Com quem eu devo me casar? (Parte 2)

 Prioridades do casamento.

Notamos que Deus evitou, ao máximo, interferir nas escolhas dos maridos das filhas de Zelofaade e, por isso, procurou falar apenas o necessário e opinar o mínimo possível. Portanto, falou apenas o essencial, que se casassem com aquele que bem parecesse aos seus olhos e que fossem da mesma tribo a que elas pertenciam. Não sei se eram as coisas mais importantes, mas eram as essenciais, pelo menos naquele momento. Ainda que pareça estranho, Deus colocou como primeira prioridade a atração física: “Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos”. Cremos que esta palavra surpreendeu a todos, a começar por Moisés.

Seria esta a prioridade na escolha de alguém para se casar? Bem parecer aos olhos quer dizer pessoas que lhe agradem, com quem simpatizam antes de tudo.Que lhe agrade a aparência física: o sorriso, o timbre da voz, a maneira de falar, o modo de andar, sobretudo que lhe desperte atração sexual. Afinal de contas, o casamento é marcado pela fusão de corpos. Serão dois “uma só carne”.  Isto é fundamental. Portanto, você tem que escolher alguém que, antes de tudo, lhe agrade aos olhos, pois lembre-se de que vai conviver com ela o resto da vida.

Deus não se engana e ele sabe qual é a primeira prioridade do ser humano em relação ao casamento. Não adianta querermos enganar a nós mesmo.
Você pode até gostar de uma pessoa pelos seus talentos, pelo seu caráter, por sua vida de comunhão com Deus: mas isso por si só não são condições para lhe garantir felicidade no casamento. A pessoa pode até ser um excelente cônjuge, tratar o outro com muito carinho, mas nada disso compensará, e esse casamento está fadado ao fracasso total ou, pelo menos, tornar-se uma vida matrimonial sem entusiasmo, sem sabor, monótona, e o pior é quando encontrar aquela pessoa que lhe atraia fisicamente. Não tente a Deus. Só você e Deus sabem qual a pessoa pela qual você sente atração, e mais ninguém. Não se deixe influenciar pelo gosto dos outros.

O Senhor estabeleceu ainda uma condição: “... conquanto que se casem com rapazes da tribo de Manasses” (Números 36:6).  Podemos corresponder essa recomendação de Deus com a de Paulo em I Coríntios 7:39 “ ... conquanto que se casem no Senhor”.

Obedecendo à orientação de Deus, mais tarde, Maalade, Hogla, Tirza, Milca e Noa casaram-se com os filhos de seu tio. Não sei se elas casaram num mesmo dia, é bem possível, e deve ter havido aquela festa! Quem sabe? Festa que tenha durado cinco ou sete dias para “alegria de todos e felicidade geral da nação” (tribo)!



- Retirado e adaptado do livro: Com quem devem se casar as filhas de Zelofaade? Pr. Rosivaldo de Araújo. 
Link do livro em Pdf: http://pt.scribd.com/doc/79750251/zelofaade.
Adaptado por Jamille.

6 comentários:

  1. Gostei desse texto Jam... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo esse livro, acho ele super coerente em relação a esse assunto.
      Que bom que gostou.
      Beijo pilma. s2

      Excluir
  2. Você ,no caso. Deve se casar com alguém da sua religião e ir morar em outro país.

    ResponderExcluir
  3. Casar com alguém que seja discípulo de Jesus como eu? é claro que farei. Agora ir morar em outro país? só Deus mandando.
    Se você se incomoda tanto com a minha presença aqui, porque você não se muda? Ou pra quê procurar saber da minha vida? rs. Mas eu até gosto porque sabendo da minha vida, você pode ser abençoada(o) por Deus.

    ResponderExcluir
  4. Mt bom texto Jamile! =D Até tira algumas dúvidas minha que eu tinha \0/

    ResponderExcluir
  5. A melhor coisa que fiz em minha vida foi aceitar a esse Deus maravilhoso que nos ensina tudo que precisamos para melhorarmos a cada dia. O conselho de Deus a Moisés é muito maravilhoso, chego a me emocionar, e assim eu também o seguirei. O mundo está cheio de pecado e tentações que estarão nos colocando a prova o tempo todo e por isso precisamos estar íntimos com o propósito de Deus, sabendo esperar, mas também buscando um casamento com aquela que também siga os propósitos de Deus e nos agrade aos olhos.

    ResponderExcluir