Senhor pela palavra e pelo exemplo de vidas retas e dedicadas no serviço de Deus. Uma mãe dessas merece todo respeito e honra dos filhos.

“Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço” (Provérbios 1:8-9). Para quem não sabe diadema é um tipo de joia. Vejo esses 'acessórios valiosos' como qualidades que poderão ou não fazer parte da nossa vida se primeiro ouvirmos e acatarmos aos ensinamentos dos nossos pais. Uma frase que é bastante dita é: Os seus pais só querem o melhor para você. Mas essa frase é uma verdade. Mesmo sua mãe não sendo uma discípula de Jesus, tudo o que ela lhe falar será pensando no seu bem. Porque ela te ama. Por isso, cabe a você obedecer.


"O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe" (Provérbios 10:1). No dicionário o significado da palavra insensatez é: Procedimento de quem não reflete antes de agir. Essa definição deixa claro porque essa atitude causa tristeza a sua mãe. O filho insensato é aquele que não leva em conta a instrução que recebeu da sua mãe,  simplesmente vai vivendo sem parar para pensar qual o melhor caminho, qual a melhor decisão, qual a melhor escolha. No final, ele só trará para si maldição e tristeza para a sua mãe.




Seja um filho(a) amável, responsável,  comprometido, leal, amigo e que saiba honrar a quem merece. Dai honra a quem tem honra (Romanos 13:7).



Mãe é um presente de Deus, enquanto tiver o privilégio de tê-la por perto, honre-a com suas atitudes, não importa a idade, e estará honrando ao próprio Deus!


Autoras: Jamille e Alana.

2 comentários:

  1. Com total certeza Deus está falando muito comigo através das palavras que Ele direciona a vocês. E o desejo do meu coração é que vocês possam ir muito além dos que seus pais são, que vocês realizem a obra do Senhor, dando continuação do que aprenderam em casa.

    Deus abençõe você ! // sunshine <3'

    ResponderExcluir
  2. Eitaa,Jamile que Deu continue te abençoãndo poderosamente, quase chorei por não ter minha mãe muito presente em minha vida,as vezes fico retada com ela não me procurar e também de tanto a minha vó falar que ela é ''isso e aquilo''.Ouço calada e tento ser forte. Mas na palavra do Pai diz que tudo coopera paro nosso bem que seja feita a vontade de Deus nosso Senhor.Obg.
    Ana:D

    ResponderExcluir