Confira como foi o nosso 1º Encontro Jovens Valiosos. #EuVivoEmSantidade



                           

0 comentários:

Cristãs deveriam beijar antes do casamento?


Eu simplesmente vou ser honesta desde o início.
Tenho 25 anos de idade, já estive em dois relacionamentos sérios e nunca beijei um rapaz. Não porque eu ache nojento ou porque nunca quis beijar. O fato é: estou guardando meu primeiro beijo para o meu futuro marido no dia do nosso casamento.
Beijar é a regra.
Em uma época e numa era em que beijar é a regra para estudantes do primário e perder a virgindade no ensino médio é o esperado, parece absurdo e ridículo que alguém possa guardar seu primeiro beijo para o casamento.
Estou bem ciente de que muitas de vocês que estão lendo isto já devem ter dado seu primeiro beijo e, possivelmente, perdido a sua virgindade. Se este é o caso, leia a observação ao final deste post antes continuar a ler.
Vamos caminhar juntas por cinco pontos que vão ajuda-la a entender melhor por que eu estou guardando meu primeiro beijo para o casamento e porque eu acho que você deveria fazer o mesmo. Mesmo que você já tenha beijado, quero te desafiar a parar de beijar e começar a esperar deste momento em diante.
1. O seu primeiro beijo é um presente.
Com o passar dos anos, comecei a ver o meu beijo como um presente. Eu o vejo como algo muito especial, como um tesouro, algo que posso guardar e partilhar apenas com o meu futuro marido.
Gosto muito da história contada por Jennie Bishop, A Princesa e o Beijo. A realeza teve uma menininha e deu a ela o dom do seu primeiro beijo. Eles explicam para a princesa que é um presente dela para guardar ou dar, conforme ela escolhesse. Em seguida, eles a alertam que muitos homens tentariam roubar seu presente, mas que ela deveria ser sábia e guardar o seu presente para o homem com o qual ela casaria.
Ao invés de ver o seu beijo como algo sem significado e barato, te desafio a vê-lo como um baú do tesouro muito caro. É seu trabalho manter o tesouro a salvo até que a pessoa que tenha a chave certa venha para abrir o baú.
Como a princesa acima, você provavelmente terá alguns rapazes passando por sua vida na esperança de conseguir um pedaço do seu tesouro. Se eles não têm a chave (a aliança de casamento), não os deixe abrir a caixa.
Não deixe o modo como Hollywood desvaloriza o beijo te enganar, levando você a pensar que não é algo especial. É realmente um presente de Deus que você deve, um dia, aproveitar ao máximo com o seu marido. Uma vez casada, eu digo “quando mais beijar, melhor!”.
2. Enxergando rapazes como irmãos em Cristo.
Você já parou para pensar que, na Bíblia, os cristãos são considerados como uma família espiritual? Irmãos e irmãs em Cristo. Filhos e filhas do Rei. Todo cristão com que você interage tem o mesmo Pai Celestial que você. Ele é realmente seu irmão em Cristo.
Na Bíblia, vemos três diferentes categorias de pessoas. Os vizinhos (Marcos 12:31), os(as) irmãos / irmãs (Hebreus 13:1) e o(a) marido / esposa (Efésios 5:31).
“Com a exceção dos maridos e esposas, não há dimensão sexual em relações familiares.” (Scott Croft)
Isso não é louco? A única vez que vemos qualquer dimensão sexual (aprovada) numa relação na Bíblia é aquela entre marido e esposa. Nunca antes disso (nem mesmo durante o noivado) e em nenhuma outra relação. Nem com o vizinho, nem com o irmão. Apenas o marido e a esposa.
É o seu trabalho como mulher cristã viver de forma bíblica. Ainda que você esteja namorando um rapaz, de acordo com a Bíblia, ele é seu irmão em Cristo até o dia do casamento. Até lá, ele não é seu marido. Apenas depois disso é que vemos a dimensão sexual entrar em cena. Não antes e em nenhum outro tipo de relacionamento.
3. Relacionamentos com um propósito.
Precisamos acabara mentalidade de “namoro recreativo” que é tão difundido no mundo em que vivemos. Fico triste ao pensar nas três meninas de 8 anos de idade as quais discipulei e que geralmente conversavam sobre “quem estava com quem”, “quem terminou com quem” etc.
Namoro recreativo e por satisfação própria é a regra absoluta atualmente, inclusive entre meninas de 8 anos de idade.
Como mulheres cristãs, precisamos olhar para a Bíblia como nosso exemplo e guia. O objetivo de “conhecer” um rapaz/uma moça não deveria ser um mero entretenimento satisfação pessoal, mas deveria sim ter o propósito de descobrir se vocês dois devem ou não se casar.
Entenda que ter um propósito num relacionamento não significa que não há qualquer divertimento. Divirtam-se o tanto quanto for possível de forma boa e pura enquanto vocês se empenham rumo ao objetivo final.
Quando você começa a ver o relacionamento com um propósito e intenção, a pureza se torna muito mais tangível. Ao invés de ter um “namoro recreativo” e de ter um namorado por anos a fio (sem casamento a vista), você somente prosseguirá num relacionamento em que haja oração e um objetivo final em mente.
4. O que diz a bíblia?
A pergunta mais importante que você pode fazer a si mesma sobre relações amorosas é esta: “o que diz a Bíblia?” Sei que a Bíblia não diz “não beijarás”, mas ela nos dá alguns princípios incríveis e algumas direções bem claras para onde devemos caminhar.
Analise esses versículos comigo.
Porque fostes comprado por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.(I Coríntios 6:20)
Por causa do que Jesus fez por ti, Ele te dá um valor incrível. Você não é um brinquedo barato que pode ser ocasionalmente jogado fora. Você é amada e foi comprada pelo sangue de Cristo. Honre a Deus com o seu corpo.
(…) aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza. (I Timóteo 5:1b-2)
A chave está ao final, onde se lê: “com toda a pureza”. Nós, como mulheres cristãs, precisamos ter certeza de que nossas relações refletem este padrão. Deus deseja pureza absoluta como o alvo de nossas relações com os rapazes.
Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. (II Timóteo 2:22)
Devemos fugir das paixões da mocidade e fugir em direção a justiça. Este versículo parece passar desapercebido por entre rapazes e moças enquanto flertam, namoram por namorar etc. 
Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;(Efésios 5:3)
Uau! Nossas relações não devem ter “qualquer tipo de imoralidade sexual”. Analise este trecho comigo. Qualquer tipo! As pessoas reclamam dos cristãos por eles “oprimirem” demais e de terem “expectativas em excesso das meninas hoje em dia. Dizem que “as meninas já têm coisas demais para lidar e vocês só pioram”. Bom, com a devida licença, eu não escrevi este versículo, estou apenas repassando o que está escrito na Palavra de Deus. É Ele quem está dizendo que não deve ter “qualquer tipo”.
5. A Noiva pura.
Você já se deu por conta de que, como cristã, o seu futuro casamento representa o Evangelho? Apenas leia Efésios 5. O capítulo está recheado de ilustrações que comparam uma noiva deste mundo com Cristo e a Igreja. Um enorme objetivo em cada um desses relacionamentos é a pureza absoluta, a santidade e a perfeição.
Ao invés de ficar tentando e falhando sucessivamente até o dia do seu casamento, mire para acertar e chegar lá o mais completamente pura e imaculada possível. Não pergunte: “Quão perto eu posso chegar disso sem pecar?”Pergunte: “O quão pura e imaculada posso ser? 
Últimas considerações.
A esta altura, você pode estar pensando: “Sério mesmo, Bethany? É apenas um beijo!” Eu pessoalmente acho que é tempo de largarmos essa mentalidade de “é só um beijo” e colocá-lo em seu devido lugar.
Precisamos reconhecer o beijo como um presente incrível de Deus para cada uma de nós, do qual devemos nos apropriar e aproveitar ao máximo no contexto certo. Ao invés de diminuir o seu valor e descartá-lo como apenas um beijo, veja-o como um presente precioso e sagrado.
Examine a si mesmo…
Quando você pensa em beijar um rapaz antes do casamento (ou lembra dos beijos que já deu num rapaz), pergunte a si mesma:
- Essa interação reflete pureza absoluta?
- Não há qualquer tipo de imoralidade sexual?
- Deus está sendo glorificado com o que Ele vê?
- Isso vai despertar o amor antes do tempo apropriado?
- Isso demonstra a santidade de Deus?
Tendo dito tudo isto, deixarei vocês com uma citação intrigante e que vai extremamente contra a nossa cultura, por Scott Croft. Isto faz parte de uma série de considerações sobre namoro bíblico de autoria dele, a qual eu recomendo muito que você leia.
“Acredito que a Bíblia ensina que toda atividade sexual fora do casamento é um pecado e que toda atividade física romântica é uma atividade sexual. Na minha visão, isso inclui o beijo antes do casamento.” (Scott Croft)
______________________________________________________
Obs. Sei que muitas de vocês que estão lendo este post já deram seu primeiro beijo e, possivelmente, já perderam a sua virgindade. De maneira alguma estou aqui para te condenar ou te culpar pelo que você fez. Examine I João 1:9. Há tantos ótimos modos para lidar com erros do passado. Se esta é você, quero te encorajar a ter uma noma perspectiva sobre a sua pureza sexual. Espero que você veja isso como uma oportunidade de começar a guardar os seus “presentes” deste momento em diante.

0 comentários:

O valor de uma amiga.



Você tem amigos que apontam você para a verdade? Amigos que oferecem o conforto da graça de Deus quando você está sofrendo? Você tem amigos em quem você sente seguro confidenciando seu coração, sabendo que eles irão apenas a Deus com suas lutas? Sou eternamente grata por amigos assim. Eles são presentes do Pai para mim.

As mulheres são normalmente feitas para serem criaturas sociais. Quando há notícias empolgantes para compartilhar, desgosto, decepção, ou a necessidade de um ombro para chorar, nós geralmente procuramos uma amiga.

Dentro da passagem Tito 2, há uma valiosa palavra de exortação que deve ser um aspecto vital das nossas amizades: “a fim de instruírem as jovens a…serem sensatas” (v. 5). 

Esta pequena palavra está repleta de significado. É a palavra grega sóphrón- estar de mente sã, auto-controlada, comedida. Operar com essa mentalidade é usar a sabedoria, pegando o conhecimento da Palavra de Deus e aplicando-o na prática nas exigências da vida diária, a fim de viver a vida para a glória de Deus.

Para ser uma “mulher sophron” significa que seu comportamento é dirigido pela verdade de Deus em vez de impulsionado por suas emoções.

Quando confrontadas com circunstâncias difíceis, a tendência para a maioria das mulheres é de reagir -não com sabedoria- mas com as nossas emoções! É ai que ser uma mulher como é descrita em Tito 2 pode ser útil. Eu tenho algumas amigas que procuro quando não estou operando com uma mentalidade sóphrón, e meu pedido é: “Fala a verdade para mim”. 

Você tem amigas assim? Você é esse tipo de amiga para os outros?

Uma amiga segundo “Tito 2″ …

• Escuta bem (Provérbios 15:28; 18:13) 

• Não é levada pelas emoções da situação, mas é sensata em sua reação (Provérbios 31:25-26) 

• Oferece conforto divino (2 Coríntios 1:3-7) 

• Fala palavras de esperança, graça e verdade (Efésios 4:29, Colossenses 4:6; Provérbios 24:14; 27:6) 

• Demonstra fé (Hebreus 11:1, Salmo 56:3-4) 

• Humildemente conduz sugerindo maneiras de aplicar praticamente a verdade da Palavra de Deus (Provérbios 22:17; 25:11-12) 

• É discreta e confidente (Provérbios 25:9) 

• A direciona para aquele que tem toda a sabedoria como seu Conselheiro final (Salmo 9:9-10; 91) 

• Ora com ela e se compromete a orar intercedendo por ela (Colossenses 1:9-12) 

Você pode estar lendo este post e pensando, eu quero uma amiga assim!

Seja um amiga assim. E, em seguida, peça a Deus para trazer amigos para sua vida que irão lhe apontar para a verdade quando você estiver em dificuldades. 

Que tal isso? Você irá desenvolver amizades como a descrição de Tito 2? As mulheres precisam de relacionamentos desse tipo.

- Retirado do blog: http://www.mulherespiedosas.com.br/


2 comentários:

Satisfeita por um Noivo Celestial




Seu relacionamento com Jesus reflete uma entrega total a ele ou é apenas uma relação superficial, uma tentativa inconsistente de segui-lo? Você se contenta em oferecer a Cristo algo que não lhe custa nada? Você tem influenciado as pessoas ao seu redor a engajar-se em um compromisso radical com Jesus Cristo? Em Cantares, a Sulamita estava tão comprometida com seu amado que as demais mulheres queriam conhecê-lo. Estavam ansiosas para ir procurá-lo. "Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Que rumo tomou o teu amado? E o buscaremos contigo." (Ct 6:1) Quem era aquele que merecia entrega tão completa? Quando suas amigas observam seu compromisso com Jesus, ficam desejosas de tê-lo como Senhor da vida delas também? Ou seu relacionamento com ele deixa tanto você quanto outras com desejo de ter algo melhor? 

Certo dia uma das amigas de Jackie veio visitá-la com um sorriso de  orelha a orelha. Quando Jackie perguntou-lhe o motivo de tanta alegria, ela respondeu: 

"Estou em lua-de-mel com Jesus." 

Ela passara por um divórcio amargo (perdera até mesmo a custódia dos filhos), mas no desespero encontrou aquele que oferece esperança eterna. Quando se entregou a Jesus, recebendo-o como Senhor de sua vida, ele preencheu o vazio deixado em seu coração pela perda do marido e dos filhos. Em Cristo, ela encontrou conforto, cura, direção e propósito. Você já experimentou um relacionamento dessa magnitude com Cristo? Não é fácil, mas o preço pago é insignificante diante dos benefícios, principalmente nos dias de hoje. Você é quem decide a profundidade de seu relacionamento com Deus. Ele não tem preferidos — a escolha de entregar-se ou não é sua. A. W. Tozer faz uma afirmação brilhante em seu livro À Procura de Deus quando diz que é necessária muita determinação e coragem para libertarmo-nos dos laços de nossa sociedade e voltarmos a viver de acordo com os padrões bíblicos.

Rute possuía esse tipo de determinação, e o Senhor honrou a fé que ela demonstrou ao abandonar seu povo e seus costumes. Ela não permitiu que os amigos, nem sua terra, nem a fé morta de sua cultura a impedissem de buscar a Deus. Não deixou que a desculpa de um passado difícil fosse obstáculo para o alcance de um futuro de esperança, que começou com sua primeira e mais importante decisão — a de entregar-se de corpo e alma a Jesus Cristo. Você já tomou essa decisão ou resignou-se a ter com Cristo um relacionamento medíocre? Amy Carmichael, uma das maiores missionárias solteiras que já viveu, afirmou: 

"Uma das coisas mais tristes de se ver é um crente nominal." 

Decida-se agora mesmo a deixar a mediocridade para trás. Aceite o desafio de buscar a Jesus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Como mulher solteira, este é o momento perfeito para firmar um relacionamento profundo com Jesus e eliminar o cristianismo morto de sua vida. O primeiro passo para tornar-se uma mulher à espera do amado é a rendição completa a Jesus. A força e a disciplina necessárias para nos tornarmos mulheres diligentes, de fé, virtude, devoção, pureza, segurança, contentamento, convicção e paciência revelam-se por meio de um relacionamento profundo com nosso noivo celestial. 

- Livro: À espera do amado.

1 comentários:

Bela e moderada.


“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia” 

(1 Timóteo 2:9)


Hoje eu me propus a tratar de um tema bastante pertinente e pouco tratado entre as jovens da nossa geração, venho falar sobre moderação nas vestimentas de uma mulher cristã, e quero me restringir apenas as mulheres solteiras, pois, o tema é bastante abrangente e enseja varias discussões, vou apenas tratar aqui, das jovens solteiras. Quero que vocês moças atentem para tudo que será dito nesse texto, observem com atenção cada palavra, é muito importante que vocês compreendam que a forma como se vestem pode estar sendo pecaminosa, e este primeiro pecado seria o do adultério, mas, você pode estar agora se perguntando, se você é solteira, porque então, poderia haver o pecado do adultério? e eu te explico! Porque os homens, em geral, são muito mais afetados pelo que veem, do que as mulheres, roupas imoderadas podem ensejar no olhar pecaminoso de qualquer homem. O Senhor Jesus Cristo disse: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério com ela”. (Mateus 5:27-28). Se um desejo lascivo como este é uma violação do sétimo mandamento, então, vestir-se intencionalmente de maneira que provoque ou estimule tal pecado, também deve ser pecaminoso. Por esta razão, o Catecismo Maior de Westminster mostra que o sétimo mandamento ensina “moderação no vestuário” (Resposta 138) e proíbe “imoderação no vestuário” (Resposta 139). As mulheres, em geral, são afetadas por uma combinação de estímulos, diferentemente dos homens. O desejo sexual é imediatamente despertado nos homens pelo olhar. “Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?” (Jó 31:1). Outros trechos da Escritura confirmam esta ênfase de que os homens pecam facilmente ao olhar para uma mulher. Não posso concluir também que haja má intenção em alguma irmã em Cristo em se vestir de forma imoderada, é meu dever como cristã em ser caridosa em meus julgamentos e atribuir as melhores intenções ao que os outros cristãos fazem. Eu tenho plena convicção de que há mulheres Cristãs que não tem a menor ideia do que causam nos homens com seu modo de vestir. Também sei que a responsabilidade da mulher é limitada e em alguns casos, exigir de uma mulher que evite toda a cobiça masculina, somente para se assegurar que não é ela quem está provocando é errado, sei que alguns homens podem cobiçar as mulheres não importando a forma como elas se vistam. O islamismo é um testemunho vivo do absurdo de se pensar que limites externos podem resolver o problema do pecado.

Em 1º Timóteo 2:9, Paulo diz que, as mulheres devem se ataviar com “traje modesto”, vestindo-se “com pudor”. A ideia é de uma adequada reserva, com recato, sobriedade, moderação ou autocontrole. Por que então nos vestir? Referindo-se ao homem, antes da queda, lemos que “ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam” (Gênesis 2:25). Depois que Adão pecou, nos é dito que, “foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais” (Gênesis 3:7). E, depois, “fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu” (Gênesis 3:21). É evidente que o propósito das roupas era cobrir, mesmo que houvesse apenas Adão e Eva naquele lugar. Quero deixar claro, que devemos reconhecer a beleza feminina, pois, a mesma foi dada por Deus, a própria escritura nos mostra mulheres bonitas como, Sara, Raquel e as filhas de Jó, e se vestiam com extrema moderação, a beleza feminina foi concedida por Deus, e dessa forma devemos dar o devido valor e reconhecimento a mesma, não é pecado que os homens a reconheçam. A Santa Escritura não condena roupas bonitas e não exige deliberadamente um caráter monótono na forma de se vestir.

Você jovem solteira pode me trazer o seguinte questionamento: ”Como poderei eu, solteira, conseguir um marido se não me fizer atrativa?” E eu trago pra você a resposta dada pelo Rev. David Silversides para o mesmo questionamento: ”Primeiro, vestir com modéstia não significa vestir roupas feias ou tristes. Moderação e bom gosto sempre serão “o seu melhor aspecto”. Segundo, a atenção masculina que você atrair para si por vestir-se de forma indecente não vale um centavo. E qualquer marido, obtido por tais meios, não será um marido que lhe fará como esposo. Pois, um homem que é lascivo antes de se casar continuará lascivo depois das bodas. O casamento ajuda os homens a buscarem a santidade; casamento não cura os homens que não são santos. A atração sexual tem sua importância dentro do casamento, mas um homem piedoso a manterá em justa medida. Ele não sentirá necessidade de vê-la vestida de forma indecente para decidir se você seria uma boa esposa em todos os sentidos, incluindo o aspecto físico. Terceiro, o vestir imodesto irá desencorajar os homens de Deus que podem estar pensando e considerando esta mulher. Ele ponderará se você é alguém sério em seguir a Cristo e, ainda, se você vai se vestir assim depois de casada. Então, não há vantagem alguma para uma mulher cristã vestir-se imodestamente.”

Moças, vos trago o conselho de Elizabeth George ”A mulher que é bela aos olhos de Deus enfeita-se diariamente com roupas que não fazem parte de seu armário." Provérbios 31.25 diz: ” A força e a dignidade são os seus vestidos”. Esses dois preciosos ornamentos são as peças mais importantes da indumentária de nossa mulher virtuosa, porque são vestimentas de um caráter piedoso.” Quero vos dizer, que não se atenham a padrões de beleza estipulados pelos homens, quero vos dizer que a maior beleza que vocês podem ter está em ser uma mulher virtuosa, piedosa. Não venho aqui hipocritamente condenar a moda, pois me pego sendo vitima dela por muitas vezes, de mesma forma, não venho querer dizer para que vocês percam o seu desejo de vestir-se bem, de arrumar o cabelo, ou fazer uma bela maquiagem, mas digo, que vocês atentem a forma como se vestem, eu vejo igrejas que se tornaram desfile de moda no domingo. Moças o centro de suas vidas, não pode ser a roupa do próximo culto, ou do próximo encontro com as amigas. ”Portanto as pessoas mais bonitas que podem existir nesse mundo, são aquelas que se assemelham a Ele, que foram recriadas nEle, para serem conformadas a imagem dEle (Rm 8.29). O que torna uma mulher bonita e admirável é a vida de Deus que foi gerada nela através da obra regeneradora do Espírito Santo e que se manifesta por meio da pureza, expressada em sua maneira de se vestir, como trata as pessoas, nos relacionamentos, na obediência aos mandamentos do Senhor, na maneira como se comporta com os homens, na forma de falar e em todos os aspectos da sua existência.” (Sonaly Soares)

Podemos tratar de forma pratica agora, exemplificando algumas roupas, como mini saias, mini biquinis, grandes decotes, ou roupas em geral, que não cumpram a sua função principal que é cobrir, mostrar uma parte o todo de lugares que só devem ser conhecidos por seu marido é errado, o intuito dessas roupas é meramente sexual, a exemplo da mini saia que foi criada pela Mary Quant ela diz que ”Foi com o propósito de tornar o sexo mais disponível… Mini roupas são uma marca daquelas garotas que querem seduzir um homem”. Chamo a atenção de vocês, para Isaías 47:2,3, a Babilônia retratada como uma mulher que se exibe: “Toma a mó, e mói a farinha; remove o teu véu, descalça os pés, descobre afinal as pernas e passa os rios. A tua vergonha se descobrirá, e ver-se-á o teu opróbrio; tomarei vingança, e não pouparei a homem algum”. Vestir-se de forma moderada nunca vai indicar que nos vestiremos de forma brega, ou feia, e sim com elegância, se vestir bem, nunca vai ser o mesmo que se vestir de forma provocante. Nós, certamente devemos seguir os Puritanos em sua preocupação com a moderação no vestir, porque esta é uma exigência Bíblica, tanto para o século 17, quanto para o século 21.

- Retirado do blog: cristaoscontraomundo

1 comentários:

NOVA Mini-Temporada: Mulheres Piedosas.



Olá Jovens Valiosas!

Como vocês sabem, eu AMO ler e tenho lido muita coisa boa ultimamente. E foi lendo esses livros, e books e artigos de outros blogs que pensei em trazer alguns deles para vocês, para que assim como eu, também sejam edificadas.

Então, nessa semana, de segunda a sexta, nos dias 25/08 a 29/08 as postagens aqui no blog serão direcionadas a nós Mulheres Piedosas.

E, falando nisso, vocês sabem o que isso significa?

O que a bíblia diz?

O que quer dizer "piedade" no Novo Testamento?

As palavras piedade, piedoso(a) e piedosamente são encontradas mais de 40 vezes no Novo Testamento, e freqüentemente são mal-entendidas. A nossa palavra "piedade" vem do Latim, e tem dois sentidos: "1. Amor e respeito às coisas religiosas; religiosidade; devoção. 2. Pena dos males alheios; compaixão, dó, comiseração" (Novo Dicionário Aurélio, 2ª ed.). Na linguagem popular, e muitas vezes no Antigo Testamento, a palavra tem o segundo sentido e traz a idéia de compaixão. Mas, no Novo Testamento, o sentido normalmente é o primeiro, ou seja, devoção a Deus ou respeito às coisas religiosas. *

Quando você encontra a palavra "piedade" ou "piedoso" na leitura do Novo Testamento, pense primeiro no sentido de devoção a Deus (temente a Deus) ou às coisas religiosas, e na santidade. Na maioria dos casos, essas definições vão comunicar melhor o sentido do original. Vamos ver alguns exemplos: *

1 Timóteo 2:10 fala sobre "mulheres que professam ser piedosas". A palavra grega aqui é theosebeia, que obviamente inclui Deus (theos) como o objeto da devoção. João 9:31 usa uma forma da mesma palavra, onde é traduzido "teme a Deus". *

Outras palavras gregas são traduzidas como piedade, piedoso e piedosamente, especialmente a palavra eusebeia e outras da mesma família. O sentido principal destas palavras é louvor, reverência ou devoção.*

Veja como este entendimento esclarece alguns versículos. 2 Timóteo 3:12 diz que "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." O sentido de mostrar compaixão para com outras pessoas não se encaixa aqui (seremos perseguidos por mostrar compaixão?). Antes, os que demonstram reverência a Deus serão oprimidos. 1 Timóteo 3:16 diz que "grande é o mistério da piedade", mas o versículo não fala de sentir dó para os outros. Fala, sim, dos motivos que temos para adorar a Jesus. *

Enquanto devemos mostrar compaixão e hospitalidade, a palavra "piedoso" (gr. hosios) em Tito 1:8 quer dizer santo, puro e devoto a Deus. *

A nossa palavra "piedade" descreve os dois grandes mandamentos (Mateus 22:37-40), mas o sentido mais comum no Novo Testamento enfatiza o primeiro, "Amar a Deus". Vamos nos esforçar para ser verdadeiramente piedosos. *

Concluindo: Durante essa semana aprenderemos a ser mulheres piedosas, mulheres que amam e tem uma vida de devoção ao nosso Deus.

Fiquem ligadas!

- Jamille Dória.
* Dennis Allan








1 comentários:

Crianças Valiosas, por: Beatriz Dória.



Olá Crianças Valiosas.

Esse é o vídeo inicial do nosso vlog para crianças.

Como vocês podem ver, Beatriz (10 anos) estará com vocês trazendo histórias bíblicas e palavras sobre temas variados.

Espero que gostem!


0 comentários:

Somente Jesus



Na semana passada publicamos um texto de uma grande amiga falando sobre a Graça. Estou realmente tocada por este assunto desde aquela postagem, olhando para mim e examinando quão podre e vazio é o meu ser e que de mim não há nada bom. Não por mim mesma, não por minhas intenções, pela minha natureza. Sou parte de uma geração caída e corrompida pelo pecado.

Parafraseando Paulo, digo: "Miserável mulher que sou, quem me livrará do corpo desta morte?"

Graças a Deus por Jesus Cristo. Eu, você, qualquer irmão/irmã que nasceu de novo não tem em si mesmo a redenção e a santificação. Somente Jesus em nós opera o querer e o efetuar (Fp 2:13). Nossa justiça perante o Senhor é como trapo de imundícia (Is 64). Ele, Jesus, é a esperança de uma vida em santidade.

É nesse Jesus que devemos confiar. Ele é quem capacita nossa vida. Por exemplo, quando um solteiro diz que não tem vencido determinado pecado e está frustrado consigo mesmo por isso, estou dando parabéns. Parabéns pela frustação em si mesmo, pois não se coloca expectativa em alguém como nós, que temos um coração enganoso e desesperadamente corrupto (Jr 17.9). A frustação nesse caso é o primeiro passo para entender que não é por meio do esforço humano que conseguimos andar em santidade. 

É somente Jesus. Que a sua vida em nós nos faça caminhar e ter vitória!


1 comentários:

EU TE CONHEÇO?


"Assim diz o SENHOR, que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajuda: Não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado, a quem escolhi". (Isaías 44.2)
Há dias que parece estarmos soltos no ar, uma sensação de suspense, tamanho são as lutas, os desafios ao redor e à frente...Focar os olhos em Cristo, o Autor e Consumador de nossa fé, parece uma tarefa muito difícil: os pensamentos querem escapar a todo o momento e se lançar sobre as muitas situações urgentes, importantes, necessárias e, por muitas vezes, tristes...

Mas nestes momentos, exatamente neste tempo, este Livro bendito, inigualável, sempre atual, traz uma palavra viva ao coração, palavra que acalma todas as tempestades; palavra que nos estimula a viver por fé, aliás, viver da maneira como Deus gosta e quer que Seus filhos vivam!
Ele mesmo, vem com Sua voz forte e doce, suave e inconfundível, fazendo as declarações mais poderosas:
1. Eu te criei - Não sou fruto de um "acidente" ou "descuido". Ele, o grande Criador, é quem é o Autor de minha existência; portanto, Ele também é o responsável por mim!
2. Eu te formei desde o ventre - Quando éramos ainda uma substância informe, Ele estava lá, formando cada detalhe disto que hoje somos, física e emocionalmente. Ele também nos dotou de uma centelha, algo que só viveria e se satisfaria na comunhão com Ele, o nosso espírito.
3. ...e que te ajuda... - Sim, Ele está sempre pronto a nos socorrer quando clamamos.
Depois dessa "apresentação pessoal", nosso amoroso Deus dá então a ordem: NÃO TEMAS!
O "medo" é um dos grandes inimigos do ser humano. Ele traz resultados arrasadores para a alma. Suas consequências atingem, muito frequentemente, também o corpo físico. E quando surgiu esse sentimento angustiante? No Jardim do Éden, quando o primeiro homem, e sua mulher, pecaram. Portanto, esse inimigo é resultado direto do pecado. (Gênesis 3.10)
Mas, "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo"! (João 1.29) Sim, Jesus é o "Antídoto" de Deus, capaz de erradicar o medo de nossos corações, pois trata sua causa, sua origem. Essa ação maravilhosa de Deus está baseada em pilares tremendamente sólidos: Seu amor por nós e Sua escolha. Ele nos ama, escolheu nos amar, nos escolheu!
Se o homem procurar entender esse amor, com sua mente finita e danificada pelo pecado, nada vai conseguir. Mas, quando simplesmente crê, entrega-se a quem o criou, formou desde o ventre materno e escolheu com amor - amor eterno - então começa a ver o grande inimigo, o medo, sendo desmascarado e vencido. Uma gostosa sensação de segurança vem substituir aquele sentimento de estar solto, em suspense. Uma doce esperança vem acalentar o coração, acalmando as "tempestades".
Sim, Alguém conhece a você e a mim, e muito bem! É Aquele que nos criou e sabe como "funcionamos". É o único que sabe fazer os reparos necessários. Ele sabe e pode fazer novas todas as coisas, até aquelas que você julga irremediavelmente perdidas.

- Miriã Almeida

1 comentários:

Ter o coração em Deus



Davi era conhecido como "o homem segundo o coração de Deus". Por quê? Porque o coração e a alegria dele estavam no Senhor em todas as fases da vida.
Nós achamos que nos conhecemos, que temos o coração em Deus, mas basta uma circunstância da vida mudar e descobrimos que não amávamos Deus tanto quanto pensávamos, que Ele não era tanto a nossa maior prioridade. Surge um jogo, um trabalho, amizades mais interessantes que nos fazem jogar Deus para segundo plano. Ninguém está livre disso. E, na verdade, não nos tornamos pessoas piores, mas é o nosso coração ruim que é revelado.
E não tem jeito, o coração só é revelado assim, quando as coisas ao nosso redor mudam. As nossas reações às mudanças denunciam o que há no coração
E Davi foi aprovado por todas as situações que passou: como filho mais novo e menos valorizado, como pastor, como um menino que derrotou um gigante, como servo do rei, como o novo rei ungido, como fugitivo e, por fim, como o novo rei, em todas essas fases da vida o socorro e a alegria dele eram o Senhor, estar na presença do Senhor
durante muito tempo eu achava que meu coração era bom e que eu tinha o desejo de servir e viver para Deus, até entrar na faculdade. Coloquei os estudos na frente de Deus. Mas o Senhor me deu graça e me ajudou a fazê-lo minha prioridade novamente.
Depois veio o trabalho. E mais uma vez passei a me esforçar muito por esse, viver para o trabalho, sonhar em crescer nele e esqueci os sonhos de Deus para mim. Mas o Senhor me deu graça e me ajudou, voltou a ser o centro das minhas atenções
por fim, meu contrato acabou. Estou em casa, "sem ter o que fazer". A princípio você pensa "uhuu! Tempo livre de sobra para descansar e me dedicar mais em Deus", até aparecer o primeiro jogo de celular ou PC e tomar metade do seu dia. Mas o Senhor está dando graça
Resumo: precisei aprender a colocar a Deus no centro como adolescente, estudante, trabalhador e agora no ócio. Eu não estava preparado para nenhuma dessas situações, mas elas revelaram meu coração e me fizeram crescer em Deus
Aproveite que você está em uma nova fase para conhecer seu coração e se dedicar e crescer mais em Deus. Lembre-se que santidade não é deixar de pecar, mas sim ser separado DO pecado e passar a viver PARA Deus. Tem o DO e o PARA. Só deixar de pecar, mas não passar a viver para Deus não é santidade.
O que você está disposto a renunciar para se aproximar mais de Deus? O Senhor nos chama a uma vida de sacrifícios. Pergunte a si mesmo e a Deus o que você deve fazer para estar mais com ele e com a igreja e o que você pode sacrificar para fazer com que isso aconteça (tempo, sono, lazer, internet, viagens etc).

Não existe fórmula, mas uma prática boa que encontrei para todas as situações foi acordar 1h mais cedo do que minha rotina normal para ler a bíblia e orar, independente da hora que fosse. Teve uma época que cheguei a acordar às 3:55 da manhã. Orar antes do "dia" começar ajuda a te deixar conectado com Deus e colocar os olhos em Jesus e na eternidade.
Que o Senhor te dê graça!

Autor: Anônimo (Irmão muito querido!)

Em cristo,
Felipe Wagner

2 comentários:

Você peca? Então confesse!


O título dessa postagem traz uma pergunta que facilmente pode ser respondida. Essa pergunta é Você peca? Você, eu e todos nós sabemos que a resposta é sim, pecamos. E, se, por acaso, tivéssemos dúvida disso, a própria bíblia nos afirma essa infeliz verdade. Em Romanos 3:23a lemos "Todos pecaram...". A palavra todos não deixa espaço para ninguém estar de fora. Ou seja, você e eu pecamos. O texto de 1º João 1:8-10 é ainda mais claro em relação a esse assunto.

Leia com atenção:

8. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 
- 1º João 1:8-10

Analisando cada versículo.

v.8 - Afirma, em outras palavras, que todos nós temos pecado e se dissermos que não temos, engamos somente a nós mesmos.
v.9 - Todos temos pecado e é confessando que nos livraremos dele, pois esse versículo fala que quando confessarmos seremos perdoados e purificados através de Jesus Cristo (aquele que é Fiel e Justo).
v.10 - Quando dizemos que não temos pecado, estamos pecando duas vezes, porque mentimos. Vale lembrar que quando ocultamos um pecado também estamos mentindo. Em Efésios 4:25 lemos "Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros". 

Lembremos que o pecado não deve mais fazer parte da nossa vida, ou seja, o pecado pode ser algo esporádico e não rotineiro. Em Romanos 6:2 lemos "... Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?", e em Romanos 6:12 lemos "... Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal". Ou seja, o pecado não deve DOMINAR as nossas vidas.

Apesar de termos a clareza de cometermos pecados, somos tendenciosos a ocultar/esconder nossos pecados. Mas, porque fazemos isso?

Escondemos os nossos pecados porque queremos manter a nossa imagem preservada.

Escondemos os nossos pecados porque temos "medo" da correção/disciplina.

Quando escondemos os nossos pecados por causa desses motivos, estamos levando em conta mais o homem do que a Deus. Ele sabe de tudo e está pronto para nos perdoar basta CONFESSARMOS a Ele e aos irmãos.

Concluindo: Precisamos entender que esconder pecados não é uma atitude sábia, pois quando o fazemos estamos pecando duas vezes, porque nos tornamos mentirosos, além de não termos esses pecados perdoados e purificados, pois só HÁ PERDÃO PARA PECADOS CONFESSADOS. 

- Jamille Dória.



0 comentários:

Amor e Graça


Texto de uma grande amiga que fala por mim e com certeza por todos que entenderam que é somente pelo Amor e pela Graça. 

Quando olho pra mim mesma com sinceridade reconheço que não passo de um confusão de paradoxos... Creio e duvido, tenho esperança e me desespero, amo e odeio, me sinto mal com bobeiras, sou inconstante, muitas vezes sou hipócrita, julgo, perco a paciência, confio e desconfio, sinto-me culpada por não me sentir culpada. Ajo com transparência e ainda assim embarco em dissimulações. 

Faço das palavras de Paulo, as minhas:

"Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.E, se faço o que não desejo, admito que a Lei é boa.Nesse caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer esse eu continuo fazendo.Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto de mim.No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus;mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado." (Rm 7:14-25)

Viver pela Graça implica reconhecer toda a história da minha vida. Implica em olhar pra mim e reconhecer que não passo de uma impostora. Só mostro ao público meu "melhor lado", o lado bonito e iluminado. Em um mundo onde todos estão expostos na vitrine, seja na virtual ou na social, as pessoas sentem a necessidade de falar e agir de acordo com o que esperam dela, e ate de acordo com o que ela mesma espera de si próprio. Tudo é vaidade.
Até mesmo reconhecer minha hipocrisia não passa de vaidade. 

Apenas quando admito meu "lado sombrio", quando admito o quanto sou uma impostora, quando admito que vez ou outra uso máscaras, até mesmo quando estou orando, muitas vezes falo o que devo falar e não o que meu coração falaria, apenas quando admito toda a mediocridade do meu ser é que consigo de fato aprender sobre a Graça e a grandeza de Deus. 

Ele é bom, e eu não sou.
Ainda que eu fale palavras de piedade, ainda que eu demonstre toda minha humildade e quebrantamento, ainda que eu leve uma vida de renúncia, ainda que eu pregue e viva o que eu prego, ainda que eu faça obras sociais e não arraste uma fé morta e inútil, ainda que eu esteja dia após dia sendo conformada a imagem de Cristo. Ainda assim eu sou má. 
Nada em mim me torna mais ou menos aceitável. 

Pq é unicamente pela Graça. 

Como dizia Thomas Merton: "Santo não é aquele que é bom, mas o que experimenta a bondade de Deus". 

Portanto prossigamos em amar e em conhecer o Senhor, Ele conhece nosso coração, sabe que é totalmente corrupto, Ele não tem expectativas a nosso respeito e sabe que nossa tentativa (inútil) de agrada-Lo é apenas reflexo de nossa limitação em entender tamanho Amor e Graça.

1 comentários:

Você tem inimigos? O que fazer com eles?



Tema: AMAR OS INIMIGOS

Texto: Mt 5.43-48

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:43-48

Introdução: vivemos num mundo cheio de ódio, de inveja, onde as pessoas fazem mal ao seu semelhante.

- Em meio a tanto ódio, aprendemos com o nosso Mestre Jesus Cristo como viver.

- A maneira do relacionamento do cristão deve ser como Jesus ensinou.

No N. T. há 1.050 mandamentos para serem obedecidos pelos cristãos.

Os romanos eram os inimigos de Israel: matança, escravidão, violência, etc...

I. A LEI NO ANTIGO TESTAMENTO. Mt 5.43

1. Amar os amigos.

2. Odiar os inimigos.

- não se relacionar com os estrangeiros

- para manifestar a justiça de Deus

II. A LEI NO REINO DE DEUS. Mt 5.44 (ver revista e corrigida)

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os quão vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vós perseguem."

1. Amar (agapao) os inimigos.

2. Abençoar àqueles que amaldiçoam.

3. Façam o bem àqueles que odeiam.

4. Orar por aqueles que perseguem.

III. A GRANDE DIFERENÇA. Mt 5.46,47

1. Cristão e o publicando. Mt 5.46

2. Cristão e o gentio. Mt 5. 47

Conclusão:

1. A grande recompensa - Mt 5.45

2. O grande desafio - Mt 5.48

3. A grande pergunta: COMO?

COMO...

1. Amar os inimigos?

2. Abençoar àqueles que amaldiçoam?

3. Fazer o bem àqueles que odeiam?

4. Orar por aqueles que perseguem?

COMO?

1. Perdoando o inimigo, em Cristo Jesus

2. Entregando o caso a Deus

3. Compreendendo o que ocorre com o ser humano


- Quico.

1 comentários:


Olá galera! Assistam este vídeo abaixo e comentem do que acharam dele. Nem vou falar sobre para não estragar...rs

Em Cristo,
Felipe Wagner

2 comentários:

Primeiro Mandamento com Promessa


A historia que vou contar é verídica, porém os nomes são fictícios.
Carlos e Lucia casados as 5 anos tiveram um filhos e lhe deram o nome de Roberto. Quando Roberto nasceu seus pais, Carlos e Lucia, ainda não eram convertidos, porem tiveram bastante alegria com o nascimento daquela criança. Quando Roberto fez 1 ou 2 anos seus pais se converteram e ele decidiu se batizar também, alegria enorme para a família e igreja. Mas depois de algum tempo Roberto começou a esfriar na fé, no seu relacionamento com Jesus, e os seus pais acompanhavam tudo de longe e achavam que aquilo era só uma fase e não teriam problemas mais sérios com seu filho. Roberto frequentava as reuniões da igreja, estava em quase todas, claro que levado pelos pais que ainda tinham um certo domínio sobre seu filho. Porém ficava completamente disperso nos encontros da igreja, olhava para os lados, nunca se concentrava nas palavras ou nos louvores, em nada que acontecia quando a igreja estava junta. Roberto começou a se envolver com amizades mundanas na escola, e assim tudo o que seus “amigos” lhe propunham ele fazia e se envolvia. Nessa altura o jovem, agora com 15 anos começou a mentir e enganar seus pais, dizia que ia para um lugar, mas na verdade estava em outro.  Começou a frequentar lugares onde com certeza um filho que teme a Deus não deveria estar.
Numa tarde de sexta-feira, Roberto disse a seus pais que iria ao Shopping, mas na verdade iria a uma festa de calouros de uma faculdade, onde rolariam shows, muita bebida, drogas entre outras coisas que acontecem nesses ambientes.  Às 20:00hs Carlos, o pai de Roberto faz a primeira ligação daquela noite triste e fatídica perguntando aonde o filho estava. Claro que o menino respondeu que estava no Shopping e daqui a pouco chegaria em casa. Às 23:00, uma nova ligação do seu pai, agora porém, a última vez em que Carlos falaria com seu filho. Perguntou, já preocupado com a hora, o que o menino estava fazendo na rua. O menino, muito preocupado e nervoso, porque não havia mais ônibus naquela hora, disse que já estava chegando. Ao desligar o celular começou a arquitetar como faria para chegar em casa, já que não havia mais ônibus naquela hora. Andando pela rua viu um reboque levando um ônibus. O carro parou e Roberto não hesitou, pulou no carro guincho. Infelizmente ele não se equilibrou e caiu, e o ônibus que ia sendo carregado passou por cima dele em alta velocidade, esmagando-o da cintura para baixo. Roberto morreu na hora.
Ao contar essa historia espero tocar na vida de alguns jovens que tem vivido como Roberto, enganando seus pais e a si mesmo, pois a Deus ninguém engana. A vida dupla é uma realidade vivida por muitos jovens. Honrar e obedecer aos pais é um mandamento com a promessa de que os  filhos que assim fizerem terão vida longa sobre a terra. A obediência aos pais traz bênçãos sobre os filhos além de respaldá-los como discípulos.
Por William Pires

1 comentários: