Diário de um dia (03) - #EncontroNoChile





Assista também ao meu vídeo de bate-papo com Franco:


0 comentários:

Sofrimentos: ciladas do diabo ou aprendizado?




Antes de começar o texto, quero deixar claro que os sofrimentos não são "obras malignas", podem até ser, mas todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Infelizmente, hoje é pregado um evangelho que não é o de Jesus. Hoje a mensagem é: "Venha pra Jesus e pare de sofrer", mas se você parar para analisar, isso é muito contraditório, já que o próprio Jesus foi o que mais sofreu e se nós seguimos os seus passos por que teremos "destinos" diferentes?
Deus não quer que paremos de sofrer, sei que é muito difícil, já que nossa maior vontade na hora dos sofrimentos é reclamar ou murmurar. Interessantíssimo esses versículos e nos mostram o que os sofrimentos fizeram com o salmista:

"Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra."
Salmos 119:67

Fantástico, antes do salmista ser afligido (passar por sofrimento) ele andava errado, mas depois disso, ele guarda a palavra do Senhor. Vejam em seguida o posicionamento do salmista:

"Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos."

Salmos 119:71

Essa deve ser nossa postura, depois dos sofrimentos que o salmista passou e ele passa a guardar a palavra ele agradece a Deus: "Foi-me bom". Ele percebe que quando as coisas estão boas, não parece que precisamos de Deus. Pense aí: Se você descobrisse que está com câncer hoje, o que faria? Acredito que sua resposta tenha sido: Oraria mais, pregaria a palavra, iria ler mais, enfim, buscar mais. Pois é, por isso que às vezes precisamos passar por uns sofrimentos, sempre aprendemos com eles. Devemos aprender a contar os dias, viver como se fosse o último, viver como se estivéssemos "com câncer", pois dessa forma seremos homens e mulheres piedosos que dependem do Senhor para tudo.Leiam também 1 Pedro 2, fala também sobre suportarmos com paciência, que também é difícil, mas se temos o Espírito Santo não é impossível.
Penso que é um tema muito grande para escrever em apenas um texto, coloquei alguns pontos que Deus havia falado comigo. Oro para que o Espírito Santo nos ajude em nossos sofrimentos para que possamos suportar com paciência e para que possamos ser gratos a Deus por eles, pois seremos provados para sermos aprovados! Deus te ilumine!

- Yago Cardoso.

2 comentários:

Quem poderá nos socorrer?


Quando vamos contar à alguém sobre algo errado que fizemos e sabemos que aquela pessoa nunca fez aquilo pensamos: “O que ela vai pensar de mim?”. E o pior é quando esse pensamento nos traz vergonha e acabamos nos escondendo de Deus como Adão. Às vezes esquecemos que, mesmo que Cristo nunca tenha pecado, ele conhece as nossas tentações. Ele se fez como um de nós e participou dos nossos sofrimentos.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Hebreus 4:15

Ele tirou do diabo o poder de nos prender ao pecado porque foi tentado à pecar mas não pecou e sendo santo se fez pecado por nós. É por isso que não somos mais escravizados pelo pecado. Podemos ter bom ânimo pois Ele venceu e assim nos deu também essa mesma vitória. Estávamos mortos em nossas ofensas e delitos e vivíamos sujeitos ao pecado. Não conseguíamos parar de pecar. Era compulsivo. Quantos até hoje não conseguem parar de mentir? Guardar rancor? Fofocar? Se masturbar? Responder grosseiramente?  Porém, hoje não precisamos mais ter medo de não conseguir nos controlarmos pois não há tentação que não possamos suportar.

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

1 Coríntios 10:13

Não estamos mais sujeitos à isso: Jesus pode nos socorrer! Se você está em pecado, neste momento se arrependa, confesse e peça ajuda aos irmãos para que você vença, E toda vez que for tentado à pecar novamente, clame por Jesus, Ele já passou por isso e não pecou. Então, Ele pode te dizer onde está o escape. Você pode suportar.

E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Hebreus 2:14-18

Letícia Bernardo

1 comentários:

Diário de um dia (02) - #EncontroNoChile




Curta nossa fanpage: https://www.facebook.com/pages/Jovens-Valiosos/502341983159031?ref=hl

0 comentários:

Aprendi a viver contente





Filipenses
Capítulo 4

11 - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.

Em Cristo,
Felipe Wagner



0 comentários:

Diário de um dia(1) #SergioFranco #EncontroNoChile


Olá Jovens Valiosos.

Lembram do velho Diário de um dia? Ele voltou! 
E agora estaremos trazendo para vocês o Diário de um dia da viagem do nosso querido pastor Sérgio Franco está no Chile em um encontro com pastores, ele estará fazendo vídeos diários que mostram um pouquinho da sua viagem, apresentando irmãos, trazendo mensagens rápidas, etc

Espero que gostem!

Fiquem ligados!




Se você ainda não viu, assista ao meu vídeo de Bate-papo com Franco. 



Abraços :)

Jam Dória.

1 comentários:

O perdão não é opcional.



E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. Marcos 11:25-26

Não há mais nenhum texto na bíblia que fale de algo que nós podemos fazer que pode nos levar a não ter os nossos pecados não perdoados por Deus, sabemos que o perdão é algo inato a Deus, Ele é PERDOADOR, ele nos perdoa e foi para isso que Jesus veio e morreu por nós, para nos perdoar dos nossos pecados. Mas, em relação ao perdão a Palavra é clara em dizer que se não perdoarmos não seremos perdoados por Deus. Isso é bastante sério. Você já imaginou? Se eu não perdoar não serei perdoada. Tem gente que pra se livrar disso, libera um falso perdão. Chegam a declarar frases como essa: Eu perdoo mais não esqueço. Imagine se Jesus fizesse isso com a gente. Se ele nos perdoasse mas sempre que olhássemos pra Ele vessemos uma placa eu sua testa dizendo para nós: CULPADO. É isso que a pessoa que diz: Perdoo mas não esqueço está fazendo. Ela continua condenando a outra pelo que cometeu. Na primeira oportunidade que tem lembra do que a pessoa fez. Sempre usa o erro do outro para acusá-lo. Se fazemos isso, nós não perdoamos de verdade. O perdão nos leva a não considerá-la mais como culpada e quando olharmos pra ela não devemos lembrar do que ela cometeu e sim que ela foi justificada. E é nesse ponto que eu queria chegar. 

Porque o perdão não é opcional? Porque o perdão é algo tão sério? Porque Deus não nos perdoará se nós não perdoarmos? 

Como já falei, Jesus morreu por nossos pecados, por TODOS os pecados da humanidade. Se não perdoamos alguém estamos desconsiderando a morte de Jesus. Estamos considerando-a vã, sem valor na vida da pessoa que não perdoamos. Por isso, que Jesus é claro em dizer que se não perdoarmos não seremos perdoados.


PERDOE PARA SER PERDOADO, NÃO DESCONSIDERE A MORTE DE JESUS.

- Jamille Dória.

0 comentários:

O que Deus não leva em consideração?



“Deus não leva em conta o tempo de ignorância”. Tal afirmação é muito conhecida, mas nem todos conhecem o versículo de onde ela é extraída. E isso faz alguma diferença? Sim, TODA! Afinal, o texto nos revela a forma com que Deus decide não levar em conta o tempo da nossa ignorância.

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (At. 17:30).

Deus, por não levar em conta o tempo da ignorância (em que cometemos erros pelos quais merecíamos a morte), nos dá uma chance de arrependimento, de consertarmos os erros e repararmos os danos.

Sempre é importante lembrar que todos pecaram (Rm. 3:23), que “não há um justo, nenhum sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis” (Rm. 3:10-12). Portanto, Deus não tem dívida alguma conosco, e não seria injusto se deixasse toda a raça humana perecer. Mas, ao decidir não levar em conta o tempo da nossa ignorância, Ele nos convoca ao arrependimento.

Só compreenderemos a beleza da graça quando reconhecermos que Deus não tem obrigação alguma para conosco. Ele não tem dever algum de nos dar uma chance de arrependimento. Se não nos desse chance alguma, ainda sim Ele estaria sendo justo! Mas Ele, por graça e amor, decide não levar em conta o tempo de ignorância, e nos oferece a oportunidade de nos arrependermos desse passado.

O chamado ao arrependimento é uma oferta da livre graça de Deus. Apesar do nosso passado, Ele ainda é gracioso ao nos chamar à mudança de mente e de atitude. E o verdadeiro arrependimento traz consigo os seus frutos (Mt. 3:8; Lc. 3:8). Arrependimento que não gera frutos é falso. Zaqueu, ao se arrepender, deu frutos pois decidiu não mais usufruir dos bens que havia adquirido pelo pecado. Ele decidiu devolver tudo o que havia roubado. As multidões que atendiam ao chamado de João Batista, não ficavam caladas quanto ao seus pecados passados, com a desculpa de que Deus não leva em conta o tempo de ignorância. Pelo contrário, eles vinham a até João para serem batizados, confessando seus pecados (Mt. 3:6; Mc. 1:5).

Ao desconsiderar o nosso tempo de ignorância , Deus não nos isenta de respondermos pelos erros e danos que causamos a outras pessoas. Não! Quando Ele nos chama ao arrependimento, Ele está demonstrando sua graça e nos dá a oportunidade de repararmos esses erros e danos.

Portanto, se você fez mal a alguém, mentiu ou causou qualquer espécie de dano, não despreze a oportunidade que Deus te dá para se arrepender e produzir frutos.

Em Cristo,


Postado por: Letícia Bernardo

0 comentários:

Pecados Secretos



Um pequeno trecho do vídeo acima estarei colocando abaixo, mas eu peço que tirem um tempo para ouvirem todo ele. Todos os Cristão deveriam ouvir este sermão de nosso irmão já falecido, C.H. Spurgeon. Um mártir, um homem de fé. 

"Os pecados secretos, à semelhança de conspiradores secretos, precisam ser expulsos." C.H. Spurgeon

Trecho do Vídeo:

Ah, se tivéssemos olhos como os de Deus, teríamos uma opinião muito diferente a nosso respeito. Os pecados que vemos e confessamos são como as pequenas amostras que o fazendeiro traz ao mercado, tomadas do celeiro repleto que está em sua casa. Somos capazes de observar e detectar pequena quantidade de pecados em comparação aos que estão escondidos de nós e que são pouco vistos por nossos semelhantes.

Sem dúvida que essa é uma verdade aplicável a todos nós que estamos aqui, que, a cada hora de nossa existência, enquanto envolvidos em nossas atividades, cometemos  muitos pecados que não são acusados por nossa consciência, porque não as temos visto como coisas erradas em virtude de que não estamos estudando a lei de Deus como devíamos fazer.

Agora, temos que aceitar que pecado é pecado, quer o vejamos, quer não. Um pecado, mesmo que não detectado, é um pecado tão real  como o que podemos observar, embora não seja tão grave aos olhos de Deus como aqueles que cometemos deliberadamente, não tendo o agravante da intenção. Todos os pecados que conhecemos devemos confessar em sincera oração: “Senhor, eu confesso todos os pecados conhecidos”, mas devo acrescentar dizendo, “perdoa-me dos que me são ocultos”.

No entanto, esta não é a essência do meu sermão hoje. Meu objetivo é uma espécie de homens que não têm pecados desconhecidos para eles, mas que os tem mantido em segredo na frente de seus semelhantes. Cada vez que levantamos uma linda pedra colocada sobre o gramado verde da igreja que congregamos, pintada com tinta de bondade aparente, e para nosso assombro, encontramos debaixo dela todo tipo de insetos imundos e répteis odiosos, e em nosso repúdio a hipocrisia exclamamos: “Todos os homens são mentirosos, não há ninguém em quem possamos confiar”.


C.H. Spurgeon

Em Cristo,
Felipe Wagner

0 comentários:

A BANDEIRA DE CADA REINO


Cada país tem também uma bandeira. Suas cores e sua confecção identificam a nação. As palavras não fazem falta. É algo que não se ouve; pode-se ver. Se me apresento com as cores azul e branco, em listas horizontais, todos saberão que sou argentino. Cada país tem, então, uma bandeira que o distingue dos demais. O reino das trevas e o Reino de Deus também possuem uma bandeira. Qual é a bandeira do Reino de Deus? O que poderão ver em nós que, sem dizer nada, que identifique-nos como discípulos de Jesus?

Cristo, depois de lavar os pés dos doze, em um clima de intimidade e afeto, disse-lhes: "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu vos amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isto todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."

O mundo nos identificará por esse sinal, se tivermos amor uns para com os outros. O mundo nos olha, observa-nos e, mesmo sem falarmos, deve notar que pertencemos ao Reino de Deus. A bandeira que caracteriza os súditos deste Reino é o amor.

Em Cantares 2:4 a esposa (figura da Igreja) fala do amado (figura de Cristo):

"Leva-me à sala do banquete e o seu estandarte sobre mim é o amor."

Que bandeira Cristo pôs sobre a Igreja? Amor. Isto deve ser o que nos diferencia. Um historiador pagão, falando do amor que caracterizava os primeiros cristãos, dizia: "Onde forem vistas duas pessoas que, mesmo sem conhecer-se, amam-se, ali há dois cristãos." Afinal quando olhamos a vida da Igreja Primitiva, tal qual a descreve o livro de Atos, devemos reconhecer que o amor era, sem nenhuma dúvida, a característica predominante dos discípulos. Assim haviam aprendido de Jesus. Amor. "Com a presença dele todos saberão que sois meus discípulos e se tiverdes amor uns aos outros", ensinava Jesus.

Do outro lado, está a bandeira do reino das trevas. Qual? O egoísmo? Em vez de amar aos outros também, amo somente a mim. Vivo para mim, esforço-me para mim, preocupo-me apenas comigo. Tudo converge para mim. Se quiser saber se alguém pertence ao reino das trevas, observe a bandeira que tremula sobre sua vida. Se lá houver as cores do egoímos, com certeza esse alguém pertence ao reino das trevas.

Trechos retirados do livro Jesus Cristo é o Senhor  de Jorge Himitian.


Letícia Bernardo

1 comentários:

TRANSPLANTE DE CORAÇÃO


"Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis". (Ezequiel 36.26,27)

Muitas vezes tentamos agradar a Deus, procuramos fazer a coisa certa e nos deparamos com nossa incapacidade e nos frustramos. É tão desalentador constatar nossa impotência diante de coisas que muito queremos...Existem várias alternativas diante dessa situação: ficarmos chateados conosco mesmos e deixar que o desânimo tome conta; chegar à conclusão que "isso não é prá mim, um reles mortal", e tentar superar a frustração; ficar bravos com o próprio Deus pois, "por que Ele põe algo tão acima de nossa capacidade humana, para seguirmos"? Ou, ainda, culparmos alguém ou até o próprio diabo, pelo nosso fracasso. Mas, tem mais uma alternativa: O TRANSPLANTE DE CORAÇÃO.

Deus seria incoerente, se pedisse de nós, algo que, absolutamente, não pudéssemos fazer. Na verdade, olhando pelo prisma humano, realmente não podemos andar em comunhão com Deus, agradá-lO, pois só assim é que o ser humano encontra aquela paz interior que anseia. Aí é que entra a proposta do próprio Deus: "Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus caminhos..."

Somente quando temos o Espírito do Senhor é que podemos andar em Seus caminhos. E é somente nos caminhos do Senhor que encontramos Verdade, Vida, Paz, Esperança, Alegria...Ele deseja muito que tenhamos tudo isso e então se dispõe a trocar nosso velho e duro coração por um coração flexível, dócil, capaz de receber e conter Seu Espírito, para que possa, enfim, andar com Ele! Que alívio quando somos libertos de nós mesmos! Que sensação de "poder tudo" quando embarcamos nas asas do Espírito: poder obedecer ao Senhor, poder amar os inimigos, perdoar aqueles que nos ofendem, mesmo que não se arrependam, nem peçam nosso perdão; poder orar, poder abençoar os que nos maldizem, poder suportar afrontas e perseguições, pelo nome de Jesus, poder viver contente em qualquer situação, poder viver com o básico e ser agradecido o tempo todo e em todas as circunstâncias; poder ter alegria no coração, mesmo quando nos olhos hajam lágrimas! Poder crer mesmo quando tudo pareça escuro ao nosso redor, poder proclamar com palavras e com a vida, o Reino de Deus e a Sua Justiça!

Essas coisas, e outras tantas mais que o Senhor tem para nós na Vida Abundante que veio trazer, só podem ser vivenciadas se houver a mudança do coração. Somente um novo coração, dado por Deus, pode ser o receptáculo de Seu Espírito, que nos capacita para "toda a boa obra". O Senhor diz: "Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito..." (Zacarias 4.6). O Apóstolo Paulo nos ensina: "Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus". (Romanos 8.8) E JESUS CRISTO assegurou: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." E João acrescenta: "Isso ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem". (João 7.38,39)

Você já creu em Jesus Cristo? Se cremos nEle e entregamos a vida a Ele, temos o Seu Espírito, pois a Bíblia afirma que se alguém não tem o Espírito Santo, esse não é dEle. (Romanos 8.9). Mas precisamos ser cheios do Espírito Santo, isto é, batizados (imersos) no Espírito Santo, até que, dessa velha natureza, que nada tem de bom, nada apareça, mas a PESSOA de Jesus Cristo seja vista em nós e, assim, passemos a viver e agir como cristãos: "pequenos Cristos".

- Miriã Almeida

0 comentários:

Estragado para o mundo


Qual o tamanho do seu compromisso com Deus? Ou eu deveria perguntar, o quanto você está estragado para o mundo?

Vamos pensar nos nossos irmãos que morreram por amor ao evangelho. Vocês já perceberam que a princípio vieram tentações, pessoas querendo subornar, para que aguassem o evangelho, de forma que o corte da Espada do Espírito não fosse tão profundo. Tentaram engana-los, iludi-los, compra-los. Mas eles se fortaleciam com essas tentações, tendo ainda mais certeza da fé deles em Cristo e no amor de Deus, mantendo-se firmes no evangelho do Senhor Jesus.

O mundo tentou envolve-los com as suas artimanhas e enganos, mas eles rejeitaram e se afastaram de cada uma dessas tentações, e em contra partida, se aproximaram de Deus de tal forma que até hoje são exemplos de fidelidade, santidade, comunhão, amor, sacrifício, e muito mais!

Mas chegou um tempo em que o mundo entendeu que eles não iriam ceder, e resolveram mata-los. Diante de fé tão firme e tamanho testemunho, o mundo os matou para que não fizessem mais estragos no inferno. Eles estavam totalmente estragados para o mundo.

Esses homens foram crescendo em Deus, para adquirirem uma dignidade que é completamente diferente da forma humana que vemos, buscaram a dignidade de morrerem pelo nome de Jesus e agradeciam a Deus pela Graça de tamanho favor de Deus em dar a eles a alegria de morrerem por Jesus!

O quanto vocês têm parte com Deus e o quanto têm parte com este mundo? São conhecidos por serem fieis a Deus ou por serem moralistas?

Agora, como o mundo os considera? Quando vocês olham para o mundo e para si mesmos, enxergam mundos diferentes? O que vê, como vê, o que fala, como fala, o que gosta, como gosta, o que ama, como ama?

Suas obras mostram a árvore que são, se são frutos que demonstram Jesus ou não, quais são seus frutos?


Releiam essas perguntas e sinceramente respondam cada uma delas, porque por fim podemos nos deparar com uma pergunta crucial, estão em Cristo ou fora Dele?

Em Cristo,
Felipe Wagner

0 comentários:

Quanto Custa ser uma Mulher?



Repartindo a palavra do Pr. Disilei Monteiro. O texto original era bem maior, filtramos o que achamos de maior destaque. Desfrutem!

“ Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lucas 10:38-42)

Aqui nesta ocasião, as Escrituras indicam que Marta graciosamente recebeu Jesus em sua casa, possivelmente com seus discípulos, já que é possível colher do capítulo 11 que eles não se apartaram dele. O registro de Lucas apresenta uma Marta agitada com os preparativos de um jantar para possivelmente 16 pessoas, Jesus, Maria, Lázaro, os 12 discípulos e a própria Marta, enquanto Maria se senta aos pés de Jesus para ouvi-lo.

Em nosso texto é exposto um sério contraste de atitudes das duas irmãs. O verso 39 diz que Maria “quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos” enquanto que o 40 diz que Marta “agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços.” Então, ao comparar Maria e Marta, vemos que: Maria é aquela que está sentada aos pés de Jesus, e o ouve e Marta, por outro lado, é que estava ocupada com muito serviço, distraída.

Marta, creio eu, era uma dona de casa por excelência. Quando a imagino, penso na melhor anfitriã, na melhor dona de casa de toda a Judéia, talvez até de todo o Israel! Esta era a identidade de Marta. Devia provocar sentimentos de admiração por seu perfeccionismo, é possível imaginar que as mulheres de sua sinagoga local a elevaram ao patamar de a anfitriã perfeita e sua casa provavelmente deveria ser invejada por cada mulher em Betânia. E devemos acreditar que esse foi o problema. Afinal, enquanto todos deveriam elogiá-la por seu frenético trabalho, no entanto, Cristo não o fez.

É importante notar, porém, que Jesus nunca condena o serviço de Marta. Lucas simplesmente registra que Marta estava ocupada com muito serviço. Sabemos, biblicamente, que servir é uma coisa boa. É esse o ensino em 1ª de Pedro 4:9-10, onde lemos: “9Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração. 10Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” Lucas, por isso, não está dizendo que o serviço – especificamente, o serviço de Marta – era ruim. O problema, é que ela se distraiu com ele, ela se excedeu e perdeu o foco do que era importante.

Assim, é a partir disso que gostaria de considerar com vocês algumas coisas importantes que aprendemos da relação dessas duas irmãs com o Senhor Jesus.

1) Quando “muito serviço” não adora a Deus
Eu creio que aqui está a raiz do problema de Marta. Não era apenas porque ela era muito dedicada e perfeccionista, e algo a mais quanto ao fato de ela ter perdido a noção do que era importante: o fato de que ela “continuou trabalhando enquanto Jesus trabalhava”! Há evidência aqui de uma retidão com base em autojustiça, e não apenas quanto à distração em relação ao que Jesus fazia, mas quando Marta começou a se ressentir com Maria, acreditando que ela não estava trabalhando tão duro quanto ela. De fato, um sistema de autojustiça, de retidão por obras e serviço, sempre leva a um espírito crítico em relação aos outros.

E não pára por aí. Uma outra verdade sobre o “muito serviço”, que requer grande medida de honestidade para ser admitida, é que a grande medida de nossa motivação não é que estamos trabalhando para o Senhor, na verdade estamos buscando o louvor dos homens.

Difícil de admitir, não é mesmo? Mas tem mais. Autojustiça, temor dos homens e um espírito crítico em relação aos outros nos tornam amargos para com as pessoas que não reconhecem a grandeza do que temos feito. Creio que encontramos isso na reação de Marta. Marta já gritava por dentro até que veio a queixar-se! Ela estava amarga, irada, uma vez que seus planos perfeitos para a recepção de Jesus tornava-se frustrado.

Kent Hughes afirma que “há uma tendência de pessoas que são muito dedicadas como Marta darem tudo na sua área específica de vocação ou de interesse e permitirem que o interesse passe assim a dominar suas vidas, de maneira que elas têm pouco tempo para que a Palavra de Deus. Sem o benefício da palavra, elas adotam uma mentalidade de estreiteza, sentenciosa em busca de falhas. E, finalmente, a criatividade e a vitalidade que uma vez lhe conduziram à sua área de ministério azeda”.

Então chegamos ao ponto em que “muito serviço” não adora a Deus.

2) O importante é o que Jesus quer
Vivemos em um mundo de Martas. A vida urbana é pródiga em produzir pessoas como ela, em uma análise honesta até a Igreja Moderna se tornou como ela, valorizando mais os “muitos serviços” do que a “coisa necessária”.
Os versos 41 e 42 não apenas assinalam uma grande lição para Marta, elas são uma grande lição para as Martas modernas, para a Igreja, para as irmãs de todo canto, e para os homens também. Diz o texto: 41Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. 42Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.”

Você pode pensar que Jesus pegou pesado com Marta, acredito que possa fazer. Mas a verdade é que há ternura e graça na correção de Jesus. Ele socorre essa mulher, ele atinge o coração de seu sofrimento, de seu esmagamento e prisão na autojustiça, na terrível mania de perfeição e performance. Darrell Bock diz que “Jesus pinta um retrato de uma mulher esmagada …”. Em outras palavras, é como se Jesus tivesse dito, “Marta, relaxe, dê um passo para trás e respire. Calma! Você está ansiosa e perturbada com muitas coisas…”.

Quantas vezes todos nós precisamos ouvir isso! Quantas vezes, ao invés de elogio e bajulação precisávamos ouvir alguém nos mandar simplesmente parar!
Minhas irmãs, o importante é o que Jesus quer! O importante não é o que nós queremos oferecer a Ele, mas o que Ele quer! E naquela ocasião, o que Cristo estava dizendo era: “Neste momento, enquanto eu estou aqui, páre de correr dessa maneira, páre de fazer tanta coisa, sente-se e ouça o que eu tenho a dizer.”

Você consegue entender o quanto o “muito serviço” nos rouba a “coisa necessária”? Desde muito tempo atrás, esse tem sido um grande problema para o povo de Deus. Ter agendas com tantas coisas e compromissos, tantas coisas “boas” que nos roubam da companhia de Jesus e daquilo que Ele quer. E isso deve ser observado no contexto do ativismo da Igreja e da família moderna. Fomos convencidos de que temos que “estar na igreja” a cada atividade que se faz, estar envolvido em cada atividade social, em cada reunião de departamentos, ou então seremos “menos cristãos” do que outros. A Igreja Moderna faz mais do que Jesus nos pediu que fizéssemos, mais do que aquilo que Jesus nos ordenou a fazer.

3) E o que Jesus quer mesmo?
Acredito que na maioria dos casos, de famílias e igrejas, Jesus está lá, mas nós estamos em meio a muitas atividades, e por isso esquecemos a atividade significativa que é passar tempo a sós, no culto individual, e com nossas famílias, no culto doméstico, e nas Igrejas, nos cultos públicos, com o Senhor na Sua Palavra e na oração.
Assim como é concisa nossa história, é concisa a sua lição: estar sentado aos pés de Jesus ouvindo a Sua Palavra é a única coisa necessária na vida.
Maria parece-nos ter entendido isso de maneira tão clara que nada a tira de sua posição. Cada vez que a Escritura apresenta Maria nos evangelhos, ela está aos pés de Jesus. É assim em nosso texto, foi assim quando Lázaro morreu (João 11:32) e foi assim quando ela ungiu Jesus em João 12:3. Maria estava sempre lá, aos pés de Jesus para ouví-lo, ela tinha a exata noção do que Jesus queria.

Finalmente, minhas irmãs, é preciso dizer que o ensino do nosso texto não é a ociosidade, uma idéia de que a vida piedosa deva ser contemplativa e descuidada de nossas muitas responsabilidade diárias nas outras coisas de que o Senhor nos ocupa. Pelo contrário, nós sabemos que o Senhor ordenou aos homens se empregarem no trabalho de vários tipos. Sabemos e devemos sempre lembrar que nenhum sacrifício é mais agradável a Deus do que quando cada um se aplica diligentemente em sua própria vocação aplicando-se em serem excelentes fazendo todas as coisas para a Glória de Deus e benefício do próximo.

E então, você está como Marta ou como Maria? Na vida urbana na qual todos estamos imersos, não nos faltam ocupações e distrações. Vivemos a tirania do urgente e do fazer muitas coisas, ao ponto de que cada vez temos menos tempo para nossas devocionais pessoais e familiares. Infelizmente, a própria Igreja imergiu em um mundo de ativismo. É preciso reconhecer que sobretudo estamos envolvidos com coisas secundárias quando se tratam de “sentar-se para ouvir Cristo nos instruir”. Trabalho, TV, lazer, jogos, internet, tarefas domésticas, etc, todas estas coisas podem estar roubando seu tempo com Cristo! E Ele é o que é mais necessário em sua vida. Ele é tudo em sua vida, a sua vida é toda para Ele.

Quando Cristo é o foco de nossas prioridades, experimentamos um fortalecimento duradouro, resistente e que nos revigora a alma, que reorienta todo o resto, concede nova perspectiva sobre todas as outras coisas, nos dando uma capacidade diferente de lidar com todas elas com sabedoria.

2 comentários:

Quanto custa ser um homem?


Segue um texto do pastor Paul Washer:

A perda da masculinidade nos nossos dias.

Nas escrituras e em muitas civilizações havia esta noção de que o macho ou era um menino ou era um homem. Não há muitos jovens que gostam de ser chamados de meninos. Então, havendo apenas duas opções, um jovem iria se esforçar para se tornar um homem, pois não quer ser um menino. Mas esta falsa idéia de “modelos evolucionários” trouxe uma terceira categoria: adolescentes.
Então agora quando um garoto atinge a idade de onze, doze anos, ele é chamado de adolescente. E é dito a ele que ele tem que se auto-descobrir, buscar autonomia, ser rebelde, etc.
Mas a bíblia não ensina que exista um período assim. E esta fase é perfeita para o cara preguiçoso, que quer experimentar os privilégios de um homem, mas não quer assumir as responsabilidades de um homem, e continua agindo como um menino, até a idade de trinta anos. A responsabilidade primordial de um homem santo é gerar homens santos. A responsabilidade primordial de um pai é investir sua vida, a todo custo, para criar seus filhos, de maneira que eles cheguem a idade de 17 ou 18 anos e possam assumir o título de homem.
Alguns jovens me perguntam: “Quando eu devo começar a namorar?”. O namoro é algo recente, cultural, que nasceu nos últimos cem anos para cá. É algo recreacional. Você quer sair com uma garota… por que?Porque você quer os privilégios de ter uma parceira ao seu lado mas sem assumir as responsabilidade de ter uma parceira. Então, quando eu posso começar a me relacionar com alguém do sexo oposto? Quando você se tornar um homem.


E o que quer dizer se tornar um homem?

De acordo com as escrituras, em primeiro lugar, é ser capaz de ser o líder espiritual de uma mulher e de uma casa. Antes disso, biblicamente, você não é considerado um homem. Não é apenas ter a capacidade de fazer isto, mas é assumir a responsabilidade, o peso nos seus ombros, de guiar espiritualmente sua família, ensinando e sendo exemplo.
Além disso, você estar pronto para proteger sua família. Não significa ser cheio de músculos, mas ter o caráter forte e necessário para enfrentar as adversidades que batem a porta. Não é obrigação da sua esposa fazer isto. É sua responsabilidade se colocar na porta para que sua mulher nunca tenha que enfrentar os problemas e seus filhos tenham um lugar seguro para crescer e se desenvolver.

Quando um rapaz pode iniciar um relacionamento?

Quando ele pode ser um provedor para aquela pessoa. Por exemplo, se seu pai e sua mãe ainda pagam suas contas, “você não tem o direito” de pensar em alguém do sexo oposto. Apenas porque você atingiu certa idade não quer dizer que pode participar de tudo o que diz respeito a um homem. Você pode ter vinte e um anos e ser ainda um menino. A bíblia sempre trata com homens: “e por esta razão o homem deixa seu pai e sua mãe para se unir a mulher”.
Esta idéia de namoro recreacional, “estou com ela porque gosto dela”, não existe na bíblia, nem mesmo nas culturas dos povos, exceto na cultura moderna ocidental. Os cristãos tem pelo menos cinco relacionamentos antes de se casarem, então quando chegam no altar, cinco partes deles estão espalhadas por aí. Eles não são uma pessoa completa. Você não pode entrar em um relacionamento, de qualquer tipo de intimidade, sem deixar uma parte de você mesmo para trás.

Não existe na bíblia a idéia de um garoto, debaixo do teto de seus pais, se alimentando da mesa deles, sustentado por eles, irá sair e se divertir com alguém do sexo oposto. Ela diz que para estar junto com alguém você deve deixar seu pai e sua mãe.
Então, tudo o que conhecemos terá que ser mudado? Exatamente. Mas se você é jovem, você crescerá rápido e se disser: “Eu não posso mais ser um garoto ou brincar com as coisas de garoto, e ao mesmo tempo esperar ter a permissão de participar nos privilégios de homens”.
Pais, é sua principal responsabilidade que quando seus garotos atingirem 18 anos, eles sejam homens. E por que a masculinidade bíblica se perdeu nos dias de hoje? Eu perguntava para um grupo de garotos: “Vocês estão no ensino médio. Vocês já escutaram seus amigos conversando sobre como crescer e se tornar um homem de verdade, desenvolver o meu caráter, ser capaz de tomar conta de mim mesmo, depois encontrar um esposa e criar uma família santa?” Não, eles estão todos brincando com Playstations e coisas assim.
Eu morei em uma tribo no Peru por muitos anos. Lá, quando um garoto tem 14 anos ele pode se casar, porque ele pode construir sua casa, pode fazer uma plantação, pode lutar para defender sua tribo de outras tribos. Mas na nossa cultura, a época do colégio é pura diversão, sem essa noção de “Eu tenho que me tornar um homem”. Depois, vem a universidade, que nada mais é que um colégio com pessoas mais velhas, onde o mesmo espírito permanece:
“Vamos pra festa! Vamos andar poraí com nossos amigos! Vamos continuar a nos divertir”.
E alguns, quando saem da universidade, continuam:
“Ótimo, agora eu tenho dinheiro, posso comprar mais Playstations! Posso ter mais hobbies e comprar brinquedos mais caros”.
E claro, eles querem sexo, então entram em um relacionamento. Mas, mesmo após o casamento, nunca assumem a responsabilidade de seu relacionamento. Pois não sabem que estão casando com uma esposa, acham que estão casando com uma “mãe”, então querem que o tratamento de “mãe” continue.

Os pais tem essa idéia de que quando seus filhos atingem a idade de 12 anos, 11 anos (e a idade continua diminuindo), e começam a pensar sobre o sexo oposto é chegada a hora deles entrarem em relacionamentos. Este não é o sinal de Deus de que seu filho deve entrar em um relacionamento, mas é o sinal de Deus que é hora de começar a trabalhar a sua masculinidade, para que com o tempo ele se torne um homem e possa entrar em um relacionamento. O mesmo vale para as meninas. A idéia de ter garotos e garotas de 12 e 13 anos se relacionando é doente.
O pior erro que você pode cometer é chegar para um de meus garotos e dizer: “Você é jovem, bonito, porque você não arranja umas namoradinhas?”. Eu vou lhe parar no mesmo instante e lhe manter distante dos meus filhos. Jovens garotos devem estar construindo castelos, lutando contra dragões e lendo Crônicas de Narnia.
O que acontece é que quando aquela faísca aparece, não há ninguém para direcioná-lo. Quem lhe ensina sobre isto é a televisão, revistas e outros garotos como você. É gasto muito tempo conversando sobre garotas, e jogos, e passeando por shoppings, e todo aquele tempo que deveria ser usado para desenvolver masculinidade e feminilidade é jogado fora.
Nos anos 60 e 70, nós quisemos dar ouvidos a grupos de feministas e homossexuais que queriam nos ensinar a como criar nossos filhos. Nós deveríamos ter ido nas escrituras, nas veredas antigas, nos caminhos do Senhor.
Houve o tempo em que os homens eram respeitados por colocarem comida na mesa. Agora, isto não é suficiente, você deve colocar dois carrões na garagem. E muitos homens e mulheres estão trabalhando e não é para colocar comida na mesa, é para comprar todos os brinquedos que a sociedade compra, pagar pelos seus hobbies e a crianças são esquecidas.
Sua obrigação não é dar as crianças todas as coisas que você nunca teve, pois foram as coisas que você nunca teve que fez de você o homem que você é hoje, e são estas coisas que você nunca teve e que você dá aos seus filhos que estão transformando-os em inúteis. Não devemos dar as nossas crianças tudo o que não tivemos, devemos dar a elas nós mesmos, um mentor, um pai, um líder.
Verso 19 de Gênesis 3 diz: “Do suor da tua face tu comerás o pão…”. Há tempos atrás, apenas pessoas milionárias viviam em mansões. Mas, na nossa sociedade moderna, achamos que qualquer pessoa que trabalhe meio-período tem o direito de morar em uma casa destas. Achamos que merecemos tudo, e que temos o dever de viver o estilo de vida que os ricos famosos vivem.
Não, não caiam na falsa idéia de que merecemos uma vida fácil, com várias férias, podendo viajar quando bem quisermos, que podemos terminar nosso trabalho no final do dia, trazer comida para casa, depois sentar na poltrona e ficar ali como um tronco de madeira morto, porque você merece. Isto está errado. Você deve viver do suor do seu trabalho. Esta é sua vida como homem. Você tem muitas obrigações a cumprir e pouco tempo para descansar. Sinto muito, isto é masculinidade.
Em suma, devemos acordar bem cedo, ir trabalhar, voltar para casa, e então nosso real trabalho começa. Temos uma esposa em casa para cuidar que precisa de muito mais do que apenas trazermos comida. E temos crianças que precisam ser discipuladas e mentoreadas. Então, desabamos na cama, para acordar no dia seguinte e fazer tudo de novo. Esta é a razão pela qual a mulher deve cuidar da casa e viver para seu marido, pois a vida dele é viver para eles.
Nossa cultura prega que devemos ter uma vida fácil. Quando a queda aconteceu, no jardim, a vida fácil foi embora. Muitos homens trabalham, e eles odeiam isso, e eles ficam com suas famílias apenas suficiente para fazer o mínimo, e então podem fugir de seus trabalhos e de suas famílias para fazer algo que realmente gostem, e suas vidas ficam sempre nestes hobbies, nos esportes, em descansar, e outras coisas.
A única maneira de achar contentamento nesta vida é vendo o seu trabalho e suas responsabilidades nesta terra como ordenanças de Deus e aguardando sua recompensa no céu, realizando o trabalho que lhe é proposto e tirando sua alegria do fato de agradar a Deus ao assumir a responsabilidade de sua masculinidade.
Então não podemos praticar esportes ou descansar? Podemos, mas não tanto quanto gostaríamos, ou tanto quanto meus amigos, que não são casados ou não tem filhos. Existem fases diferentes em nossas vidas. Onde está seu coração? A verdadeira alegria não está em continuar sendo um menino eternamente, apenas com brinquedos mais caros e continuamente sendo cuidado por uma mãe, seja ela sua mãe mesmo ou sua esposa. A alegria e o contentamento vem de assumir sua responsabilidade que lhe foi proposta por Deus, de prover para sua família, e não apenas coisas físicas, pois isso é apenas uma pequena parte da provisão.

A pessoa mais importante na face da terra para um homem deve ser sua esposa.

E vice-versa. Uma terrível ilustração para isto é que, se eu estiver em um barco com minha mulher e meus filhos, e o barco estiver afundando, e apenas eu souber nadar e for capaz de salvar apenas uma pessoa, eu devo salvar minha esposa. Você já deve ter escutado: “Não há amor como o de mãe”, isso é errado, a bíblia fala que não há amor como o amor de um pai.


Você sabe porque tantas mulheres são tão ligadas as seus filhos?

Porque suas necessidades emocionais que deveriam ser supridas por seu marido não o são, então elas buscam esse suporte emocional nos seus filhos. O problema é que as crianças não foram feitas para nutrir emocionalmente os pais. Se o marido amar a esposa mais do que tudo, as crianças olharão e dirão: “Meu pai ama minha mãe mais do que tudo neste mundo. Este lar está seguro como uma rocha, papai não vai a lugar nenhum”. E a filha dirá: “Então é assim que um homem deve tratar uma mulher. Meu pai trata minha mãe como se fosse uma rainha. Eu não irei aceitar nada menos do que isto”.

Transcrito por: FERNANDO ORTEGA 21 DE JANEIRO DE 2011 

Em Cristo,
Felipe Wagner

1 comentários:

CONSOLO


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por DeusPorque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo. 2 Coríntios 1:3-5

Deus também é o Deus de consolo. E o consolo com que Ele nos consola deveria nos levar a consolar outros. O texto é claro em dizer que o consolo que recebemos Dele, serve para consolarmos outros que estão passando pela mesma tribulação que nós passamos. Mas, quando li esse texto uma pergunta me veio em mente. A pergunta foi: Nós conhecemos a tribulação do nosso irmão? Porque o texto diz que devemos consolar, mas, como consolar alguém que nem sabemos que está passando por tribulação? E esse texto vai além, porque ele fala em consolarmos com o consolo que recebemos, ou seja, não só devemos saber que o nosso irmão está passando por uma tribulação mas devemos conhecer QUAL tribulação ele tem passado. Isso nos fala de relacionamento, intimidade e comunhão uns com os outros. Nós muitas vezes não queremos saber qual a tribulação do nosso irmão. Somos egoístas. Pensamos assim: Eu já tenho problemas demais, não posso pegar os dos outros pra mim. Muitos de nós não diz isso com a boca, mas praticam isso. Vivem suas vidas para si mesmos. Não se envolvem com ninguém. Suas orações estão recheadas de pedidos próprios. Não compartilham bençãos. Não compartilham consolos. Precisamos nos lembrar que somos corpo e se uma parte do corpo sofre todo o corpo sofre com ele. "Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele" 1 Coríntios 12:26. Precisamos nos arrepender. 

Se importe um pouco mais com a tribulação do seu irmão. Console com o consolo que já recebeu. Viva como corpo. 

- Jamille Dória.

1 comentários: