Mulher pode ser pastora? (Parte 2)


"7. O que fazer quando mulheres possuem visão pastoral, liderança, habilidades para o ensino ou capacidade administrativa, dons de evangelismo ou profecia?

Resposta: Que exerçam estas habilidades e dons dentro das possibilidades existentes nas Igrejas. Elas não precisam ser ordenadas para desenvolver seus ministérios e manifestar seus dons.

8. A resistência em ordenar mulheres hoje não decorre da reafirmação através dos séculos da inferioridade da mulher, feita por importantes teólogos e líderes da Igreja?



Resposta: A Igreja deve andar pelo ensino das Escrituras Sagradas. Se teólogos e líderes antigos defenderam idéias erradas sobre a inferioridade da mulher, cabe à Igreja corrigi-las à luz das Escrituras, que mostram que Deus criou o homem e a mulher iguais. Porém, corrigir os erros dos antigos neste ponto não significa ordenar mulheres, pois aí estaríamos cometendo um outro erro. Certamente as mulheres não são e nunca foram inferiores aos homens, mas daí a abolirmos os papéis distintos que lhes foram determinados por Deus na criação vai uma grande distância.


9 Existe algum texto na Bíblia que diga claramente “é proibido que as mulheres sejam ordenadas ao ministério”?



Resposta: Nenhuma das passagens usadas contra a ordenação feminina diz explicitamente que mulheres não podem ser ordenadas ao ministério. Entretanto, todas elas impõem restrições ao ministério feminino, e exigem que as mulheres cristãs estejam submissas à liderança cristã masculina. Essas restrições têm a ver primariamente com o ensino por parte de mulheres nas igrejas. Já que o governo das igrejas e o ensino público oficial nas mesmas são funções de presbíteros e pastores (cf. 1Tm 3.2,4-5; 5.17; Tt 1.9), infere-se que tais funções não fazem parte do chamado cristão das mulheres. Ainda, se o argumento do silêncio for usado, ele se vira contra a ordenação feminina, pois não há texto algum que diga que as mulheres devem ser ordenadas ao ministério da Palavra e ao governo eclesiástico, enquanto que as Escrituras atribuem ao homem cristão o exercício da autoridade eclesiástica e na família.

10. Se as mulheres recebem os mesmos dons espirituais que os homens, não é uma prova de que Deus deseja que elas sejam ordenadas ao ministério?



Resposta: Não. As condições para o oficialato na Igreja apostólica estão prescritas em 1Timóteo e Tito 1. Percebe-se que o dom do ensino é apenas um dos requisitos. Há outros, como por exemplo, governar a própria casa e ser marido de uma só mulher, que não podem ser preenchidos por mulheres cristãs, por mais dons que tenham.

11. O ensino de Paulo sobre as mulheres na Igreja se aplica hoje? Não estava ele influenciado pela cultura daquela época, que era muito diferente da nossa?



Resposta: É necessário fazer a distinção entre o princípio teológico supra cultural e aexpressão cultural deste princípio. Há coisas no ensino de Paulo que são claramente culturais, como a determinação para o uso do véu em 1Coríntios 11. Porém, enquanto que o uso do véu é claramente um costume cultural, ao mesmo tempo expressa um princípio que não está condicionado a nenhuma cultura em particular, que é o da diferença funcional entre o homem e a mulher. O que Paulo está defendendo naquela passagem é a vigência desta diferença no culto público — o véu é apenas a forma pela qual isto ocorreria normalmente em cidades gregas do século I. Notemos ainda que Paulo defende a participação diferenciada da mulher no culto usando argumentos permanentes, que transcendem cultura, tempo e sociedade, como a distribuição ou economia da Trindade (1Co 11.3) e o modo pelo qual Deus criou o homem (1Co 11.8-9).

12. Paulo escreveu suas cartas para atender a problemas locais e específicos. Como podemos aplicar hoje o que Paulo escreveu, se a situação e o contexto são diferentes?



Resposta: Quase todos os livros do Novo Testamento foram escritos em resposta a uma situação específica de uma ou mais comunidades cristãs do século I, e nem por isto os que querem a ordenação feminina defendem que nada do Novo Testamento se aplica às igrejas cristãs de hoje. A carta aos Gálatas, por exemplo, onde Paulo expõe a doutrina da justificação pela fé somente, foi escrita para combater o legalismo dos judaizantes que procuravam minar as igrejas gentílicas da Galácia, em meados do século I. Ousaríamos dizer que o ensino de Paulo sobre a justificação pela fé não tem mais relevância para as igrejas do final do século XX, por ter sido exposto em reação a uma heresia que afligia igrejas locais no século I? O ponto é que existem princípios e verdades permanentes que foram expressos para atender a questões locais, culturais e passageiras. Passam as circunstâncias históricas, mas o princípio teológico permanece. Assim, o comportamento inadequado das mulheres das igrejas de Corinto e de Éfeso, às quais Paulo escreveu determinando que ficassem caladas na Igreja, foi um momento histórico definido, mas osprincípios aplicados por Paulo para resolver os problemas causados por estas atitudes permanecem válidos. Ou seja, o ensino de que as mulheres devem estar submissas à liderança masculina nas igrejas e na família, sem ocupar posições de liderança e governo, é o princípio permanente e válido para todas as épocas e culturas."

Augustus Nicodemus
http://tempora-mores.blogspot.com.br/2014/01/respostas-argumentos-usados-em-favor-da.html

Letícia Bernardo

0 comentários:

Agradecer (Especial aniversario - Jamille)



Mais um ano se passou

E eu me mantive ao Seu lado.


São 22 anos vivendo esse amor
Que é para sempre, está firmado.


Esse ano foi de muitas mudanças
Hoje me sinto mais mulher.

As responsabilidades aumentaram
Mas, eu sempre mantenho a fé.

A fé que me sustenta e me faz prosseguir
Rumo ao alvo que encontro em Ti.

Me conforta saber que tudo o que acontece em minha vida
Para meu bem acontece
Porque eu O amo e quem O ama obedece.

Para um propósito fui chamada
O de me tornar a imagem do Seu Filho
Ele se tornou o meu maior sonho
E um dia ele se realizará
Quando vê-Lo face a face
A minha imagem completamente se desfará.

Guarda-me Senhor, de viver para mim mesma
Porque o que eu mais quero é servir
Aquele que a vida entregou por mim.

Quanto mais O conheço mais O amo
Por isso, da-me a cada ano
O pleno conhecimento de quem Tu és
Ilumina os meus olhos para que eu possa ver
O quão grande é Você.

Tú és e pra sempre serás o primeiro
Aquele que ocupa o melhor lugar em meu coração
E a quem expresso a minha gratidão.

- Jamille Dória.


2 comentários:

As escrituras afirmam que Jesus é Deus?


Extraído de: E-cristianismo


B. No Novo Testamento: (Parte final)



· Jo.20.28: Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! – Texto bem claro: Jesus como O Senhor e como O Deus. O uso dos artigos aqui sugere a intensidade do reconhecimento.

· At.20.28: Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue – Certamente Deus não tem sangue, portanto, o texto fala de Jesus. Entretanto, o autor quis demonstrar a dupla natureza de Cristo: Deus e Homem, pois enquanto homem derrama sangue, e enquanto Deus compra sua Igreja. Esse é Jesus Cristo: Homem Deus.

· Rm.1.7: A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e doSenhor Jesus Cristo. – Jesus Cristo é Senhor, e na mentalidade de Paulo chamar Jesus de Senhor é reconhecer sua Divindade (cf. 10.9, 13).

· Rm.10.9, 13: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (...) Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo – Paulo nesse texto demonstra sua compreensão da verdade que salva: Aquele que confessa que Jesus é Senhor, entretanto, o faz pensando em Jl.2.32, que fala que quem invocar a Yahweh é que será salvo. Portanto, Paulo entendia que aqueles que confessam a divindade de Jesus, como Yahweh, serão salvos.

· 1Co.1.1-3: à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo – Jesus é chamado de Yahweh (Jl.2.32; cf. Rm.10.9, 13).

· 1Co.2.8: sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória – Somente Deus tem Glória como Ele tem`(Ex.24.16; 24.17; 40.34; Lv.9.23), e chamar a Jesus de Senhor da Glória é reconhecer sua Divindade. Sem contar que esse termo é uma alusão ao título encontrado em Sl.24.7, 10 em referência a Yahweh: Rei da Glória.

· 1Co.8.6: todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele – Além de ser único Senhor, posição exclusiva de Yahweh (Dt.6.4), Jesus é atestado como criador.

· 2Co.5.10: Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo – A atividade julgadora é atribuída frequentemente no AT a Yahweh (cf. Ez.18.30; Ec.3.7; 12.14), entretanto Paulo entende se tratar de uma atividade regulada por Cristo. Segue-se que é claro que na mente de Paulo, Jesus é Yahweh.

· Ef.3.9: E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo– Jesus Cristo como Criador.

· Cl.1.17: Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste – Jesus Cristo é eterno e o sustendador de todas as coisas. Duas características de Yahweh (Mq.5.2)

· Cl.2.9: porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade – Jesus humano é portador da divindade por completo. Isso certamente é um milagre. Por isso, Jesus Cristo é Deus Homem.

· Tt.2.13: aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus – Jesus Cristo chamado claramente de Deus e Salvador.

· Hb.1.1-3: Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas Alturas –Jesus é visto como o ápice da revelação de Deus, herdeiro de todas as coisas, criador. Ele é essencialmente Deus, sustentador, poderoso, exaltado e uma pessoa distinta do Pai, ao lado de quem está. Segue-se que Jesus é Deus.

· Hb.1.6: E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. – É Deus quem ordena a adoração do Filho. Já temos demonstrado que essa é a idéia do termo adorar, quando usado em relação a Jesus.

· Hb.1.8: mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino – Jesus é claramente chamado de Deus cujo reino é eterno.

· Hb.1.12: também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim –Somente Deus desfruta da imutabilidade (Ml.3.6; Tg.1.17). Se Jesus tem distintivos que pertencem exclusivamente a Yahweh (Hb.13.8), certamente Ele é Deus.

· 2Pe.1.1: Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo – Nesse texto claramente Jesus é chamado de Deus.

· 1Jo.5.20: Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna – Jesus aqui é chamado de Verdadeiro Deus, mesma designação encontrada para o Pai em Jo.17.3.

· Ap.1.8: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso – Nesse verso vemos algumas características sobre Deus: (1) Sem princípio ou fim; (2) Senhor; (3) Todo-Poderoso; (4) Que é, era e que há de vir. Todas as designações apresentadas a Deus nesse verso são atribuídas a Jesus no decorrer do livro:

o Ap.1.17-18: Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o ultimo e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno – Jesus como primeiro e último, como Deus é. Primeiro significa que não existiu ninguém antes dele, e último, que depois dele ninguém haverá. Ou seja, João claramente identifica Jesus com Deus.

o Ap.2.8: Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver – Nesse verso Jesus Cristo é o Primeiro e o Último, como Deus é, logo, Jesus é Deus.

o Ap.22.12-13: E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim – Jesus é aquele que vem, ou seja, em cumprimento à profecia de At.1.11, Jesus Voltará. Ou seja, o livro de Apocalipse quando fala naquele que há de vir, refere-se a Jesus Cristo. Essa identificação nos auxilia a compreender como entendemos Ap.1.8, quando diz que o Senhor Deus voltará. Logo, encontramos razões suficientes no livro para se demonstrar a divindade de Cristo.

o Ap.4.8: E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir– Nesse verso Jesus é identificado com a tríade de elogio a Seu caráter, como fora feito a Yahweh (Is.6.3). É chamado de Senhor, Todo-Poderoso e que voltará. Certamente esse verso fala a respeito de Jesus. Ou seja, em Apocalipse Jesus é claramente Deus.

· Ap.3.14: Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus – Jesus Cristo é visto como o originador da criação, e não como primeira criatura, como suspeitam alguns. Caso esse fosse o sentido do texto, ele estaria em franca contradição com os textos citados acima, que testemunham que Jesus não tem começo.

· Ap.5.12: proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor – Jesus Cristo é adorado: Ele é digno de receber sabedoria, força, honra, glória e louvor. Somente Deus é digno de receber louvor. Portanto, Jesus é Deus. 

Conclusão:
Diante de tantas evidências entendemos que as escrituras não apenas apresentam a Jesus Cristo como Deus, mas defende essa postura em diversas de suas colocações. Portanto, aqueles que dizem que Jesus Cristo não é Deus estão em pleno desacordo com as Escrituras e devem ser considerados como hereges e perversores da verdade.

Em Cristo,

Felipe Wagner

0 comentários:

Você ta morto(a) e não sabe.



Efésios: 2. 1. Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2. nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, 3. entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. 4. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5. estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6. e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, 7. para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 


Você deve estar pensando: como posso estar morto e não saber? Lendo esse texto em Efésios você entenderá o porque está morto. 

Esses versículos falam de uma morte não no corpo literalmente mas uma morte no espírito. Seu espírito está morto em delitos e pecados. Você pode achar que é bem bonzinho, mas na verdade não é. Não há ninguém, exatamente ninguém que em si mesmo seja bom e seja merecedor de vida. Todos, não importando o que façam estão mortos em pecados. O que isso quer dizer? Que todos são escravos do pecado. Esse texto fala dessa condição desse homem morto nos pecados. 
Ele:
- anda segundo o curso desse mundo.
- anda segundo o príncipe das potestades do ar(Satanás), do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
- anda nos desejos da carne.
- faz a vontade da carne e dos pensamentos. 

Um resumo disso é que você está morto em pecados porque faz o que você quer e, consequentemente, o que Satanás quer e não o que Deus quer. 

Se você reparou bem o texto de Efésios está escrito no passado, como se tudo isso que foi dito não fizesse mais parte da vida dessas pessoas e isso é realmente um fato. Mas não é um fato para todos. O próprio texto nos diz qual é a solução que essas pessoas encontraram e que você também precisa encontrar (caso ainda não tenha).

Essa solução é o "Mas Deus" que vem depois. Pelo seu muito amor com que nos amou Ele escolheu nos dar vida, nos ressuscitar da morte no pecado no qual todos estão mortos. Como Ele fez isso? Por meio de Jesus e da sua morte na cruz.

Jesus morreu, disso você sabe, mas pra que Ele morreu? Morreu para pagar a dívida que temos com Deus. Quando pecamos merecemos a morte eterna, mas Jesus veio e morreu levando os nossos pecados e nos dando a Sua justiça. Mas, isso não acontece com todos instantaneamente. Para isso acontecer é preciso crer Nele, em Sua morte e aceitá-lo não só como o Salvador que muitos desejam mas também como Senhor. 

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. - Romanos: 6. 23. 


Levando Ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.  1 Pedro 2:24

E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2:2

Sem Jesus você está morto, morto nos seus pecados, fazendo a vontade da sua carne e não a Deus, e, como lemos, o salário desse pecado é a morte eterna.

Você quer vida e vida eterna? A vida eterna é Jesus. Creia Nele e O tenha como Senhor e Salvador.


E o testemunho é este: que Deus nos concedeu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho! 1 João 5:11


RESSUSCITE HOJE !

* Texto evangelístico.

- Jamille Dória.

0 comentários:

A iniciativa pode partir da mulher?




Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.

Provérbios 31:10

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor.

Provérbios 18:22

0 comentários:

A Bíblia é verdadeira? - PARTE 2


Olá Jovens Valiosos, continuando o texto da semana passada, onde eu estava citando fatos que comprovam a verdade do que está nas escrituras. Então vamos lá:


5- Os pesquisadores, engenheiros da NASA estudaram minuciosamente os astros e estavam montando um calendário universal e chegaram num impasse: Falta um dia na história do universo! Refizeram os cálculos e chegavam no mesmo resultado: Falta um dia na história do universo! De acordo com relatos, um dos pesquisadores era cristão e lembrou da história de Josué,veja: 


"Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.

E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel."

Josué 10:12-14

O interessante é que foi "quase um dia inteiro", então, de acordo com as pesquisas, esse período totalizou em 23 horas e 20 minutos e segundo os cálculos foram exatamente 24 horas que o tempo tinha parado. Restavam ainda 40 minutos;

6- Completando o que foi dito acima, lembramos de outra passagem bíblica onde ocorre outro fato com o Sol:

E Ezequias disse a Isaías: Qual é o sinal de que o Senhor me sarará, e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor?

Disse Isaías: Isto te será sinal, da parte do Senhor, de que o Senhor cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou voltará dez graus atrás?

Então disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não seja assim, mas volte a sombra dez graus atrás.

Então o profeta Isaías clamou ao Senhor; e fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que tinha declinado no relógio de sol de Acaz.

2 Reis 20:8-11

Fantástico, pois 10 graus são exatamente 40 minutos! Somando com o fato de Josué, tem-se as 24 horas;

7- Há 700 anos antes de Cristo não havia tecnologia suficiente para dizer que a Terra é redonda. Mas pela revelação de Deus, o profeta Isaías cita isso: "Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra...Isaías 40:22". Além disso, no original não é nem "círculo" a palavra, pois no original que está em hebraico, a palavra é "chuwg" que traduzida para o português significa circuito, ou seja, dá ideia de algo esférico ou arredondado.  



Continua...



- Yago Cardoso.





* Algumas informações foram retiradas aqui de sites, não colocarei os links aqui mas caso alguém queira é só pedir que eu mando.

0 comentários:

JV - Playlist #10


Olá Jovens Valiosos,  já faz um tempão que não coloco playlist aqui né? Mas, to voltando e voltando com tudo rs

Fiz uma playlist muito especial para vocês com músicas que eu AMO demais.
Na verdade, coloquei nessa playlist meus 3 cantores preferidos que por coincidência se chamam Daniel. rs Uma vez disseram que meu filho vai se chamar Daniel por causa disso rsrs (quem guenta)
Mas, o fato é que esses 3 "Danieis" são irmãos abençoados que através do seu ministério de louvor a Deus tem falado muito ao meu coração.
Hoje em dia tem sido difícil encontrar música gospel de boa qualidade. Não falo de qualidade no aspecto musical em si, isso aí tem ficado cada vez melhor, mas falo em relação a qualidade das letras das músicas. Eu prezo muito por boas letras, letras que falam de verdades bíblicas e não de achismos humanos, musicas profundas que edificam e não só "mexem com meus sentimentos" entendem? 

Pois é, e esses cantores se destacam em meio a tantos que hoje, infelizmente, tem feito música cristã pensando em vender e ganhar em cima disso e não pensando no louvor a Deus e na edificação da igreja. Por isso fiz questão de traze-los aqui para vocês, até por saber que muitos de vocês não devem conhece-los.

Atualmente o que eu MAIS tenho ouvido e posso dizer que é "meu cd preferido" rs é o cd do Daniel Ludkte - Jesus Luz do mundo. Todas as músicas desse cd são baseadas nos Evangelhos, principalmente no livro de João. Ele canta a bíblia. Muitas vezes exatamente como o texto é (amo isso) rs

O 2º cd que eu MAIS gosto e tenho ouvido, que também é do Daniel Ludkte é o Salmos. Como vocês devem imaginar nesse cd ele canta os salmos, exatamente como está na bíblia. 

Ouçam a playlist e deixem sua opinião :)




- Jamille Dória.

0 comentários:

Mulher pode ser pastora? (Parte1)



"Oferecemos aqui respostas aos argumentos geralmente empregados em favor da ordenação de mulheres para o ministério pastoral.

1. Deus não criou originalmente o homem e a mulher iguais? Qual a base, pois, para impedir que a mulher seja ordenada? 

Resposta: De fato, lemos em Gênesis 1 que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. Entretanto, lemos no relato mais detalhado de Gênesis 2 que Deus lhes atribuiu papéis diferentes, dando ao homem o papel de liderar e cuidar da mulher e à mulher o papel de ser sua ajudadora, em submissão. Esta diferenciação é percebida por Paulo na ordem em que foram criados (primeiro o homem e depois a mulher, 1Tm 2.13), na forma como foram criados (a mulher foi criada do homem, 1Co 11.8) e no propósito para o que foram criados (a mulher foi criada por causa do homem, 1Co 11.9). A igualdade da criação, portanto, não anula a diferenciação de funções estabelecida na própria criação.

2. A subordinação feminina não é parte da maldição por causa da queda? E Cristo não aboliu a maldição do pecado? Por que, então, as mulheres cristãs não podem exercer o ministério em igualdade com os homens?

Resposta: Sem dúvida um dos castigos impostos por Deus à mulher foi o agravamento da sua condição de submissão. Entretanto, a subordinação feminina tem origem antes da queda, ainda na própria criação. O homem não foi feito da mulher, mas a mulher foi feita do homem. O homem não foi criado por causa da mulher, mas sim a mulher por causa do homem (1Co 11.8-9). Quanto à obra de Cristo, lembremos que seus efeitos não são total e exaustivamente aplicados por Deus aqui e agora. Por exemplo, mesmo que Cristo já tenha vencido o pecado e a morte, ainda pecamos e morremos. Outros efeitos da maldição impostos por Deus após a queda ainda continuam, como a morte, o sofrimento no trabalho e o parto penoso das mulheres. Além do mais, desde que os diferentes papéis do homem e da mulher já haviam sido determinados na criação, antes da queda, segue-se que continuam válidos. O que o Cristianismo faz é reformar esta relação de submissão para que a mesma seja exercida em amor mútuo e reflita assim mais exatamente a relação entre Cristo e a Igreja.

3. Há abundantes provas na Bíblia de que as mulheres desempenharam papéis cruciais, ocupando funções de destaque e sendo instrumento de bênção para o povo de Deus. Isto não prova que elas, hoje, podem ser ordenadas e exercer liderança?

Resposta: Estas provas demonstram apenas a tremenda importância do ministério feminino, mas não a existência do ministério feminino ordenado. Nenhuma destas mulheres era apóstola, pastora, presbítera ou diaconisa. Jesus não chamou nenhuma mulher para ser apóstola. As qualificações dos pastores em 1Timóteo 3 e Tito 1 deixam claro que era função a ser exercida por homens cristãos. O fato de que as mulheres sempre foram extremamente ativas e exerceram muitas e diferentes atividades e serviços na Igreja Cristã não traz como corolário que elas tenham sido, ou tenham que ser, ordenadas para tal.

4. Há evidência na Bíblia de que Hulda, Débora, Priscila e Febe eram líderes e exerciam autoridade. Isto não é prova bíblica suficiente para ordenação de mulheres?

Resposta: Há dois pontos a se ter em mente quanto ao ministério destas mulheres: (1) O fato de que a Bíblia descreve como Deus usou determinadas pessoas em épocas específicas para propósitos especiais não faz disto uma norma. Lembremos da utilíssima distinção entre o descritivo e o normativo na Bíblia. Deus usou o falso profeta Balaão (Nm 22.35). O desobediente rei Saul também profetizou em várias ocasiões (1Sm 10.10; 19.23), bem como os mensageiros que enviou a Samuel (1Sm 19.20,21). A descrição destes casos não estabelece uma norma a ser seguida pelas igrejas na ordenação de oficiais. O fato de que Deus transmitiu sua mensagem através de uma mulher não faz dela um oficial da Igreja. Há outros requisitos no Novo Testamento para o oficialato conforme lemos nas especificações explícitas que temos em 1Timóteo 3 e Tito 1.

(2) Os profetas de Israel não recebiam um ofício mediante imposição de mãos para exercer uma autoridade eclesiástica oficial. Os reis e sacerdotes, ao contrário, eram “ordenados” para aquelas funções e as exerciam com autoridade. Não há sacerdotisas “ordenadas” em Israel, pelo menos nas épocas onde prevalecia o culto verdadeiro. Hulda foi uma profetiza em Israel, recebendo consultas em sua casa (2Re 22.13-15). A mesma coisa pode ser dita de Débora, que foi juíza em Israel numa época em que não havia reis e nem o sacerdócio funcionava, quando todos faziam o que parecia bem aos seus olhos. Seu ministério foi uma denúncia da fraqueza e falta de coragem dos homens daquela época (Jz 4.4-9; compare com Is 3.12). Sobre Priscila, sua liderança parece evidente, porém menos evidente é se ela era pastora ou presbítera. Quanto à Febe, ver a pergunta sobre ela mais adiante.

5. Podemos afirmar que o patriarcado, conforme o encontramos na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, é uma instituição nociva e perversa que denigre, inferioriza e humilha a mulher?

Resposta: O patriarcado, como o encontramos na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, não é simplesmente uma afirmação da masculinidade, não é jamais sinônimo de domínio macho ou um sistema de valores no qual o homem trata a mulher com descaso, desvalorizando-a e super valorizando-se. Muito menos sinônimo de exploração e domínio, como afirma o feminismo. Patriarcado é o sistema no qual os pais cuidam de suas famílias. A imagem do pai no Velho Testamento não é primariamente daquele que exerce autoridade e poder, mas do amor adotivo, dos laços pactuais de bondade e compaixão. Somente nas Escrituras hebraicas podemos encontrar um Deus Pai Todo-Poderoso e Todo-Bondoso. Os patriarcas refletem a paternidade de Deus, ainda que muito pobremente. O Deus dos Hebreus não é como os deuses masculinos irresponsáveis das culturas pagãs das cercanias de Israel, porque ele jamais abandona os filhos que gera, antes, deles cuida. Os patriarcas seguem o exemplo de Deus. Naquela cultura ensinava-se ao homem judeu que ele não era simplesmente um animal, agressivo, assertivo e violento, mas pai, cuja agressividade deveria ser transformada pela responsabilidade, que haveria de manifestar a gentileza e o cuidado pelos filhos e a expressão da completa masculinidade, que haveria de se unir com o ser feminino e o mundo feminino da família, ainda que mantivesse a separação necessária para o exercício da autoridade. O machismo é uma versão deturpada de alguns aspectos do patriarcado, e oprime as mulheres. Devemos lutar contra o machismo, e não deixar de reconhecer a verdade sobre o patriarcado.

6. Febe não era uma diaconisa, conforme Romanos 16.1-2? Isto não prova que as mulheres podem exercer autoridade eclesiástica na Igreja

Resposta: Temos de considerar os seguintes aspectos.

(1) Não é claro se Febe era realmente uma diaconisa. Muito embora no original grego Paulo empregue o termo “diácono” para se referir a ela, lembremos que este termo no Novo Testamento nem sempre significa o ofício de diácono. Pode ser traduzido como servo, ministro, etc. Portanto, nossa tradução “Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia” é perfeitamente possível e não é uma tradução preconceituosa.

(2) Mesmo que houvesse diaconisas na Igreja apostólica, é certo que elas não exerceriam qualquer autoridade sobre as igrejas e sobre os homens – a presidência era dos presbíteros, cf. 1Tm 5.17; o trabalho delas seria provavelmente com outras mulheres (Tt 2.3-4) e relacionado com assistência aos pobres. É interessante que a primeira referência que existe na história da Igreja sobre o trabalho de mulheres, diz assim: “A mulher deve servir às mulheres” (Didascalia Apostolorum). Isto queria dizer que elas instruíam as outras que iam se batizar, ajudavam no enterro de mulheres, cuidavam das pobres e doentes. Não há qualquer indício de que tais mulheres eram ordenadas para o exercício da autoridade eclesiástica."


Augustus Nicodemus


http://tempora-mores.blogspot.com.br/2014/01/respostas-argumentos-usados-em-favor-da.html


Letícia Bernardo

3 comentários:

As escrituras afirmam que Jesus é Deus? (por Marcelo Berti)


Extraído de: E-cristianismo

B. No Novo Testamento: (Parte 1)

Como já vimos, muitas das referências sobre a divindade de Cristo no Antigo Testamento são tomadas por sua relação com o Novo. Isso acontece por que os autores neotestamentários encontraram nesses versos alusões à divindade do Messias e sob inspiração do Espírito Santo instruíram os cristãos de todas as épocas. Entretanto, temos que admitir que eles levaram tal conceito à frente e à clareza, como vamos observar abaixo:

· Mt.1.23: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco) – Jesus é claramente chamado de Deus, desde o Seu nascimento.

· Mt.5.17: Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir – Nenhum homem jamais cumpriu todas as exigências da Lei, mas Jesus cumpriu completamente em sua vida além de ser o cumprimento das Profecias Messiânicas, que incluía sua Divindade.

· Mt.9.6: Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados -- disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa – Nesse texto encontramos Jesus exercendo uma ação exclusivamente divina: Somente Deus pode perdoar pecados, pois eles são essencialmente um mal orientado contra Deus. Por essa razão, somente Deus perdoa pecados. Se Cristo tem autoridade (não permissão) para perdoar pecados, segue-se que Ele é Deus.

· Mt.11.1-6: Ora, tendo acabado Jesus de dar estas instruções a seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles. 2 Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: 3 És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro? 4E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: 5 os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. 6 E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço – Nesse texto vemos Jesus Cristo se afirmando o Messias Prometido (Is.35.5-6; 61.1-2) além de se comparar com a pedra de tropeço, que nos profetas era o próprio Yahweh (Is.8.13-14; cf. 1Pe.2.8).

· Mt.11.27: Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar (cf. Lc.10.22)– Nesse verso Jesus se coloca em igualdade com o Pai: Do mesmo modo que em sua natureza e essência Deus não é completamente conhecido, Cristo também o é. Se Cristo fosse um mero homem, tal afirmação não faria o menor sentido. Nesse verso também vemos a sujeição de Cristo ao Pai, com quem desenvolve um relacionamento familiar (Pai – Filho).

· Mt.14.33: E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus! – Algumas versões corrompidas traduzem esse texto como se os discípulos estivessem prestando uma homenagem a Jesus. Nada mais fora da realidade por ser dito do que isso. Segundo eles, esse ato era uma forma de se prostrar reverentemente diante de alguém que merece respeito.

o Mas, o que dizer de textos como Mt.2.11 (cf. Mt.4.9; At.10.25; Ap.4.10; 5.14; 7.11; 11.16; 19.4) que o verbo “prostrar” é usado antes do verbo “adorar”?

o Os que pensam assim esquecem que o sentido do termo é primariamente adorar (Jo.4.20-24; 12.20; At.8.27; 24.11; 1Co.14.25; Ap.3.9) e não prostrar-se.

o Observe a situação quando Satanás usa esse termo para tentar a Jesus (Mt.4.9; cf. Lc.4.7)? Será que Satanás estava propondo uma homenagem? Nada mais ridículo poderia ser dito, até por que Jesus não entendeu assim. Note que Ele responde que devemos adorar somente a Deus (Mt.4.10; cf. Lc.4.8) usando o mesmo verbo.

o Portanto, se apenas Deus é digno de ser adorado, e Jesus aceitou adoração, Ele é Deus.

· Mt.16.16-17: Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. – Já vimos que só podem conhecer a Jesus Cristo se o Pai lhe conceder o privilégio. Jesus confirma esse fato ao dizer que a definição de Pedro foi dada por Deus. Pedro reconheceu que Jesus é Cristo (humano) Filho de Deus (Divino). Somente o Pai pode conduzir pessoas a essa conclusão (11.27).

· Mt.28.18: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra – Jesus tem toda a autoridade no céu, a esfera mais nobre da manifestação de Deus. Ora, se Cristo tem toda a autoridade nesse ambiente, é certo que Ele é Deus.

· Mc.8.38: Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos – O texto demonstra claramente que em sua segunda vinda Jesus virá com a Glória do Pai e com os Santos anjos que possui. Ou seja, Jesus certamente não faz parte dos seres angelicais e tem a mesma Glória que Deus tem. Portanto, Jesus deve ser Deus.

· Lc.5.22: Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração? – Conhecer o coração do homem é uma atividade que somente Yahweh pode realizar (1Re.8.39; Ez.11.5; cf. Ap.2.23).

· Jo.1.1-3: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez – Esse texto atesta a Eternidade do Verbo, a co-existência com Deus, ou seja, o Pai não é o Filho, nem o Filho o Pai, mas o Filho é Deus, como o Pai. É por isso que Ele é o Criador de todas as coisas. Se é criador de todas as coisas não é criado. Se é eterno não é temporal. Se é Deus não é nem anjo, nem uma espécie de ser angelical ou sub-divino (um deus a parte do Pai).

· Jo.1.18: Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou – O mesmo conceito sobre Deus é visto em Mt.11.27 (cf. Lc.10.22), mas diferente dos anteriores que apresentam a relação entre Pai e Filho, esse demonstra a igualdade essencial entre o Pai e o Filho, que é chamado de único Deus nesse verso.

· Jo.2.19-21: Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo. – As escrituras dizem repetidamente que Deus é quem ressuscitou a Cristo dentre os mortos (At.2.24, 32; 3.15; 3.26; 10.40; 13.30; 17.31; Rm.4.24; 1Co.6.14; 2Co.2.14; Gl.1.1; Ef.1.20; 1Ts.1.10; Hb.13.20; 1Pe.1.21), entretanto aqui Jesus garante que Ele mesmo ressuscitará a si mesmo. Em Jo.10.18 Jesus reafirma sua autoridade. Ora, se as escrituras dizem que Deus ressuscitou a Cristo dentre os mortos, e Cristo diz que ele tem poder/autoridade para fazê-lo, segue-se que Ele é Deus.

· Jo.5.18: Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. – Jesus propositadamente fazia-se igual a Deus e os judeus o entendiam assim. Se Jesus estivesse se fazendo igual a Deus e não o fosse, Ele seria um mentiroso. Como nenhum dolo se encontrou em sua boca (Is.53.9; 1Pe2.29) e quem não erra no falar é um homem perfeito (Tg.3.2), segue-se que Ele não estava mentindo sobre sua igualdade com Deus. Portanto, Jesus é Deus.

· Jo.8.58: Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU – Nessa expressão Jesus se identifica claramente com Yahweh. Jesus usa essa expressão em Jo.8.28 e 13.9.

· Jo.10.30: Eu e o Pai somos um – Essa declaração de unidade é fundamental para se compreender a pessoa de Cristo. Diversas citação do AT dependem dessa verdade para serem apresentadas. O que é fato é que os ouvintes de Cristo entenderam essa expressão como uma declaração da divindade de Cristo.

· Jo.12.45: E quem me vê a mim vê aquele que me enviou – Jesus Cristo é apresentado à semelhança de Cl.2.9 e Hb.1.3: É tão completo na presença da divindade em seu corpo, é tão exata a representação do Ser de Deus em sua vida, que quem o vê, vê a Yahweh.

· Jo.14.8-10: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras – Do mesmo modo que em Jo.12.45, Jesus demonstra Sua unidade com o Pai de tal modo que quem O vê, vê o Pai. Essa unidade essencial já havia sido demonstrada em Jo.10.30.


Parte final na próxima terça.

Em Cristo,
Felipe Wagner

0 comentários:

A Bíblia é verdadeira? - PARTE 1


Olá jovens valiosos, hoje venho com um texto um pouco diferente. Hoje há no mundo uma aversão a bíblia e já tentaram de todas as formas provar que na bíblia não está contida a verdade. Então, movido pelo Espírito Santo, resolvi trazer alguns fatos que comprovam a realidade e verdade das escrituras. De fato, nós que somos cristãos já sabemos que a bíblia é a palavra de Deus, mas veja que interessante:

1- A bíblia é o único livro com mais de 5 mil (antigo testamento, novo testamento é claro que tem cerca de 2 mil anos) anos que seus escritos são sustentados até hoje, mesmo depois de diversas guerras; 

2- Flávio Josefo, um historiador judeu do primeiro século que NÃO era cristão escreveu: "Um homem chamado Jesus Cristo, foi morto por Pôncio Pilatos e segundo seus discípulos ressuscitou no terceiro dia e apareceu a muitos". Flávio Josefo nunca se converteu ao cristianismo. Muitos falam que foi um cristão que inventou esse escrito dele, mas esse trecho está em muitos de seus escritos, inclusive quando muçulmanos traduziram para o árabe, continha esse trecho;

3- Também falam sobre os testemunhos dos apóstolos, que não são verdadeiros. Mas pense comigo, quando é dado um testemunho falso, a pessoa que mente, ganha ou pretende ganhar algo com isso. Mas o que os apóstolos ganharam pregando essa "falsidade"? Pedro, por exemplo, morreu crucificado de cabeça para baixo. Paulo morreu degolado. Se fosse uma mentira, eles teriam desistido, não iriam morrer por uma mentira;

4- Os relatos bíblicos já comprovam uma verdade, não é uma simples história, não é uma propaganda. Quando é feita uma propaganda, mascaramos aquilo que está sendo vendido, só dizemos os pontos positivos do produto. Os discípulos na época da ressurreição estavam sofrendo perseguição, pois a ressurreição era a única doutrina que o povo não aceitava naquele tempo. Os evangelhos escritos quebram todas as "regras de propaganda", por exemplo:
Nos evangelhos mostram que a primeira testemunha a ver Jesus depois de já ter ressuscitado foi Maria Madalena, uma mulher. Naquela época, o testemunho de uma mulher não era válido. Se fosse para vender uma história, colocaria homens como testemunhas desse fato;

Continua... 

- Yago Cardoso.

2 comentários:

A fantástica fórmula de fazer crentes!



"CONVERSÃO


Dentro da mística evangélica, existem alguns aspectos que são profundamente comprometedores de uma fé saudável e revolucionária, como a que Cristo nos apresenta no evangelho, e talvez a pior delas seja, o conceito moderno de conversão.

Tratado como um evento único que marca a a entrada de uma vez por todas de alguém que não conhecia Cristo e que de um momento para o outro se torna cristão, essa "conversão" que se dá entre apelos emocionados dos grandes televangelistas, não é nada mais que um período de tempo insignificantes se comparado com a vida inteira na presença de Jesus.

Não podemos ser ingênuos a ponto de criar fórmulas para o cristianismo autêntico, visto que a própria bíblia, mostra eventos distintos para cada homem e mulher do relato sagrado, logo, a massificação que constituí um fordismo evangelístico, que cria, num só culto, milhares de novos "convertidos" é a antítese do que é, efetivamente, a conversão.

Converter-se, portanto, não é apenas aderir a uma nova regra de conduta mais severa que assegura que os cumpridores terão benefícios na pós vida ou se filiar a um grupo de religioso que mantem rituais entre os membros a fim de que estes tenham a impressão de que são separados do restante da humanidade... Jesus não fez nenhuma dessas duas coisas.

A conversão, para Jesus e seus amigos, era um processo longo, demorado, dolorido, que exigia o investimento do convertido e da comunidade que lhe acolheu. Conversão era um iniciado num ato, mas custava-lhes a vida inteira para se concluir.

Passo a passo, dia a dia, lição a lição, olhar a olhar, o novo convertido, ia lentamente ia abandonando sua vida anterior, deixando para trás tudo que era, abandonando sua própria identidade exclusivista e egoísta, para, pouco a pouco, tornar-se mais parecido com o mestre, se parecendo nos olhares, nos sorrisos, nas lágrimas e nos gritos. A vida do recém convertido era lapidada dia a dia e mesmo no final da sua vida, ainda acreditava que precisava melhorar ainda mais para ser parecido com o único que é digno, causando impacto direto em si mesmo assim como na sociedade onde estava inserido.

Essa realidade contrasta com o discurso que ouvimos hoje, a proposta de "VENHA E ACEITE A CRISTO E TUDO VAI MELHORAR NA SUA VIDA". Cristo não propôs um passe de mágica, um sistema religioso com rituais complexos e secretos, revelados apenas aos iniciados ou propôs um seminário que acentua a distinção entre clero e povo... A proposta de Cristo é: Amem a Deus sobre todas as coisas... Ame ao teu próximo como a si mesmo, pois nisso se resume toda a lei, e todos os profetas, todo ritual e todo seminário, isso é SE CONVERTER."
Autor: Cristiano Machado

Letícia Bernardo

1 comentários:

As escrituras afirmam que Jesus é Deus?



Extraído de: E-cristianismo



As escrituras afirmam que Jesus é Deus? As Testemunhas de Jeová, uma "seita cristã" que alega ser a única portadora da verdade, responde a essa pergunta negativamente. Essa opinião pode ser verificada em qualquer uma de suas publicações, inclusive na sua versão das escrituras, que em João 1.1 afirma que o Verbo era um deus. De modo interessante, um livreto publicado pela Sociedade Torre da Vigia, conhecido pelo nome “Should you believe in Trinity” (Deve-se crer na Trindade), falando sobre tal traducão afirma:



"quando o contexto exige, os tradutores podem inserir um artigo indefinido diante do substantivo nesse tipo de estrutura oracional. Mas será que o contexto exige um artigo indefinido em Jo.1.1? Sim, pelo testemunho de toda a Bíblia de que Jesus não é o Deus Todo-Poderoso[1]."


Mas será isso verdadeiro?

Será que diante do testemunho das escrituras podemos dizer que Jesus nunca é chamado de Deus? Bom, esse á o objetivo desse breve post: Demonstrar que as escrituras apresentam a Jesus Cristo como sendo Deus em diversas ocasiões e que aqueles que prezam pelas escrituras deveriam reconhecer o que ela afirma. Para tanto, não usaremos de abordagens teológicas nas citações que faremos, apenas breves comentários, pois a intenção é demonstrar quão longe da verdade ensinada pelas escrituras está a afirmação do autor anômino desse livreto.

Observe como as escrituras como um todo atestam a divindade de Cristo, desde o Antigo Testamento:

A. No Antigo Testamento:

· Gn.17.1: Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito – Esse texto demonstra que Yahweh apareceu diante de Abrão e se apresentou como Deus Todo Poderoso. Jesus também disse ter estado com Abraão (Jo.8.56), embora lhe fosse anterior (Jo.8.58) afirmando sua Eternidade e Divindade, pois usa o nome de Deus para se descrever.

· Dt.10.17: Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno – Yahweh é o Senhor acima dos Senhores, do mesmo modo que Jesus Cristo (Ap.17.14). É interessante que Cristo é chamado de Senhor que não faz acepção de pessoas (Ef.6.9). Ou seja, na mentalidade dos autores neotestamentários, Jesus é equiparado a Deus, tem características divinas e portanto, é Deus.

· 1Sm.2.2: Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus – Yahweh é Santo como ninguém pode ser. Ele é o único Santo, pois não existe ninguém além Dele mesmo. Mas, Pedro diz que Jesus é O Santo (At.3.14). Ou seja, Yahweh e Yeshua são um.

· Ne.9.6: Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora – Yahweh é o Criador de todas as coisas e preservador de todas elas, do mesmo modo que Cristo (Cl.1.17; Hb.1.3). Ou seja, Yahweh e Jesus são essencialmente um.

· Sl.2.7: Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. – Jesus é chamado de Filho Gerado de Deus. Esse descreve a cerimônia de coroação de um Rei, e ser gerado não significa ter sido produzido ou criado, mas estabelecido. O NT usa esse texto 3x: (1) Em referência a ressurreição (At.13.33); (2) Em demonstração da superioridade dos anjos (Hb.1.5-6); (3) Em demonstração da glorificação de Cristo e sua eternidade (Hb.5.5-6). Os autores do NT entenderam essa declaração como evidência da sua divindade.

· Sl.24.7, 10: Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória (...) Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória – O Rei da Glória é Yahweh. Entretanto, Paulo chama a Jesus o Senhor da Glória (1Co.2.3), do mesmo modo que Tiago (Tg.2.1). Ou seja, Jesus Cristo é chamado de Yahweh.

· Sl.45.72: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros. – Jesus Cristo prometido como Deus e Rei Eterno ungido por Deus.

· Sl.97.9: Pois tu, SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo elevado acima de todos os deuses – Nesse verso Yahweh é denominado como Aquele que está acima de tudo e todos. Em Jo.3.31 Jesus é denominado do mesmo modo.

· Sl.102.24-27: Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos. 26 Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados. 27 Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim – Yahweh, o Deus do salmista é o criador, mas o autor de Hebreus entende que esse texto fala do Filho de Deus (Hb.1.10-12). Portanto, é seguro afirmar que para o autor de Hebreus, Jesus é Yahweh.

· Sl.110.1: Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés – Jesus é apresentado por Yahweh como Senhor de Davi. Jesus usa esse texto para -demonstrar sua divindade em Mt.22.44; Mc.12.36; Lc.20.42. Pedro faz o mesmo em At.2.34-36.

· Sl.110.4: O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. – Jesus é apresentado como sacerdote Eterno.

· Pv.16.4: O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade. – Yahweh é chamado de Criador de todas as coisas, como Cristo (Jo.1.3; Cl.1.16).

· Ec.12.14: Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más – O Deus de Salomão, Yahweh, é quem trará a juízo todas as obras, mesmo as escondidas, boas ou más. Paulo aplica essas ações a Jesus Cristo (1Co.4.5; 2Co.5.10; 2Tm.4.1).

· Is.8.13-14: Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto. Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém – Yahweh é chamado pedra de tropeço por Isaías, do mesmo modo que Jesus é assim chamado por Pedro (1Pe.2.8).

· Is.40.3: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus – Aqui vemos a famosa frase de João Batista em relação a Cristo em Mt.3.3. Ou seja, João Batista o chama Yahweh.

· Is.44.6: Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus –Yahweh é chamado de primeiro e último, do mesmo modo que Jesus é assim chamado em Ap.1.17.

· Is.48.12: Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o ultimo – Novamente Yahweh é chamado de primeiro e o último, do mesmo modo que em Ap.22.13. Se primeiro significa sem início, e ultimo sem fim, Jesus é eterno com Yahweh, como Jo.1.1 nos ensina.

· Jr.10.10: Mas o SENHOR é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação - Yahweh é o Deus verdadeiro, como Jesus afirmou em Jo.17.3. Mas, João também chama Jesus de Deus Verdadeiro (1Jo.5.20). Segue-se que Yahweh e Jesus são um.

· Jr.23.5-6: Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa. – Nesse texto o Messias, o descendente de Davi, o Rebento Justo, é chamado de Rei Sábio e Yahweh, nossa justiça. Para aqueles que acreditam que Cristo nunca é chamado de Yahweh esse verso demonstra sua incoerência.

· Jl.2.32: E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo – Aqueles que invocarem o nome de Yahweh serão salvos. Pedro usa esse texto em referência a Jesus (At.2.21) e Paulo aplica essa verdade a Jesus Cristo (1Co.1.2), chamando a Jesus de Yahweh. Ele faz o mesmo quando apresenta o modo da salvação em Rm.10.9 e cita Jl.2.32 como demonstração de cumprimento profético em Rm.10.13. Na mente de Paulo Jesus e Yahweh são um, como Jesus já tinha ensinado (Jo.10.31).

· Mq.5.2: E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas obras são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade – Jesus é chamado de Eterno. Alguém que tem sua origem desde os tempos antigos e os seus dias desde a eternidade, é eterno e não criado.

· Ml.3.1: Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos – Esse mensageiro iria preparar o caminho para Yahweh (cf. 2.17), mas esse texto é usado em relação a João Batista, como mensageiro que prepara o caminho para Cristo (Mc.1.2; Lc.2.27). Claramente se atribui divindade a Cristo no uso desse texto no NT, como em outros casos vistos acima.

Extraído de: E-cristianismo

No próximo post, terça que vem, verão no Novo Testamento.

Em Cristo,

Felipe Wagner


0 comentários: